ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 19/02/2022 8:30
EDITORIAL DO BS
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do BS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Han Ho era de família muito humilde. A mãe, viúva, enquanto vendia bolinhos de arroz para sustentar a família, incentivava o filho ainda pequeno a aprender caligrafia. Ele, por sua vez, se dedicava usando cada pedacinho de folha disponível e, quando não tinha mais, escrevia nas folhas das árvores ou até no chão.
Com muita sabedoria, a mãe o enviou a um templo para receber educação formal em caligrafia. E recomendou que ele se esforçasse e ficasse lá por dez anos. Mas o jovem sentiu a falta de casa e em pouco tempo retornou. Tentou convencer sua mãe de que já tinha aprendido o suficiente.
Então, ela propôs que fizessem uma experiência. Eles apagariam a lamparina e, no escuro, Han deveria escrever suas caligrafias enquanto ela cortava seus bolinhos de arroz, assim testariam suas reais habilidades.
Quando acenderam as luzes, Han franziu a testa ao se deparar com seus ideogramas tremidos e desproporcionais. Já os bolinhos de sua mãe tinham a mesma perfeição em tamanho e forma de quando ela os cortava com as luzes acesas.
Com o rigoroso e caloroso ensinamento de sua mãe no coração, Han Ho voltou ao treinamento, e seu empenho sincero ao longo dos anos fez com que ele se tornasse um dos mais famosos calígrafos, reconhecido na Coreia e na China.
Ikeda sensei conta essa história e conclui:
Os esforços dele em corresponder à mãe o ajudaram a elaborar firmes pinceladas, que foram descritas como “poderosas como as garras de um leão na rocha” e “vigorosas como um cavalo galopante”. O forte laço que compartilhava com a mãe possibilitou-lhe atingir esse patamar, e dessa forma ele foi capaz de saldar as dívidas de gratidão que tinha com ela.1
Ikeda sensei também, graças ao treinamento que recebeu do seu mestre, Josei Toda, e o sincero sentimento de corresponder a ele, extraiu seu máximo potencial. Ele descreveu sua trajetória quase como um diário. Nesta edição, Hiromasa Ikeda, vice-presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), expõe a conclusão da obra Nova Revolução Humana depois de 25 dedicados anos.
Com essa história sobre a sabedoria da mãe de Han Ho e com esse Especial, Brasil Seikyo homenageia a Sra. Kaneko, esposa de presidente Ikeda, que completa 90 anos no dia 27 de fevereiro. Esperamos que sejam fontes de inspiração para que você, leitor, também manifeste o seu melhor.
Ótima leitura!
Nota: 1. RDez, ed. 211, 6 jul. 2019, p. 6-10.