Mais de 80% das mulheres na menopausa relatam falta de libido

ROTANEWS176 E POR DELAS 18/09/2022 06:00                                                                                                      Por Deborah Bresser

Dados são de pesquisa realizada por uma femtech feminina, que também constata altos índices de insônia e a ansiedade no período

 

 

Reprodução/Foto-RN176 A menopausa é um momento de transformação na vida da mulher – Pasja1000 / Pixabay

É, amiga, você não está sozinha. A queda de libido é um dos principais sintomas da menopausa relatados na pesquisa realizada pela femtech Plenapausa, entre ago/21 e ago/22, com mais de 3700 mulheres, com idade média de 49 anos. Elas também relataram dificuldade para dormir ou sono que não recupera, má qualidade do sono (83%), cansaço ou pouca energia (89%), depressão e/ou ansiedade (82%),  alteração de humor – Instabilidade emocional (88%) e dores nas articulações/dores musculares (80%).

A falta de informação faz com que muitas mulheres se sintam solitárias e achem que esses problemas só acontecem com elas. “Estamos há muito pouco tempo falando abertamente sobre a menopausa, trazendo para as conversas temas do feminino. Tudo passa pela falta de informação, é importante começar a discutir, dizer que é uma fase, que faz parte da vida da mulher”, diz Márcia Cunha que é psicanalista e também CEO da femtech Plenapausa.

A empresa começou como projeto de medicina integrativa até se firmar como uma femtech focada no feminino, especificamente na menopausa. O primeiro pilar é a informação. São promovidas mensalmente as Prosas e Pausas, rodas de conversa online com a participação da médica ginecologista Natacha Machado. Há uma avaliação online gratuita , por meio da qual a mulher fica sabendo em qual fase ela está e o nível de sintoma. Mais de 60% não sabem que aquilo é menopausa.

Outro dado surpreendente da pesquisa é que 52% das mulheres não fazem nenhum tipo de tratamento; 17% usam fitoterápicos e 26% suplementos e vitaminas.  “A menopausa é um tabu pois vem sempre atrelado ao fim, é preciso ressignificar isso. A longevidade é uma coisa recente também. Os 50 não são os novos 30, são os novos 50!”, diz a médica.

Segundo ela, as mulheres preciamm saber o que é a menopausa, quais os sinomas e ter acesso ao tratamento. “O sofrimento não é obrigatório, você merece ser tratada”, alerta. Mas não existe pílula mágica. É possível ter bem-estar, mas a mulher tem de cuidar de si nesse momento, mudar a alimentação, fazer exercícios físicos e saber que não está louca. “Menopausa é atitute, motivação”, ensina Machado.

Menopausa passa ou não? Nos 5 primeiros anos da menopausa há uma intensidade dos sintomas, que vão diminuindo aos poucos. Na prática, qualquer mulher que teve o impacto de sintomas, tem dificuldade de ser ela mesma. Em alguns casos, os sintomas não aliviam, mas a vida continua.