ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 15/05/2021 06:17
ESPECIAL/REDAÇÃO
As propostas de paz, de autoria do Dr. Daisaku Ikeda, atestam que é possível conduzir a humanidade por um caminho de solidariedade e de respeito mútuo
Reprodução/Foto-RN176 Revista de ilustração “Terceira Civilização” da Editora Brasil Seikyo – BSGI
Ao observar a comunidade global, poderíamos dizer que o desarmamento é um assunto específico do século 21? Por mais próximo que o tema esteja da nossa realidade atual, ele vem sendo debatido pelo Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), há quase quarenta anos. Nova Proposta para a Paz e Desarmamento é o título da primeira Proposta de Paz escrita por esse filósofo, pacifista e poeta laureado que vem se dedicando incansavelmente para enaltecer a dignidade da vida humana. Desde 1983, ele reflete sobre as questões sociais de cada época e apresenta sugestões de ações possíveis que, postas em prática, podem impactar positivamente o mundo. Neste mês, foi publicada oficialmente em português a Proposta de Paz de 2021, com o título Criação de Valor em Tempos de Crise.
As propostas de paz são profundas pesquisas realizadas pelo Dr. Ikeda, nas quais ele oferece soluções para os principais dilemas globais, a partir de sua visão pautada no conceito de dignidade da vida humana exposto no Budismo de Nichiren Daishonin. Cruzando dados, resultados de pesquisas e relacionando-os com obras literárias e fatos biográficos de personalidades renomadas, o Dr. Ikeda redige o documento que, todos os anos, no dia 26 de janeiro, é enviado à Organização das Nações Unidas (ONU), marcando o aniversário da fundação da SGI. Esse impressionante estudo realizado pelo presidente Ikeda é um mergulho no cerne da sociedade global que, além de servir de apoio para a ONU, pode ser considerado um registro histórico construído ano a ano, e uma verdadeira contribuição à humanidade. São como mapas que mostram à sociedade o caminho para alcançar a paz duradoura.
Motivação
No outono japonês, em 8 de setembro de 1957, sete meses antes de sua morte, Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, proferiu sua Declaração pela Abolição das Armas Nucleares. O Estádio Mitsuzawa, em Yokohama (Japão), estava lotado e foi completamente tomado pela força e pela paixão das palavras de Toda sensei. A explanação sobre a crueldade das armas nucleares tocou fundo no coração do jovem Daisaku Ikeda, seu discípulo direto. Num artigo publicado em 2017, celebrando os sessenta anos da declaração de Josei Toda, o presidente Ikeda registrou o desejo do seu mestre de que o povo, em especial os jovens, se erguesse para livrar a sociedade das garras da maldade:
Era seu desejo que despertassem uma base de ativismo popular para proteger o direito da humanidade de viver e criar uma solidariedade de cidadãos do mundo por meio da força e da paixão dos jovens. Esse desejo se tornou o eterno ponto de partida do movimento de paz da Soka Gakkai e da SGI.2
A partir daquele episódio, Ikeda sensei recebeu uma série de orientações do seu mestre sobre como deveria agir e para que suas ações servissem também como empoderamento de todas as pessoas comuns. O presidente Ikeda continua:
Desde aquele dia, com a instrução do meu mestre em mente em todos os momentos, participei de diálogos com líderes e pensadores de vários países, incluindo Estados que possuíam armas nucleares. Além disso, em minhas propostas de paz anuais e por outras vias, ofereci sugestões concretas para abrir o caminho para a proibição e abolição das armas nucleares — sempre com as palavras e ensinamentos de Toda sensei reverberando forte e profundamente no meu coração.3
Amigos do mundo
Por toda a BSGI, a cada ano, são realizadas inúmeras atividades que têm como base a Proposta de Paz, a fim de inteirar os membros sobre o conteúdo do documento e de promover amplamente as reflexões do presidente Ikeda sobre o momento atual. Vários núcleos trazem o conteúdo em suas reuniões possibilitando que o máximo de pessoas não apenas leia, mas compreenda profundamente os pensamentos do Mestre. Destaca-se entre esses núcleos a Divisão dos Universitários (DUni), que desenvolve um importante papel nesse sentido.
Desde 2006, os membros da DUni se empenham não somente no estudo, mas também na divulgação da Proposta de Paz na sociedade, em especial no meio acadêmico. Foram muitas as oportunidades criadas pelos esforços desses jovens para apresentar esse documento além das atividades da organização. Exemplo disso ocorreu no ano de 2008, quando a DUni do Distrito Federal (CRE Oeste, CGRE), recebeu o convite da Secretaria de Juventude do Governo do Distrito Federal para participar da 1ª Conferência Distrital da Juventude. No encontro, uma prévia para a Conferência Nacional da Juventude, representantes da divisão proferiram algumas palavras, tendo como base a Proposta de Paz daquele ano, para cerca de quinhentas pessoas. Foi naquela mesma ocasião que a secretaria concedeu o título de “Amigo do Mundo” a Ikeda sensei. O que move os integrantes da Divisão dos Universitários como os membros dos demais núcleos a realizar tais ações é o profundo comprometimento com o objetivo do presidente Ikeda de construir uma sociedade global mais harmoniosa a cada dia.
As propostas de paz do presidente Ikeda se tornaram uma das principais fontes de estudo da DUni em diversas localidades da BSGI. Comprometidos, esses jovens se dedicam para popularizar o conteúdo e os diálogos sobre Ikeda sensei dentro da organização. “Boa parte dos esforços da Divisão dos Universitários, atualmente, tem sido no sentido de aproximar cada vez mais os membros desse material, seja por meio de lives, explanações nas atividades ou mesmo de estudos em grupos menores”, declara Fernando Mendonça, coordenador da DUni da BSGI. A respeito dos planos para este ano, o líder revela que o planejamento sobre a utilização da Proposta de Paz de 2021, Criação de Valor em Tempos de Crise, pela DUni, segue a todo vapor e em conjunto principalmente com a Divisão dos Jovens (DJ). Uma grande conquista é que o mês de setembro foi definido na programação da BSGI como o momento em que toda a organização se dedicará a estudar e a apresentar a Proposta de Paz.
Pessoas valorosas
A Proposta de Paz de 2021 foi aguardada com muita expectativa, pois todos ansiavam conhecer as observações e proposições do Dr. Daisaku Ikeda para a atual situação que a humanidade atravessa. Considerando o cenário complexo da sociedade, ocasionado pela pandemia da Covid-19, Ikeda sensei reflete sobre o estabelecimento da paz na sociedade global e o desenvolvimento de pessoas valorosas no século 21.
O Mestre trata gradativamente em seu texto sobre a necessidade de valorizar todas as pessoas, englobando aquelas com dificuldade de acesso aos ambientes digitais e também se referindo aos cuidados a se tomar para que a contaminação pelo coronavírus seja evitada (higiene e distanciamento físico). Destaca, ainda, a urgência de uma atuação conjunta entre órgãos mundiais para superar a atual crise, além da educação e da conscientização sobre a dignidade da vida no combate à difusão de falsas notícias — especialmente sobre o coronavírus. Nessa mesma proposta, inclusive, o presidente Ikeda defende que se estabeleçam diretrizes internacionais contra a Covid-19, tendo a ONU e os jovens como protagonistas. Retoma a necessidade de se colocar em vigor o Tratado de Proibição de Armas Nucleares e aponta possíveis caminhos para a reconstrução da economia global e da vida das pessoas afetadas pela pandemia.
O resultado da Proposta de Paz de 2021, Criação de Valor em Tempos de Crise, é realmente surpreendente e tocante, se partirmos do princípio de que essa análise foi desenvolvida com base em pesquisas e estudos, mas que também se fundamenta numa filosofia de profunda dignidade que supera os limites da religião e se expande no âmago da vida diária do ser humano e dos demais seres vivos do planeta. No entanto, é necessário que não fiquemos presos a mero encantamento após ler o texto ou ao orgulho por esse conteúdo ter sido redigido pelo nosso mestre, presidente Ikeda. É preciso identificar em nossa realidade como agir e o que fazer para que essa proposta faça sentido em nossa vida. É essencial colaborarmos para que ela não seja vista somente como um belo texto, mas sim absorvida como um documento que demonstra ser possível conduzir a humanidade por um caminho de paz e de respeito mútuo.
Notas:
- Terceira Civilização, ed. 621, maio 2020. p. 61.
- Brasil Seikyo, ed. 2.392, 21 out. 2017.
- Ibidem.
A Proposta de Paz de 2021, Criação de Valor em Tempos de Crise, de autoria do Dr. Daisaku Ikeda, já está disponível na íntegra na revista Terceira Civilização, ed. 633, maio 2021. Para acessar o conteúdo completo, clique no link https://app.brasilseikyo.com.br/tc/edicoes/633