Manifestar uma energia contagiante

ROTANEWS176 22/02/2025 11:15                                                                                                                            EDITORIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS 

Reprodução/Foto-RN176 Banner azul com a palavra “Editorial” escrita no meio, em branco

O conceito budista “diferentes em corpo, unos em mente” é um dos princípios fundamentais do budismo. Em uma de suas reflexões sobre o tema, Ikeda sensei destacou a importância da “união de ‘diferentes em corpo, unos em mente’” não apenas para a felicidade individual, mas também para o equilíbrio da paz mundial, especialmente em tempos tão desafiadores enfrentados pela humanidade:

Uma organização unida na fé baseada no espírito de “diferentes em corpo, unos em mente” é completamente necessária para que cada pessoa estabeleça firmemente sua prática budista e possibilite ampla expansão do drama da transformação do destino e da revolução humana no mundo e no futuro. Quando nos unimos com o mesmo espírito do nosso mestre — como discípulos que partilham o coração dele — e nos empenhamos com nossos companheiros em harmonia de “diferentes em corpo, unos em mente”, a herança da Lei fundamental da vida é transmitida a todas as pessoas. É por essa razão que o grande desejo do kosen-rufu só pode ser alcançado pela combinação de esforços práticos baseados no espírito de unicidade de mestre e discípulo e uma organização unida cujos membros se empenham.1

Mas qual seria o ponto ativo para alcançar a união? O presidente Ikeda diz que “Embora pareça contraditório, a união está em cada pessoa se levantar sozinha”.Foi essa determinação de levantar-se só, mesmo com a saúde frágil, que o presidente Ikeda estabeleceu um torrente de paz ao semear o budismo pelo mundo. Com seu desbravar, dezenas de milhares de pessoas tiveram contato com os ensinamentos de Nichiren Daishonin, iniciaram a prática budista e transformaram o sofrimento em existência de fortaleza interior.

O exemplo do Mestre nos ensina que o verdadeiro significado de “diferentes em corpo, unos em mente” reside no despertar de um único indivíduo, movido pelo sincero desejo de contribuir para o avanço das pessoas ao seu redor, ao mesmo tempo em que edifica também a própria felicidade. Como resultado, a energia vigorosa gerada por ela contagia as demais pessoas, suscitando uma corrente de paz. Como Ikeda sensei afirma: “O ímpeto para a vitória sempre começa com um único indivíduo comprometido, uma única pessoa que se empenha para a causa com abnegada dedicação. Essa é uma regra eterna”.3 Leia Conheça o Budismo da edição para entender mais sobre o conceito budista de “diferentes em corpo, unos em mente” nas p. 16-17.

Esperamos que o conteúdo destas páginas possa incentivá-lo a manifestar uma energia vigorosa e contagiante, capaz de transformar qualquer adversidade.

Excelente leitura!

Notas:

  1. Terceira Civilização, ed. 584, abr. 2017, p. 46.
  2. Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.373, 27 maio 2017, p. B3.
  3. Brasil Seikyo, ed. 1.730, 10 jan. 2004, p. A3.

 FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO