Mensagem para um amigo

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  26/06/2021 09:35

INCENTIVO DO LIDER

 

Estimado amigo,

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Fiquei sabendo de sua internação causada pela Covid-19. Essa notícia me deixou muito apreensivo, pois sei quão devastadora essa doença pode ser e quanto sofrimento a pandemia está causando no planeta.

Meu primeiro sentimento e minha reação foram de enviar daimoku para sua breve recuperação. Imagino que você esteja sentindo a energia das orações dos nossos companheiros e que isso lhe dê forças e aumente seu desejo de voltar quanto antes para a luta! As últimas atualizações do seu quadro clínico me tranquilizaram; felizmente, sua recuperação está avançando.

Nesse momento de enfrentar o carma da doença, vamos relembrar os trechos das escrituras do buda Nichiren Daishonin, que fazem muito sentido. No escrito Resposta a Kyo’o, encontramos a seguinte declaração: “O Nam-myoho-renge-kyo é como o rugido de um leão. Que doença pode, portanto, ser um obstáculo?”.1 Em A Felicidade neste Mundo, consta: “Sofra o que tiver de sofrer, desfrute o que existe para ser desfrutado. Considere tanto o sofrimento quanto a alegria como fatos da vida e continue recitando Nam-myoho-renge-kyo, independentemente do que aconteça. Que outro significado isso poderia ter senão a alegria ilimitada da Lei? Fortaleça o poder de sua fé mais do que nunca”.2

Então, amigo, sem dúvida, vamos vencer!

Pouco tempo atrás, você me ligou manifestando tristeza e incompreensão em decorrência do falecimento de um de nossos companheiros. Estou refletindo sobre essas perdas de amigos e familiares e o sofrimento causado. Tenho a convicção de que todos cumpriram a missão e, mais que isso, estão nos ensinando como viver nobremente esta existência. Podemos concluir que doaram a vida para que possamos fortalecer nossa fé sobre as questões fundamentais da vida e da morte. Cabe-nos, agora, dignificar a amizade, o amor e a gratidão, e seguir avante.

Nas recentes orientações, o presidente Ikeda tem nos direcionado para a época conclusiva rumo a 2030, centenário da Soka Gakkai, reafirmando a nossa união, elevada consciência e as ações humanísticas como base para a transformação social que tanto desejamos.

Nosso castelo de valores humanos Soka é unido pelos laços de respeito mútuo que refletem perfeitamente os ditos de Daishonin — Devem respeitar uns aos outros [como se fossem o Buda]. Além disso, é definido pela incomparável unidade dentro da diversidade baseada na grande sabedoria da igualdade.3

A década entre o 90º e o 100º aniversário de fundação da Soka Gakkai é o período decisivo, de vitória ou de derrota, para se concretizar finalmente a transformação do destino da humanidade, mudando toda a espécie de “grande mal” em “grande bem”, e estabelecendo a comprovação crescente da vitória da revolução humana de cada pessoa.4

Quando iluminamos o caminho para os outros e enchemos nossa comunidade de luz, clareamos o nosso próprio caminho; quando encorajamos e revitalizamos os outros, nós também somos encorajados, inspirados e revigorados.5

Querido amigo, vamos, juntos, avançar rapidamente em nossa revolução humana, para que possamos nos tornar a “luz da felicidade” para as pessoas desalentadas diante de tantos sofrimentos. Seremos a “usina de esperança” que levará coragem para quem já não acredita que existem dignidade e respeito.

Seremos, você e eu, o “Shin’ichi Yamamoto” e, com todos os companheiros, vamos desbravar essa nova era e concretizar os sonhos do Mestre!

“Tamojunto”!

Cuide-se, amigo!

Ricardo Suzuki

Coordenador de coordenadoria

Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 431, 2014.
  2. Ibidem, p. 713.
  3. Brasil Seikyo, ed. 2.554, 6 mar. 2021.
  4. Brasil Seikyo, ed. 2.530, 5 set. 2020.
  5. Brasil Seikyo, ed. 2.567, 12 jun. 2021