ROTANEWS176 05/10/2023 03:51
Relatório secreto do Reino Unido sobre o incidente foi obtido e divulgado pela imprensa britânica.
Reprodução/Rotanews176 O submarino nuclear Longa Marcha 11 da Marinha Chinesa participa de um desfile naval na cidade portuária oriental de Qingdao – 23 de abril de 2019 Foto: Reuters/Jason Lee
Um relatório secreto do Reino Unido apontou que 55 marinheiros chineses morreram dentro de um submarino nuclear em agosto após a embarcação ficar presa em uma armadilha no Mar Amarelo. O documento foi obtido pelo jornal Daily Mail e as informações foram divulgadas na terça-feira, 3.
Segundo o relatório, os marinheiros morreram após uma falha catastrófica nos sistemas de oxigênio do submarino que envenenou a tripulação.
“Relatórios de inteligência informam que em 21 de agosto houve um acidente a bordo enquanto [o submarino] realizava uma missão no Mar Amarelo”, diz o documento. Acredita-se que o naufrágio tenha ocorrido nas águas da província chinesa de Shandong.
“O incidente ocorreu às 8h12 local, resultando na morte de 55 membros da tripulação: 22 oficiais, sete cadetes, nove suboficiais e 17 marinheiros. Entre os mortos está o capitão Coronel Xue Yong-Peng. Compreendemos que a morte foi causada por hipóxia [ausência de oxigênio para as células do corpo] devido a uma falha no sistema no submarino”, indica ainda o relatório.
Conforme o jornal, o submarino teria atingido um “obstáculo de corrente e âncora usado pela Marinha chinesa” para prender embarcações dos Estados Unidos e aliados.
Pequim teria se recusado a pedir ajuda internacional para o submarino. A China, no entanto, negou que o incidente tenha ocorrido.
FONTE: TERRA