“Manifestar livremente a força latente”

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/02/2023 07:35                                                                        DA REDAÇÃO EDITORIAL DO JBS  

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do JBS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

O ano era 1951. Daisaku Ikeda acompanhou Josei Toda até a residência dele e foi convidado a entrar, mesmo já tarde da noite. Recitaram gongyo juntos.

Os dias anteriores tinham sido muito turbulentos. Josei Toda havia anunciado para os membros a sua renúncia como diretor-geral da Soka Gakkai. Ele enfrentava um drama pessoal: tinha acabado de encerrar as atividades da sua cooperativa de créditos. Embora fosse algo estritamente relacionado à sua atividade profissional, Josei Toda temia que as críticas da sociedade pela credibilidade que sua empresa estava prestes a perder respingassem na Soka Gakkai. Para evitar isso, apesar de manter a prática da fé e a determinação de dar a vida pelo empreendimento do kosen-rufu, decidiu sair da linha de frente da organização.

Ao chegar a casa, a esposa de Josei Toda estava aflita com toda essa situação. Afinal, ele tinha 50 anos e enfrentava mais um tropeço em seus negócios. Por sua vez, Josei Toda, com sorriso, pediu que ela não ficasse apreensiva com coisas que a preocupação não resolve e chamou o jovem Ikeda para jogar uma partida de shogi (xadrez japonês).

Vendo a tranquilidade de Josei Toda, e a alegria ao colocar as peças no tabuleiro como se fosse uma criança, Daisaku Ikeda pensou:

Com a cooperativa falida e tendo renunciado ao cargo de diretor-geral da Soka Gakkai, o mestre está compenetrado no tabuleiro de shogi. Vendo esse aspecto, parece que toda a situação difícil não passa de uma mentira, ou de um simples pesadelo. Talvez esse seja o aspecto inato do mestre. Minhas atuais atividades diárias, de sofrimentos e de dificuldades, devem ser apenas um aspecto provisório. De toda forma, não devo perder meu aspecto inato em qualquer circunstância.1

Nessa situação tão trivial, jogando xadrez com seu mestre, Ikeda sensei fez essa profunda reflexão. Josei Toda não se deixou abalar pelo tamanho de suas dificuldades, mantendo sempre a sua natureza de pessoa feliz.

Na recente mensagem dedicada por Ikeda sensei ao Brasil, publicada nesta edição, ele afirma:

Meu venerado mestre, Josei Toda, disse: “A prática da fé significa dar o melhor de si em cada situa­ção. Isso expandirá amplamen­te a condição de vida e abrirá de forma majestosa a vitória do kosen-rufu e da vida”.2

Ikeda sensei, então, nos solicita: “Por favor, coroem com vitória este glorioso ano do triunfo, sempre com harmonia e alegria”.3

Nesta primeira edição do mês que marca o aniversário natalício de Josei Toda, Brasil Seikyo traz a segunda parte do caderno comemorativo dos trinta anos da quarta visita de Ikeda sensei ao Brasil. Foi nessa viagem que o Mestreneste dia 11 de fevereiro há trinta anos, concluiu o pós-escrito da Revolução Humana, obra em que consta esse episódio e outros que revelam aspectos da unicidade de mestre e discípulo em situações cotidianas.

Desejamos que aprecie cada matéria com o espírito de encontrar seu aspecto inato de bodisatva da terra, para trilhar os passos que Ikeda sensei nos incita em sua mensagem:

Mais que nunca, vamos manifestar livremente a força latente dessa vida dos “emergidos da terra” e expandir o diálogo de coragem e de esperança aos amigos que aguardam ansiosos para formar conosco um vínculo com o budismo.4

Ótima leitura!

Reprodução/Foto-RN176 Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, joga xadrez japonês (1956)

Notas:

  1. Este episódio consta no romance Revolução Humana, v. 4, que será publicado em março pela Editora Brasil Seikyo [veja quadro abaixo].
  2. Brasil Seikyo, ed. 2.628, 11 fev. 2023, p. 11.
  3. Ibidem.
  4. Ibidem.

Leia mais

Para garantir o seu exemplar do volume 4 do romance Revolução Humana, a ser lançado em março, acesse www.cile.com.br e faça a sua assinatura de um dos planos até 28/02/2023. Se preferir, assine um dos pacotes do CILE Digital em www.ciledigital.com.br , e tenha o seu acesso digital da obra.