“Mente sã, corpo são”

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 16/05/2020 08:18

EDITORIAL

É certo que praticar exercício físico e ter boa alimentação são atividades que proporcionam uma vida saudável. Agora, perguntamos a você, leitor, qual destes comportamentos leva à longevidade: a participação nas reuniões de bloco e de comunidade ou inventar alguma desculpa para não participar?

Ikeda sensei faz um questionamento parecido no Encontro com o Mestre desta edição que nos incentiva a refletir sobre atitudes que permitem conduzir uma vida saudável. Ele diz que participar dos encontros como as nossas reuniões de palestra pode nos tornar pessoas mais cheias de vigor.

Diante das circunstâncias atuais que ameaçam não só a saúde física, mas a social, a financeira, a ambiental, a da comunidade e do indivíduo, é importante olhar com atenção para manter, além do corpo, a mente e o espírito também saudáveis.

No Encontro com o Mestre, Ikeda sensei relembra seu diálogo com René Simard, médico canadense e especialista em câncer, e com o bioético Guy Bourgeault, ex-reitor e professor da Universidade de Montreal, respectivamente. No livro, Ser Humano — Essência da Ética, da Medicina e da Espiritualidade, eles explicam a relação entre a saúde e a benevolência budista ensinada na Soka Gakkai.

As pessoas grandiosas dedicam toda a vida ao amor de seus companheiros humanos — ao ilimitado amor à humanidade —, independentemente de suas circunstâncias e sofrimentos pessoais. (…)

Pessoas com um nobre caráter (…) são saudáveis de corpo, mente e espírito e irradiam o espírito humanístico. O termo budista bodisatva refere-se às pessoas de caráter nobre que se dedicam a ajudar os outros. Pessoas com a natureza de bodisatva não sofrem de ansiedade nem temem a morte — o sofrimento último —, isso porque sua vida é preenchida de alegria e satisfação por ter vivido em prol do bem-estar dos outros. (p. 23)

Vamos nos manter saudáveis seguindo as recomendações não só das autoridades de saúde, mas também do nosso mestre, dedicando-nos à felicidade das outras pessoas.

Ótima leitura!