Líderes da nova era

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  26/02/2022 07:46

ESPECIAL / REDAÇÃO

Divisão Sênior da BSGI completa quarenta anos e se fortalece rumo a 2030

Reprodução/Foto-RN176 Ilustração retrata o momento em que os participantes da Reunião de Fundação da Divisão Sênior da Soka Gakkai dão o brado da vitória em torno do presidente Ikeda (Tóquio, mar. 1966) Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editorial Brasil Seikyo – BSGI

O dia 5 de março é uma data bastante significativa para a Divisão Sênior (DS) da BSGI. Nessa ocasião, em 1982, foi fundada a DS do Brasil. A escolha da data foi inspirada na Soka Gakkai que, dezesseis anos antes, oficializava a existência da DS, pilar da luta na organização. No Japão, a cerimônia ocorreu às 17 horas, no auditório da sede central da Soka Gakkai, liderada pelo então presidente da Soka Gakkai e atual presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda. E marcava a abertura de uma renovada era, uma nova forma de atuar em prol do kosen-rufu, o movimento pela paz abraçado pela organização. Mas por que fundar a DS? Na obra Nova Revolução Humana, de autoria do presidente Ikeda, consta:
A fundação da Divisão Sênior foi decidida em virtude de sua importância para a nova fase do kosen-rufu e para o futuro da Soka Gakkai. Até então, essa divisão não havia sido oficializada pelo fato de estar sempre apoiando a Divisão Feminina e a Divisão dos Jovens. Entretanto, essa divisão deveria ser instituída oficialmente para atuar na linha de frente das atividades ao lado das outras divisões com o objetivo de estreitar os laços de confiança da Soka Gakkai com a sociedade.1

Ao mesmo tempo em que enfrenta os desafios da vida diária, vivenciando as mais diversas experiências, o integrante da DS se reformu­la e se reinventa para continuar a acompanhar o desenvolvimento de uma organização cada vez mais dinâmica. O presidente Ikeda tem grande expectativa também na DS. Ele confia no potencial de cada membro e em sua postura equilibrada, não ficando preso somente às suas experiências, mas também se abre para a energia e criatividade dos jovens. Aprofundando um pouco mais sobre o perfil do componente da DS, Ikeda sensei registrou:
Os integrantes da Divisão Sênior devem ser pessoas de grande paixão, coragem, vitalidade e ação. Se um sênior se levantar, os demais manifestam a chama da coragem. A responsabilidade e a força da Divisão Sênior são realmente grandiosas. A atuação da Divisão Sênior é muito importante e seu potencial é imensurável.2

DS da nova era

Ao completar quarenta anos de fundação, a DS encontra um contexto social bastante diverso. Além das evoluções tecnológicas e a agilidade como o mundo se reconfigura socialmente, e das diversas outras questões, enfrenta ainda uma realidade moldada pelos efeitos de uma pandemia. Sem dúvida, esse cenário exige muito de qualquer ser humano. A questão não é que se devem tornar super-heróis para vencer essa realidade, mas, sim, estar sempre preparados para ela. Como se preparar? Com base na prática da fé.

Outra questão fundamental é fazer uma franca reflexão e perceber quanto se está na órbita do Mestre, compreendendo e seguindo seus direcionamentos. Enfim, se realmente está correspondendo às expectativas de Ikeda sensei, tanto sobre a sua atuação como verdadeiro pilar de ouro do kosen-rufu quanto como cidadão. Esse questionamento é profundo. Justamente por isso, Brasil Seikyo perguntou a Fábio Oda, coordenador da DS da BSGI: “Qual o perfil do membro da DS da BSGI nesta nova era, nesta nova realidade social?”.

Antes de responder, Oda ressaltou que um dos maiores desafios para a atual geração de membros da DS é se adequar, compreender e lidar com essa nova cultura que vem se estabelecendo de alguns anos para cá. “Muitos elementos da sociedade atual não fizeram parte da nossa ‘formação’; dessa forma, torna-se um desafio se remodelar, reinventar-se. Recentemente, o presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, incentivou sobre alguns pontos relacionados a esse desafio.3 Dois deles são: a importância de sermos audaciosos em nossa mudança; e compreen­der, de maneira eficaz, as transformações da sociedade”, declara Oda. Sobre o perfil do integrante da DS da atualidade, Fábio Oda respondeu: “Dentro da DS, almejamos desenvolver uma geração de pessoas com base em quatro pontos a fim de que juntos possamos contribuir para o avanço do kosen-rufu e para o crescimento dos jovens”. Os aspectos a que Fábio Oda se refere foram extraídos do livro Pilares de Ouro Soka,4 uma compilação de orientações do presidente Ikeda para a Divisão Sênior. São eles:

Convicção no Gohonzon, no ensinamento budista e no Mestre.

Compaixão. Ser aquela pessoa que se levanta para apoiar e incentivar o outro.

Comprovação na própria vida das “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai”.

Confiança conquistada como consequência de todos esses atributos pela postura e pelo caráter.

E quais as perspectivas da DS para a atuação dos membros neste “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”? A resposta é que, inspirados no exemplo do presidente Ikeda, devemos resgatar e aplicar na vida o sentimento e a coragem em relação ao desenvolvimento e à felicidade do povo brasileiro, ponto fundamental no plano de atividades da divisão para 2022. Fábio Oda ressalta: “Esse sentimento e essa coragem foram expressos pelo Mestre, na década de 1960, quando ele veio ao Brasil, mesmo não estando com boas condições de saúde. Diante de uma solicitação de cancelamento da visita por parte da comitiva, Ikeda sensei bradou: ‘Contudo, eu irei’5”. Fábio revela que na expressão “Contudo, eu irei” existe a decisão do presiden­te Ikeda de cumprir o juramento feito ao seu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda. “Mesmo arriscando a vida, decidiu vir ao Brasil, pois aqui plantaria as sementes fundamentais que germinariam como uma frondosa floresta de desenvolvimento e de pes­soas valorosas, o que se comprovou, com seu apoio, todos esses anos.”

Um grande rei

Como homem,

haja o que houver,

jamais fugirei e cumprirei minha responsabilidade.

Quando se reúne

essa coragem,

surge a

verdadeira capacidade.

Nós, da Divisão Sênior, tornando-nos

a pedra fundamental, a parede e o pilar, devemos construir o castelo de valores humanos eternamente indestrutível

e transferi-lo confiando

aos jovens.

Por mais que a época seja turbulenta, solenemente,

devemos assumir a liderança

rumo à vitória.6

Reprodução/Foto-RN176 Presidente Ikeda (à dir.) brada pela vitória junto com líderes da Divisão Sênior (Tóquio, jan. 2007) Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editorial Brasil Seikyo – BSGI

Esse é um trecho do poema Divisão Sênior, Levante-se com a Personalidade do Monarca, composto pelo presidente Ikeda. Nele, o Mestre revela aspectos a ser desenvolvidos pelos membros como coragem e responsabilidade no cumprimento de seus objetivos, essencialmente para o desenvolvimento dos jovens e na luta pelo kosen-rufu.

Corresponder aos direcionamentos como os destacados pelo Mestre, é comprovar a veracidade do budismo de “oração e ação” e polir-se como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento social. Para os praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin e membros da SGI, coragem é essencial para enfrentar as questões do dia a dia e ela precisa ser acompanhada de sabedoria. Aquele que consegue unir esses dois aspectos e pô-los em prática pelo bem comum comprova a denominação de “pilar de ouro”, ou seja, aquele que protege, desenvolve e abre todos os caminhos em prol do kosen-rufu.

Reprodução/Foto-RN176 Integrantes da DS da BSGI em atividade no Centro Cultural Campestre (Itapevi, SP, 26 ago. 2018) – Editora Brasil Seikyo – BSGI

No topo: Ilustração retrata o momento em que os participantes da Reunião de Fundação da Divisão Sênior da Soka Gakkai dão o brado da vitória em torno do presidente Ikeda (Tóquio, mar. 1966)

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 10, p. 249, 2019.
  2. Ibidem, p. 257.
  3. Brasil Seikyo, eds. 2.597 e 2.598, 3 fev. 2022.
  4. IKEDA, Daisaku. Pilares de Ouro Soka. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019.
  5. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 216, 2019.
  6. Brasil Seikyo, ed. 2.554, 4 mar. 2021.