Maioria dos eleitores prevê vitória de Bolsonaro, diz Ibope

ELEIÇÃO 2018

Para 38% dos entrevistados na pesquisa, candidato do PSL será eleito no pleito deste ano; cenário exclui ex-presidente Lula

ROTANEWS176 E POR EQUIPE PORTAL 06/09/2018 16h12

Apesquisa do Ibope para candidatos a presidente, divulgada nesta quarta-feira (6), trouxe outros números além das intenções de voto dos eleitores. O instituto também perguntou quem os entrevistados acreditam que será eleito, independentemente de rejeição ou aprovação. Para 38%, o novo presidente a partir de 1º de janeiro de 2019 será Jair Bolsonaro, do PSL.

SAIBA MAIS

Eleições 2018: Lula líder entre jovens, Bolsonaro à frente no Centro-Oeste e Norte e outros 9 destaques das pesquisas eleitorais

Bolsonaro lidera disputa com 22% das intenções de voto em cenário sem Lula, indica pesquisa

Mesmo em 1º no Ibope, Bolsonaro diz que “esperava mais”

Bolsonaro tem maior rejeição entre os candidatos, diz Ibope

Bolsonaro diz que pode ‘roubar’ votos de Lula

Reprodução/Foto-RN176 Bolsonaro lidera pesquisas de intenção de voto sem ex-presidente Lula Foto: Walterson Rosa/FRAMEPHOTO / Estadão Conteúdo

Em seguida, aparecem Geraldo Alckmin (PSDB), com 10%, e Fernando Haddad (PT) – atual vice da chapa de Lula e provável substituto do ex-presidente na corrida eleitoral -, com 9%. Para 8% dos entrevistados, Ciro Gomes (PDT) será o próximo presidente. Outros 7% acreditam que Marina Silva (Rede) é a favorita. Depois deles, Alvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) aparecem com 1%.

Assim como na pesquisa principal de intenção de votos, o levantamento excluiu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Ibope retirou Lula da pesquisa depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou sua candidatura no último sábado (1º). O ex-presidente está recorrendo da decisão no Superior Tribunal Federal (STF).

Na pesquisa anterior, realizada no dia 20 de agosto, tendo Lula como opção, o ex-presidente era o mais cotado a vencer as eleições. Na época, 30% dos eleitores entrevistados acreditavam que Lula voltaria ao Planalto.

Neste levantamento, Bolsonaro aparecia na cola do ex-presidente, com 27%. Alckmin (6%), Ciro Gomes (3%) e Marina (2%) tinham bem menos chances de vitória de acordo com os entrevistados.