Levantem-se em prol de um novo avanço da sociedade

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 29/08/2020 14:10

ENCONTRO COM O MESTRE

Reprodução/Foto-RN176 Da direita para esquerda Sra. Kaneko Ikeda e Dr. Daisaku Ikeda ele  é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista  e atualmente é o Mestre e terceiro Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

A construção de uma sociedade harmoniosa e forte é um dos pontos primordiais da atuação dos membros da Soka Gakkai Internacional (SGI). No Encontro com o Mestre desta edição, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, reflete sobre a importância desse movimento e os benefícios gerados ao se conhecer profundamente a localidade em que vive.

  1. DAISAKU IKEDA

“Não há povo longe da terra, não há nada longe do povo” — bradou o pioneiro do movimento de Restauração Meiji, Yoshida Shoin (1830–1859). Ele possuía profundo interesse pela pesquisa regional e há 160 anos [completados em 2012] viajou para a região de Tohoku para aprimorar seus estudos. O pai da filosofia Soka, professor Tsunesaburo Makiguchi, mencionou essa frase de Yoshida no prólogo do livro Jinsei Chirigaku [Geografia da Vida Humana] de sua autoria.

Tudo começa no lugar onde você se encontra agora. Estudar sobre a localidade, fixar-se nela e criar amizade com os moradores — com uma ação constante e simples assim, cria-se o grandioso empreendimento capaz de transformar uma era.

Nichiren Daishonin, exilado na Ilha de Sado, escreveu: “Onde quer que habitemos e pratiquemos o veículo único, esse lugar será a Capital da Luz Eternamente Tranquila”.1 Nosso palco de luta não está em algum lugar distante. O local em que estamos é a “Terra da Luz Eternamente Tranquila” onde registraremos a história da vitória de mestre e discípulo e se tornará a “terra do buda”. (…)

Conquiste a confiança da localidade

Minha primeira visita à Ilha de Sado, na província de Niigata, foi em julho de 1958. Levei comigo a foto do meu venerado mestre, Josei Toda [segundo presidente da Soka Gakkai]. Sado é a terra onde Nichiren Daishonin lançou seu rugido de leão pela justiça.

Após o falecimento do meu venerado mestre, muitos na sociedade diziam que a Soka Gakkai se desintegraria. E mesmo em meio ao turbilhão de comentários maldosos, eu tinha forte convicção de que essa viagem a Sado seria o ponto de partida da grande expedição do kosen-rufu rumo ao novo avanço.

Não me esqueço até hoje do casal que me levou a conhecer Tsukahara e Ichinoya, lugares que têm forte ligação com Nichiren Daishonin. Imediatamente após o meu retorno a Tóquio, eu lhes escrevi uma carta de agradecimento, desejando que se tornassem um casal como Abutsu-bo e esposa ou Shijo Kingo e esposa e fossem um exemplo de fé para as pes­soas. Em resposta à minha expectativa, eles dedicaram a vida ao kosen-rufu de Sado.

No escrito Carta de Sado, Daishonin declara: “O ferro, quando aquecido e forjado, torna-se uma excelente espada. Os reverenciáveis e os veneráveis são testados com calúnias”.2

Seguindo fielmente esse espírito, sempre que se deparava com as paredes espessas antigas dos costumes e das tradições da localidade, o casal não recuava nem um passo sequer no diálogo. E, desejando somente a tranquilidade e o desenvolvimento da ilha, dialogava com sinceridade. Enquanto incentivava os companheiros, foi vencendo a doença e as dificuldades financeiras, tornando-se um casal exemplar, confiado e respeitado em sua localidade. (…)

Jamais subestime a força de uma pessoa

A comitiva do reitor da Universidade de Guelph, renomada instituição educacional canadense, com mais de cem anos de tradição, Dr. Alastair Summerlee, visitou a Universidade Soka e a Escola Soka no mês de setembro [2012].

“Mudar a vida do povo e elevar sua qualidade de vida” — esse é o lema da Universidade de Guelph. A instituição que forma pessoas de bons valores, verdadeiros seres humanos que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, foi homenageada como a universidade que mais pensa nos seus alunos em todo o mundo.

Summerlee comentou:

Ao pensarmos no grandioso avanço e desenvolvimento da humanidade, podemos afirmar categoricamente que não é a guerra que traz este resultado. O avanço e o desenvolvimento humano são o resultado da ação mútua entre as pessoas que possuem o sentimento de respeito e consideração.

Ao ser perguntado “Qual foi a sua maior alegria como edu­cador?”, Summerlee respondeu:

Foi o desenvolvimento de um aluno egocêntrico e introvertido no início, que se tornou um grande líder canadense ao participar com o reitor de atividades em prol da sociedade.

Summerlee menciona o que aprendeu com essa experiência: “Jamais subestime a força de uma pessoa que luta para resplandecer”. Além disso, enalteceu a importância de se esforçar para encontrar uma maneira de ajudar as pessoas a acender a chama da paixão em si mesmas. Todas possuem inerentemente a luz que ilumina a própria vida e faz reluzir seu coração. O diálogo de incentivo na vida cotidiana é que permite emitir essa luz inerente.

O Niágara, rei das cataratas, encontra-se no estado de Ontário onde se ergue imponentemente a Universidade de Guelph. Os companheiros da SGI de 192 países e territórios, incluindo o Canadá, dedicam-se com perseverança ao diá­logo de esperança e de coragem como ele — firme, destemido, alegre e imponente. E como representante de todos os senhores, recebi respeitosamente o título de doutor honorário dessa universidade.

Mestre e discípulo são unos. Portanto, as homenagens são coroas de sabedoria que serão transmitidas para toda a brilhante geração futura. (…)

O buda Nichiren Daishonin afirma: “Assim como plantas e árvores de todos os tipos brotam da terra, os vários ensinamentos do Buda são todos propagados pelas pessoas”.3

Fazendo do coração do Buda sua missão, levantem-se sós. O kosen-rufu da sua localidade começa exatamente nesse ponto. Por isso, eu lhes digo, como se estivessem na minha frente e apertando suas mãos: “Sejam corajosos empreendedores do kosen-rufu da localidade, plantando a semente da esperança, da amizade e da paz e fazendo florescer a exuberante flor da felicidade”.

Meu universo,

místico local de

missão neste mundo —

que haja infinito benefício

no coração e na terra.

Notas:

  1. CEND, v. I, p. 330.
  2. Ibidem, p. 320.
  3. Ibidem, p. 63.

Fonte:

Este conteúdo é composto por trechos do ensaio do presidente Daisaku Ikeda, publicado no jornal Seikyo Shimbun no dia 1º nov. 2012. O texto integral foi publicado no Brasil Seikyo, ed. 2.162, 12 jan. 2013.