ROTANEWS176 18/01/2025 12:10 NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Distrito Marco acumula vitórias e expande os ideais do Mestre na sociedade
Reprodução/Foto-RN176 Vista aérea da cidade de Belém, no Pará – Foto: Getty Images
Ao fim do primeiro turno da Liga Monarca em dezembro último, o Distrito Marco, em Belém, PA, alcançou a vitória nas três modalidades: Kofu, periódicos e shakubuku, ultrapassando as metas estabelecidas. Esse resultado só foi possível graças ao empenho do dream team (“time dos sonhos”) composto pelas divisões que atuaram em luta conjunta.
Liga Monarca rumo ao segundo turno
No último semestre de 2024, a organização de base reestruturou sua liderança, a qual participa ativamente de treinamentos para construir as jogadas dessa competição humanística como um único time. Além de fortalecer e expandir a base, aproveitou todas as oportunidades que surgiram. A transmissão da Reunião Nacional de Líderes, em novembro, inclusive, foi uma ocasião favorável para a concessão de Gohonzon a Aline Costa Teixeira (veja foto ao lado), nova integrante das rainhas da felicidade.
Unidos em um só coração, traçando planos e com objetivos claros, os líderes do distrito estão empenhados em concretizar uma luta de vitórias, protagonizada pela Juventude Soka, rumo ao segundo turno da Liga Monarca. “Nossa decisão é apoiar incondicionalmente esse poderoso alçar voo dos jovens do Distrito Marco, construindo uma nova época de conquistas e de vitórias”, é o que diz Marcelo Silva, recém-nomeado responsável pelo distrito.
Centroavante do humanismo
Liderando a propagação do humanismo Soka na região e assumindo sua missão na comunidade, os integrantes da Divisão dos Jovens realizam atividades presenciais em pontos turísticos que fazem parte de toda a extensão do distrito, como o Parque Estadual do Utinga, uma Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral, que tem como objetivo preservar a fauna, a flora e os mananciais da cidade.
Reprodução/Foto-RN176 Atividade da Juventude Soka do Distrito Marco no Parque Estadual do Utinga, em Belém
O parque e o Bosque Rodrigues Alves, um jardim zoológico e botânico, têm juntos uma rica biodiversidade que inclui espécies de plantas nativas da Amazônia, como a andiroba, a samaúma, a castanheira e uma área com mais de 15 hectares, mais de 10 mil árvores e de trezentas espécies.
Assim, a Juventude Soka promove dinâmicos encontros da família monarca para expandir os ideais de Ikeda sensei na sociedade e lapidar o desenvolvimento de cada membro. “Os jovens do Distrito Marco vencerão em todos os aspectos da vida, concretizando sem falta a nossa visão de um maravilhoso ano de luta pelo kosen-rufu”, diz Tacio Daito Pereira Kikuchi, vice-responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) do distrito.
Marco na história da Liga
A sede do Distrito Marco fica no bairro de mesmo nome da conhecida Cidade das Mangueiras, em Belém, PA. Antes, o bairro chamava-se Marco da Légua por ter sido o local com a Primeira Légua Patrimonial da cidade, em 1620, expressando bem a disposição de protagonista dos membros na história da região.
Atualmente, a localidade se estende por mais três bairros: Pedreira, Souza e Curió-Utinga. Dessa forma, a luta da Liga Monarca é realizada, ao todo, em seis comunidades: Marco, Ceasa, Souza, Vileta, Duque de Caxias e Tucuruí.
Dentre elas, a Comunidade Tucuruí, localizada a 400 km de distância da capital, além de ter completado 22 anos de fundação em dezembro, constitui um bloco da BSGI, localizado em uma comunidade indígena, o Bloco Assurini do Trocará, fundado em 2019, na reserva indígena do povo Assurini, a sudeste do Pará. A localidade foi fundada inicialmente com quinze famílias; e, desse total, catorze são da etnia Assurini.
Desde 2009, o contato com os moradores da reserva foi feito por Rosirene Monteiro, responsável pela Divisão Feminina (DF) do bloco. “Explicávamos aos jovens e a seus pais o que é a Soka Gakkai e o Budismo de Nichiren Daishonin. A ideia é criar relações de amizade entre esses povos, a organização e os ideais de Ikeda sensei”, relata.
Assim, em uma rede uníssona entre líderes e membros, os componentes do distrito se desafiam na propagação dos ideais do humanismo Soka na sociedade, registrando cada marco de vitórias, como bem sugere seu nome.
Reprodução/Foto-RN176 Foto Colaboração lacal
Todos são campeões
Com a determinação de ser os precursores de uma nova era, os companheiros do Distrito Marco iniciam o ano 2025 com o entusiasmo de ser vitoriosos nas competições da Liga Monarca, na qual o prêmio é expandir a felicidade para todas as pessoas e incentivá-las a vencer seus desafios, como diz Fabio Kiyoshi Watanabe, responsável pela DMJ do distrito: “Seguiremos comprometidos em apoiar os companheiros no que for necessário, caminhando juntos rumo a novos horizontes. Com determinação, gratidão ao Mestre e fé, faremos deste ano um marco de realizações em nossa vida e na localidade”.
No topo: Vista aérea da cidade de Belém, no Pará. Foto: Getty Images
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO