ROTANEWS176 08/02/2025 11:20 NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Distrito Aeroporto expande laços com a sociedade no interior do estado fluminense.
Reprodução/Foto-RN176 Encontros dos integrantes da Juventude Soka local promovidos em 2024.
Conhecida como a capital da energia e do conhecimento, Macaé, RJ, abriga a sede do Distrito Aeroporto, organização de base da BSGI que se estende até Quissamã, rica em beleza natural, patrimônio histórico e com áreas de importância ecológica, como o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, o Parque Municipal Restinga do Barreto e o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade Nupem-UFRJ.
As duas cidades representam bem as características dos membros da região, cheios de disposição e sabedoria para criar estratégias e desenvolver a localidade, expandindo o humanismo nos locais em que atuam. Com iniciativas que impactam a sociedade e sob a liderança da Juventude Soka, os integrantes da organização local vêm se destacando e iniciaram o primeiro dos cinco anos rumo a 2030, com união e entusiasmo, para fortalecer e desenvolver a base para a vitória na Liga Monarca.
Protagonismo jovem
Reprodução/Foto-RN176 Julia Barbosa de Souza, responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) do Bloco Ajuda, Comunidade Aeroporto.
Após a histórica Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo de 2024, os jovens da localidade renovaram o juramento com o espírito de avanço, resultando em recentes nomeações de bloco e uma nova partida para o crescimento da localidade e o aprimoramento pessoal.
A fim de envolver mais os participantes, os novos líderes da divisão usam a criatividade e aproveitam os espaços abertos e a paisagem abundante em rios, lagoas e cachoeiras para promover encontros diferentes e convidativos. Além de atividades esportivas em espaços públicos, eles realizaram um luau na praia, ambos com a participação de membros e convidados, onde compartilharam aprendizados e incentivos sobre a prática.
Reprodução/Foto-RN176 Reunião de Palestra do distrito que contou com cerimônia de concessão de Gohonzon (dez. 2024)
Repleta de coragem, sabedoria e alegria, a Juventude Soka do distrito assumiu o protagonismo rumo ao centenário da SGI. “Neste novo ano, renovamos nossa decisão de avançar, fortalecendo a fé e expandindo a localidade com valorosos jovens! Com força e paixão, lutaremos eternamente com o Mestre” — é o que diz Julia Barbosa de Souza, responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) do Bloco Ajuda, Comunidade Aeroporto. Para isso, os jovens participam com muito entusiasmo das programações nas reuniões de palestra, nos estudos e na Academia Magia da Leitura, nos quais podem exercitar e aprimorar suas habilidades de escrita, leitura e comunicação com atividades e dinâmicas entre todas as divisões.
Referência pioneira
Com o desejo de expandir o humanismo Soka na comunidade, a convite da Câmara Municipal de Macaé, representantes da BSGI local participaram de uma audiência pública, realizada em junho de 2022, com o objetivo de criar um plano municipal de combate à intolerância religiosa e promoção da liberdade religiosa.
Na ocasião, os líderes presentes sugeriram a criação do Dia da Cultura de Paz, para a promoção de palestras, seminários e eventos com objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de construir uma sociedade de respeito, livre de discriminações de qualquer natureza. Para alegria de todos, a lei foi sancionada e, a partir de então, o Dia da Cultura de Paz é anualmente celebrado em 21 de setembro por todo o município de Macaé.
Esse marco enche o coração dos membros de alegria e de orgulho por contribuírem com ações práticas na comunidade ao compartilhar os ideais de Ikeda sensei e impulsionar a criação de uma sociedade humanística.
Criação de valor
Composto por duas comunidades, Aeroporto e Lagomar, que, juntas, abrangem mais de 52 quilômetros, o Distrito Aeroporto foi criado com muito esforço, determinação e desafio de cada membro para vencer a própria condição de vida. Como resultado de toda a luta, atualmente, a localidade possui seis blocos com líderes unidos e dedicados ao desenvolvimento da Juventude Soka e a semear a felicidade por meio do diálogo na sociedade, ampliando a expansão do shakubuku, como aconteceu na última reunião de palestra de 2024 com concessão de Gohonzon ao mais novo membro da BSGI.
Reprodução/Foto-RN176 Paisagem da Lagoa Imboassica, na cidade de Macaé, em foto tirada por Renan Monte de Oliveira, responsável pela DMJ do Distrito Aeroporto
Com esses princípios, deu-se início à segunda fase na competição da Liga Monarca. Para essa etapa, a liderança da base vem realizando encontros de estudo, nos quais os membros compartilham incentivos e aprendem juntos a direcionar a vida seguindo as orientações do presidente Ikeda.
Esses momentos também fortalecem os laços de coração a coração com o objetivo de criar um movimento ainda maior visando à felicidade de cada pessoa. “Em 2025, vamos focar na criação de valores, ou seja, mais um shakubuku, mais um assinante dos periódicos, mais um contribuinte do Kofu e mais um participante na reunião de palestra”, declara Pedro do Nascimento Costa, responsável pela Divisão Sênior (DS) do Distrito Aeroporto. Afinal, na competição humanística, quando um vence, a vitória é de todos.
No topo: Encontros dos integrantes da Juventude Soka local promovidos em 2024.
Fotos: Colaboração local
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO