PANDEMIA DO COVID – 19
ROTANEWS176 E POR GOOUTSIDE 05/03/2021 17:15
Vários grandes macacos do zoológico de San Diego receberam uma vacina experimental contra Covid-19 projetada para animais após um surto da doença entre gorilas no local.
Quatro orangotangos e cinco bonobos, cada um, receberam duas doses de um imunizante feito pela Zoetis, uma empresa farmacêutica veterinária.
Oito gorilas do zoológico foram os primeiros grandes macacos do mundo a testar positivo para Covid-19 em janeiro e estão se recuperando.
Leia Mais:
Afinal, animais de estimação transmitem covid-19?
Estas são as espécies animais que podem ser mais vulneráveis à infecção por Covid-19
Conservacionistas estão preocupados com a ameaça do Covid-19 aos grandes macacos. Pois os gorilas são uma das populações listadas como criticamente ameaçadas de extinção na Lista Vermelha da IUCN .
As infecções por Covid-19 foram confirmadas em vários animais em todo o mundo, desde cães e gatos a furões e visons. No entanto, os casos são geralmente muito raros.
A Zoetis começou a desenvolver uma vacina Covid-19 para cães e gatos em fevereiro do ano passado, depois que um cão testou positivo para o vírus em Hong Kong. A vacina foi considerada segura e eficaz em cães e gatos em outubro do ano passado.
A empresa está desenvolvendo uma vacina para animais que estimula a imunidade contra o coronavírus ao fornecer uma parte da proteína de superfície que o vírus usa para se agarrar e infectar as células. Essa é a mesma técnica que a Novavax está usando em uma vacina humana contra a Covid-19 que pode ser liberada para uso nos EUA nos próximos meses.
Até fevereiro deste ano, a vacina não havia sido testada em nenhum outro animal.
“Em minha carreira, não tive acesso a uma vacina experimental tão cedo no processo e não tive um desejo tão irresistível de querer usar uma”, disse Nadine Lamberski, chefe de conservação da San Diego Zoo Wildlife Alliance, à National Geographic.
Nadine disse que os macacos que receberam a vacina não sofreram nenhuma reação adversa e logo serão testados para anticorpos para determinar se as vacinas foram um sucesso.