Levar paz e felicidade para toda a humanidade

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 12/12/2020 11:18

ENCONTRO COM O MESTRE

Reprodução/Foto-RN176 Da direita para esquerda o quadro: Tsunessaburo Makiguti Educador Pedagogista e Criador da Teoria Pedagógica em “Teoria da Criação de Valor”, Mestre e o Pioneiro e Fundador da Soka Gakkai e o seu discipulo Josei Toda Mestre o Educador e Pacifista e o Segundo Presidente da Soka Gakkai – Editora Brasil Seikyo – BSGI

No ano em que se comemoram os noventa anos de fundação da Soka Gakkai, é cada vez mais evidente a importância da atuação dos membros da organização no desenvolvimento de uma sociedade mais humanística. No Encontro com o Mestre desta edição, citamos as palavras do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, sobre a atuação desses nobres heróis do kosen-rufu.

  1. DAISAKU IKEDA

Nesta época do ano [novembro], Vênus, a estrela da manhã, brilha radiantemente na parte leste do céu antes do alvorecer. Por vezes, faz companhia à Lua, permanecendo ao lado dela, enquanto ambas aguardam o nascer do sol.

Na assembleia do Sutra do Lótus, Vênus aparece como a divindade celestial Fragrância Intensa (divindade das estrelas), ao lado de Lua Rara (divindade da Lua) e de Fulgor Precioso (divindade do Sol) — todas chegam ao local com seu séquito para ouvir Shakyamuni pregar seus ensinamentos.1

Conhecidas conjuntamente co­mo as “três divindades celestiais filhos da luz”, com certeza estão irradiando seus compassivos raios de benefícios sobre nossos nobres “heróis sem coroa” que enfrentam silenciosamente o vento frio da manhã para entregar o jornal diário da Soka Gakkai, Seikyo Shimbun.

Cuidem-se para não pegar um resfriado!

Com profundo senso de gratidão pelos nossos entregadores do Seikyo Shimbun, vamos nos unir em oração pela saúde, segurança e longevidade deles e pela proteção e prosperidade de seus familiares.

Esperança é um tesouro precioso da vida. Coragem é uma força propulsora para a vitória.

Nichiren Daishonin nos ensina como extrair, com força, otimismo e sabedoria, a esperança e a coragem de que necessitamos para enfrentar os desafios da vida. Ele expressa:

A Lua também se torna mais brilhante quando o amanhecer se aproxima do que no início da noite. Além disso, ela é mais luminosa no outono e no inverno do que na primavera e no verão. De maneira semelhante, o Sutra do Lótus é ainda mais eficaz em proporcionar benefício aos seres vivos nos Últimos Dias da Lei do que durante os dois mil anos que compreenderam os Primeiros e Médios Dias da Lei.3

A Lua emite seu brilho mais intenso no horário de maior escuridão, pouco antes do alvorecer, e no céu frio e sem nuvens do outono e do inverno. Da mesma forma, os benefícios da Lei Mística resplandecem com máxima plenitude nos Últimos Dias da Lei, quando a escuridão do sofrimento humano atinge seu grau mais profundo, afirma Daishonin.

Enquanto a pandemia do novo coronavírus continua a se alastrar pelo Japão e pelo mundo e a incerteza envolve o futuro, os membros da nossa família Soka vêm recitando daimoku incansavelmente e encorajando os outros sem medir esforços. Eles transmitem a luz da esperança e da coragem a uma pessoa após a outra — aos amigos, aos membros e a todos à sua volta. Encaram o desafio e cumprem sua grandiosa missão, pondo em prática sabiamente os princípios do budismo na sociedade e na vida cotidiana.

No momento em que festejamos o 90º aniversário da Soka Gakkai, nossos admiráveis membros brilham mais que nunca como uma indispensável fonte de apoio e de segurança no seio da comunidade e da sociedade, estreitando maravilhosos laços de amizade e de confiança. Os esforços deles infalivelmente produzirão como fruto vasta e abundante boa sorte. O fundador e primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, e o segundo presidente, Josei Toda, com certeza estendem os mais altos louvores a todos.

 

Junto com os companheiros no mundo inteiro, celebremos nosso aniversário congratulando-nos e nos aplaudindo mutuamente pelo empenho colossal que empreendemos e pelas vitórias retumbantes que alcançamos, individual e coletivamente, com coragem, perseverança e determinação invencíveis!

Firmar um juramento

Dezoito de novembro assinala o dia em que Makiguchi sensei morreu na prisão (em 1944), sem jamais ceder à opressão das autoridades militaristas japonesas e mantendo a “devoção abnegada pela propagação da Lei Mística”.

Embora tenha sido detido e preso injustamente, Makiguchi sensei permaneceu inabalável em sua fé. Em uma das cartas enviadas à sua família, durante os dezesseis meses no cárcere, ele escreveu: “As adversidades que estamos vivenciando agora são pequenas e irrelevantes comparadas àquelas enfrentadas por Daishonin”.4 Em seu exemplar particular dos escritos de Nichiren Daishonin, Makiguchi sublinhou com traço duplo a passagem do escrito Abertura dos Olhos: “Farei aqui um grande juramento”,5 e escrevera “Grande Juramento” em letras vermelhas bem grandes na margem da página.

Nosso espírito de fundação reside em firmar um juramento. Não obstante quais fossem as circunstâncias, Makiguchi sensei jamais abandonou o juramento que fez ao fundar nossa organização — o juramento de levar a paz e a felicidade para toda a humanidade. Por mais furiosas que fossem as tempestades de adversidades que o assaltassem, ele continuou avançando de maneira intrépida e vigorosa, impelido por sua firme convicção de que não passavam de “poeira lançada ao vento”.6

Mahatma Gandhi (1869–1948), pai da independência indiana, foi encarcerado várias vezes no decorrer do movimento não violento de desobediência civil liderado por ele para libertar o povo indiano da opressão colonial. Ele foi preso pelo seu papel na famosa Marcha do Sal (Satyagraha) em 1930 — mesmo ano, aliás, em que a Soka Gakkai foi fundada.

Enquanto estava na prisão, Gandhi escreveu a um de seus seguidores sobre a importância de um juramento: “Um juramento significa determinação inabalável. (…) Rea­lizar a qualquer custo aquilo que deve ser feito constitui um juramento. Torna-se um baluarte de força”.7

Na Convenção Mundial dos Jovens (realizada no dia 27 de setembro deste ano), membros da Divisão dos Jovens (DJ) do mundo todo gravaram em seu coração o nobre juramento compartilhado pelos três presidentes fundadores, ao estabelecerem uma nova partida rumo ao centenário da Soka Gakkai (em 2030). Nada poderia me proporcionar maior alegria. Não há nada mais reconfortante.

Sempre que jovens bodisatvas da terra tomam a iniciativa com o juramento de que “Eu promoverei o avanço do kosen-rufu mundial!”, descortina-se um novo drama de revolução humana e transformação do carma.

Aos meus queridos jovens discípulos e sucessores, que assumem bravamente seus postos no palco de sua missão em meio a este momento difícil, gostaria de compartilhar com vocês as seguintes palavras de Toda sensei, que registrei na juventude: “Quanto maior o sofrimento, maior a alegria que se segue. Enfrente o sofrimento de cabeça erguida e recite Nam-myoho-renge-kyo. Nunca se esqueça do Gohonzon, seja em épocas de sofrimento ou de alegria”.

Notas:

  1. Cf. LSOC, cap. 1, p. 36.
  2. No Japão, a entrega do jornal Seikyo Shimbun já foi retomada.
  3. CEND, v. I, p. 96.
  4. Traduzido do japonês. MAKIGUCHI, Tsunesaburo. Makiguchi Tsunesaburo Zenshu (Obras Completas de Tsunesaburo Makiguchi). v. 10. Tóquio: Daisanbunmei-sha, 1987. p. 278.
  5. CEND. v. I, p. 293.
  6. Ibidem.
  7. GANDHI, Mohandas K. Vows and Observances [Juramentos e Observâncias]. STROHMEIER, John (ed.). Berkeley, California: Berkeley Hills Books, 1999. p. 148-149.

Fonte:

Conteúdo composto por trechos do ensaio “Irradie a Luz da Revolução Humana”, de autoria do Dr. Daisaku Ikeda, publicado no jornal Seikyo Shimbun, 16 nov. 2020.