ROTANEWS176 E POR AIRWAY 29/10/2022 15:10 Por Ricardo Meier
Aeronaves serão utilizadas a partir do hub de Munique, mas transportadora deve ampliar frota do jato da Airbus
Reprodução/Foto-RN176 A380 da Lufthansa (Airbus). O A380 tem o seu Comprimento: 73 m, Peso: 276.800 kg, Autonomia de voo: 15.400 km, Velocidade, máxima: 1.099 km/h, Voo inaugural: 6 de novembro de 2018, Tipos de motor: Engine Alliance GP7200, Rolls-Royce Trent 900. O A380 (3-A380) acomoda mais de 515 em três classes de serviço passageiros, tem 24 m de altura, 72 m de comprimento e 79 m de envergadura (de ponta a ponta das asas). A aeronave custa US$ 428 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão)
A Lufthansa colocará três de seus A380 armazenados de volta ao serviço em 2023. Os jatos de dois andares da Airbus passarão a voar em junho a partir do hub de Munique.
Os planos da transportadora alemã, no entanto, são de ampliar a frota do maior avião de passageiros do mundo. De acordo com Carsten Spohr, CEO da Lufthansa, a reativação é apenas o começo do plano, que deverá ser expandido no ano que vem.
A Lufthansa chegou a ter 14 A380 em sua frota, mas seis deles foram vendidos de volta para a Airbus. Os demais foram armazenados à espera de uma decisão sobre seu destino.
Até o ano passado, a companhia aérea alemã descartava retornar os aviões gigantes à sua frota, mas tudo mudou em 2022 quando a demanda por voos de longa duração cresceu de forma dramática.
Reprodução/Foto-RN176 Um dos A380 da Lufthansa que estão armazenados em Teruel (Teruel Airport). O A380 tem o seu Comprimento: 73 m, Peso: 276.800 kg, Autonomia de voo: 15.400 km, Velocidade, máxima: 1.099 km/h, Voo inaugural: 6 de novembro de 2018, Tipos de motor: Engine Alliance GP7200, Rolls-Royce Trent 900. O A380 (3-A380) acomoda mais de 515 em três classes de serviço passageiros, tem 24 m de altura, 72 m de comprimento e 79 m de envergadura (de ponta a ponta das asas). A aeronave custa US$ 428 milhões (aproximadamente R$ 1,6 bilhão)
Meses atrás, Spohr reviu suas previsões e admitiu que o A380 voltaria a ser utilizado. Além disso, o atraso na entrega de aeronaves novas, sobretudo dos Boeing 777-9, motivou a Lufthansa a repensar o uso do quadrimotor de alta capacidade, a despeito do custo operacional elevado.
Além do 777-9, a Lufthansa espera receber mais jatos 787 Dreamliner e Airbus A350 nos próximos anos, a fim de reduzir custos e também emissões de poluentes.