Lírio da esperança

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 06/06/2020 07:20

EDITORIAL

“A semente e a raiz de uma simples flor contêm a força para criar um imenso jardim de flores.”1 Foi Ikeda sensei quem fez essa afirmação referindo-se às circunstâncias e à motivação do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, para fundar a Divisão Feminina (DF). Em 1951, a sociedade japonesa vivia uma época confusa e de muita tristeza, marcada pelo pós-guerra. As mulheres eram as que mais sofriam com o caos da sociedade e, por essa razão, Toda sensei decidiu estabelecer a divisão, em junho daquele ano. Leia matéria especial nesta edição.

O presidente Josei Toda acreditava na força das mulheres e, por isso, como Ikeda sensei descreve, ele “plantou um pé de lírio-branco no solo árido e ressequido do pós-guerra. Dessa flor surgiu a Divisão Feminina, a maior instituição de mulheres no mundo atual”.2

Toda sensei adorava lírio-branco, que se tornou símbolo da DF. Muitas alegorias foram criadas em torno dessa flor ao longo da história, e uma delas é a de que ela representa a “esperança”. Na Roma antiga, por exemplo, a imagem do lírio aparece gravada em muitas moedas com a frase “a esperança do povo romano”.

Verdadeiramente, a semente dessa flor plantada pelo presidente Josei Toda e cultivada todos os dias por Ikeda sensei se transformou num belo jardim de mulheres decididamente comprometidas com a paz e a felicidade do mundo. E quem bravamente cultivou a terra para o desenvolvimento do jardim Soka foi o primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi. Hoje, 6 de junho, marca a data de seu nascimento.

Ainda que o solo da sua vida esteja “árido e ressequido”, desejamos que este BS seja a semente da esperança que, com o cultivo, você faça germinar um imenso jardim de felicidade.

Ótima leitura!

 

Notas:

  1. BS, ed. 1.766, 9 out. 2004, p. A2.
  2. Ibidem.