ROTANEWS176 22/05/2025 17:03 Por Alan CardosoFernanda Palhares
Companhia diz que pouso ocorreu “sem intercorrências”, mas não detalhou qual foi a falha.
Reprodução/Foto-RN176 Airbus A380 da Emirates; modelo é o maior avião de passageiros do mundo • Gabriel Alencar/Aviação Guarulhos JPD
Um Airbus A380 da Emirates que iria de São Paulo a Dubai precisou retornar ao aeroporto de Guarulhos na madrugada desta quinta-feira (22) após voar por quase duas horas após apresentar falha técnica.
A aeronave decolou por volta de 1h40 (horário de Brasília). De acordo com o site de monitoramento Flightradar24, o avião voou por cerca de 15 minutos até chegar à região do litoral norte de São Paulo, onde começou a dar voltas.
Veja a trajetória do voo:
Reprodução/Foto-RN176Trajetória do avião que precisou retornar a Guarulhos • Reprodução/Flightradar24
O jato quadrimotor ficou dando voltas pela região por quase uma hora, quando iniciou trajetória de retorno ao aeroporto de Guarulhos. O avião pousou na Grande São Paulo por volta das 3h23.
O canal Aviação Guarulhos JPD registrou o momento em que a aeronave pousou. No vídeo, é possível ver que equipes de resgate estavam na pista para caso o pouso fosse malsucedido. Veja abaixo:
Em nota à CNN, a Emirates informou que o voo EK262 “precisou retornar a São Paulo pouco após a decolagem, devido a uma falha técnica”. A empresa, no entanto, não detalhou qual foi a pane.
“O voo aterrissou sem intercorrências e passageiros e tripulação desembarcaram com segurança. Os passageiros afetados foram acomodados em hotel”, diz a companhia. Os passageiros serão reacomodados em um voo programado para sexta-feira (23).
A concessionária GRU Airport não deu detalhes sobre o caso.
Como é o avião
O Airbus A380 tem dois andares e é, atualmente, o maior avião de passageiros do mundo. O jato tem 73 metros de comprimento e 80 metros de envergadura, podendo levar até 850 passageiros, dependendo da configuração de cabine utilizada pela empresa aérea.
O modelo que precisou retornar a Guarulhos foi fabricado há cerca de 5 anos e meio
FONTE: CNN BRASIL