ROTANEWS176 POR OH 12/08/2020 12:00
Reprfodução/Foto-RN176 Fenômeno que ocorreu na China.
O céu noturno sobre Matsu e Jinmen, na China, surpreendeu os habitantes locais, muitas pessoas fotografaram o céu e as nuvens, onde luzes misteriosas brilhavam intensamente.
Nas redes sociais chinesas e taiwanesas, este evento tornou-se tão “viral” que as autoridades tiveram até que divulgar uma reportagem em que, no que se refere aos meteorologistas, este fenômeno se explica pelo efeito de “pilares de luz”.
É verdade que os meteorologistas não se preocuparam em esclarecer como esse fenômeno apareceu nas regiões subtropicais. De fato, existe esse fenômeno, mas esses “pilares” parecem uma faixa luminosa vertical e, o mais importante, esse efeito óptico ocorre em temperaturas abaixo de zero.
Reprfodução/Foto-RN176 É assim que o fenômeno de ‘pilares de luz’ se parece.
Jinmenquandao são ilhas na parte ocidental do Estreito de Taiwan, governadas pela República da China. Geograficamente localizado próximo à costa da província de Fujian, na República Popular da China, a leste da cidade de Xiamen e ao sul da cidade de Quanzhou na província de Fujian, China.
Reprfodução/Foto-RN176 Fenômeno que ocorreu na China
Esse fenômeno foi observado às 1h15 de 9 de agosto de 2020. No céu noturno de Dongju, no condado de Lianjiang, uma nuvem fina flutuou e pelo menos 12 a 21 pontos luminosos apareceram nela.
(Fonte)
O que ocorreu na China no dia 9 de agosto e também nas Filipinas em julho passado, se parecem um pouco diferentes dos pilares reportados nas regiões mais gélidas do planeta, como pôde ser visto nas fotos comparativas do artigo. Mesmo assim, essas luzes podem ter sido parte do mesmo fenômeno natural, que agora “decidiu” se manifestar com mais frequência e em regiões mais quentes.
Lembrando que, novamente na China, em 25 de julho, luzes similares também foram fotografados no céu exatamente acima da cidade de Shenzhen.
Também deve ser realçado o fato de que logo abaixo desses pilares de luz no céu há luzes fortes na cidade, que podem estar refletindo em camadas de cristal de gelo na atmosfera acima.
A pergunta que fica é, por que isto está ocorrendo só no oriente nesta época do ano? Será que houve alguma alteração na atmosfera por lá, devido à poluição do ar ou algo assim?