Mais próximo está nosso coração

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  04/05/2022 17:36                                                                        REDAÇÃO EDITORIAL DO JBS

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do BS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

Como é bom estar de volta! Depois de uma longa viagem, estar nas suas mãos me faz sentir aquela alegria gostosa de chegar a casa.

Há exatamente cem edições, eu, jornal Brasil Seikyo, em razão da pandemia do coronavírus, deixei de ser impresso, e passei a ser disponibilizado apenas na versão on-line, no aplicativo BS+ e, mais recentemente, no site da Editora Brasil Seikyo.

Desfrutei uma a uma as cem edições como se estivesse percorrendo o mundo. Houve descobertas, frio na barriga, muitas expectativas e até perrengues. E o que me manteve seguro e animado nessa jornada era saber que você estava lá — “por mais distante que estejamos, nunca estamos separados, mais próximo está nosso coração”.1

Agora que cheguei a casa, à sua casa, é como se ouvisse você exclamar: “Seja bem-vindo de volta!”; “Que bom que chegou!”. E eu lhe digo: “Também senti sua falta. Fico feliz em encontrá-lo novamente”.

Vejo que você voltou diferente dessa viagem, mais forte e com aprendizados na bagagem. Eu também me transformei. Agora dentro de sua residência, vou lhe falar da minha casa: confesso que aproveitei para fazer algumas reformas.

A primeira delas é que se assinar a minha versão física, chegarei até você a cada quinze dias, mais recheado, com 28 páginas.

As suas seções favoritas continuam por aqui. No Encontro com o Mestre, você sempre terá um texto de Ikeda sensei, seja uma mensagem, um artigo recente, seja uma republicação cuidadosamente selecionada para o momento atual. A seção Relato continua a trazer histórias de vitórias conquistadas com base na prática budista.

Agora, se você quer saber o que as organizações estão fazendo e pegar algumas dicas de boas práticas para aplicar na sua comunidade, não deixe de dar sempre uma olhada nas Notícias. Essa editoria apresentará as estratégias e a originalidade para difundir o kosen-rufu no local em que você está. Outro destaque dessa nova fase é um conteúdo dedicado ao público infantojuvenil e aos líderes da Divisão dos Estudantes. Explico: desde novembro do ano passado, a RDez migrou 100% para o digital, mas, como eu sei que podem ter pessoas que preferem o formato físico, reservei um espaço especial em minhas páginas para esse público. Esta edição especial, oferecida pela BSGI, vai lhe contar tudo isso com detalhes!

Sempre que precisar, venha aqui, bata à minha porta. Nosso compromisso é levar a você conteúdos selecionados repletos de incentivo — a partir de agora, duas vezes por mês. E isso não ocorreria sem os esforços da pessoa que me trouxe até você, leitor, a quem agradeço especialmente. Estou falando do verdadeiro Mensageiro da Esperança, que faz parte da família Seikyo, fonte luminosa de coragem.

Com a carta do Mestre em mãos, “[lance-se] à missão do diálogo” e inicie a jornada pelo grande caminho do kosen-rufu que conduzirá os povos do mundo à terra do buda de paz e felicidade, como Ikeda sensei incentiva em sua mensagem que consta nesta edição. Ele afirma:
“A missão dos bodisatvas da terra é o diálogo” — exatamente de acordo com esse rugido do leão do meu mestre, gostaria que criassem ainda mais o valor da “dignidade da vida”, plantando as sementes do buda para todo o futuro, e lançando-se à missão do diálogo com a vida pulsante dos emergidos da terra. (…) No Sutra do Lótus consta: “Para que, juntos, todos cheguem ao local onde os tesouros os aguardam”.2 Junto com Nichiren Daishonin e com a Lei Mística, fazendo dos budas e das divindades de todo o universo nossos aliados, vamos, mais que nunca, decidir mutuamente a jornada do grande caminho da ampla propagação que conduz os povos do planeta ao lugar do tesouro, de paz e de felicidade, ou seja, a terra do buda, com unicidade de mestre e discípulo e união de “diferentes em corpo, unos em mente”.3


Ótima leitura!

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.331, 16 jul. 2016, p. A3.
  2. The Lotus Sutra and Its Opening and Closing Sutras[Sutra do Lótus e seus Capítulos de Abertura e Conclusão]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 180.
  3. Brasil Seikyo, ed. 2.609, 3 maio 2022, p. A4.