Macaco come restos de comidas de turistas e chega a pesar 26 quilos

ROTANEWS176  E CANAL DO PET 23/05/2017 15:37

Até refrigerante ele ingeria, mas o peso deveria estar em torno de nove quilos

SUDESTE ASIÁTICO

Assim como no caso dos humanos, não é difícil os animais ficarem acima do peso e atingirem a obesidade. Isso pode acontecer com cachorros, gatos, mas também ocorreu com um macaco, na Tailândia. Uncle Fat foi encontrado e resgatado por alguns oficiais em Bangkok, depois de verem algumas fotos do bichinho circulando nas redes sociais durante o último mês.

1

Reprodução/Foto-RN176 Esse macaco obeso tem de adotar uma dieta restritiva – Reprodução/ Redes Sociais

macaco é considerado obeso e teve de entrar em uma dieta restritiva. Mas por quê será que ele atingiu os 26 quilos, tão acima do peso adequado? Na Tailândia, esses animais costumam circular livremente por áreas urbanas, o que atrai turistas. O que acontece é que muitos visitantes ofereciam comida a Uncle Fat – ou então o macaco ingeria os restos de refrigerantes e de outros alimentos.

Isso causou tanto problema à saúde do macaco que agora sua alimentação é composta apenas por proteínas, frutas e vegetais. Normalmente, animais da espécie de Uncle Fat pesam nove quilos – já ele pesava, em torno de, três vezes mais.

1

Reprodução/Foto-RN176 Confira o estado do macaco de tanto comer resto de comidas dos turistas na Tailândia

Kacha Phukem, oficial que conduziu a captura do macaco, disse à AP que foi desafiador pegá-lo. “Ele era o líder de seu bando e, quando tentei entrar, tive que lutar com eles com paus”, contou.

Os subordinados de Uncle Fat levavam comida para ele, que dividia com os mais novos. A veterinária que cuida do macaco, Supakarn Kaewchot, contou que ele se encontra em uma condição crítica e tem alto risco de desenvolver problemas no coração e diabetes.

A esperança da veterinária é de que em alguns meses o macaco possa voltar a viver na selva. Mas ressalta a importância do emagrecimento para esse processo.