Mães, sóis da felicidade

ROTANEWS176 01/06/2024 07:45                                                                                                                                NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Cerimônia em homenagem às mães é realizada no Palácio Memorial

 

Reprodução/Foto-RN176 presidente da BSGI, Miguel Shiratori, incentiva participantes da cerimönia

Mães são fortes. As mães são grandiosas. O kosen-rufu existe porque as mães existem. Oh, mães, brilhem como o sol da felicidade!1

O trecho acima encontra-se no romance Nova Revolução Humana, escrito pelo Dr. Daisaku Ikeda. Nele, Ikeda sensei expressa profunda gratidão e reconhecimento às mães da Soka Gakkai.

Em consonância com esse sentimento do Mestre, foi realizada uma cerimônia em memória das mães que dedicaram esforços em prol do kosen-rufu, no Palácio Memorial da Paz Eterna, no Centro Cultural Campestre, em Itapevi, SP, no dia 12 de maio. A sessão solene também pres­tigiou as mães que seguem percorrendo a jorna­da de sua revolução humana, transmitindo sabedoria, bondade e amor a todos com quem se encontram.

Os participantes, tanto aqueles presentes no Centro Cultural Campestre quanto os que acompanharam a transmissão pela internet, apreciaram a apresentação do grupo de cordas da Camerata Ikeda, da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI), que executaram duas canções.

Além disso, ouviram incentivos de Selma Inoguti, coordenadora da Divisão Feminina (DF) da BSGI, e de Miguel Shiratori, presidente da organização.

Em suas palavras, Selma Inoguti demonstrou solidariedade aos membros do Rio Grande do Sul por esse momento que estão vivendo. Em seguida, ela relembrou o episódio narrado no capítulo “Ode às Mães”, no qual Ikeda sensei descreve o momento do falecimento de sua mãe:

Tenho certeza de que Daishonin a receberá de forma calorosa e a elogiará sinceramente. Continuarei a saldar minha dívida de gratidão com você, e com todas as nobres mães do mundo, dedicando toda a minha vida ao kosen-rufu. Muito obrigado, Mãe!2

Ao finalizar, Selma ressaltou: “Mãe é mãe e é um laço para as três existências. O maior desejo de uma mãe é que seus filhos sejam felizes. Independentemente se for mãe solo ou mãe de pet, manifestemos nossa profunda gratidão e coloquemos como um eterno juramento em nossa vida de ‘Conte comigo. Vou viver essa existência da melhor forma em sua homenagem’”.

Miguel Shiratori, presidente da BSGI, iniciou seus incentivos dizendo que, na cerimônia, estenderam as orações aos companheiros, vítimas da fatalidade ocorrida no Rio Grande do Sul, para a mais breve superação desse momento dramático que estão vivenciando. Em suas palavras, ele destacou a importância da prática do budismo: “Como membros da SGI, um grande movimento de pessoas dedicadas à paz, estamos nos esforçando continuamente para transformar o destino de toda a humanidade, no nível mais profundo, de uma vida de tristeza e tragédia para uma vida de ilimitada alegria”. Shiratori compartilhou também um incentivo de Ikeda sensei, no qual ele frisa:

Os laços de vida a vida cultivados na presente existência não são cortados ou extintos com a morte. Embora sejam invisíveis como as ondas de rádio, esses laços duram eternamente. Com esta profunda convicção, embora a tristeza da perda persista, não haverá sensação de solidão.3

No topo: presidente da BSGI, Miguel Shiratori, incentiva participantes da cerimönia

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Contínua Felicidade. Nova Revolução Humana. v. 29. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2020.
  2. Idem. Ode às Mães. Nova Revolução Humana. v. 24. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022.
  3. Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.425, 30 jun. 2018, p. E1-E3.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO