ROTANEWS176 09/11/2024 12:25 ENCONTRO COM O MESTRE Por Dr. Daisaku Ikeda
Brasil Seikyo traz trechos de incentivos de Ikeda sensei sobre a gratidão como base para o desenvolvimento como ser humano e para concretizar a missão pelo kosen-rufu.
Reprodução/Foto-RN176 O presidente Ikeda orienta os jovens para que vivam sempre com alegria. Acima, caminha com membros da Divisão dos Estudantes (Austrália, 1992). Foto: Seikyo Press
Sem a relação de mestre e discípulo, qualquer coisa que realizarmos simplesmente terminará junto com a nossa existência. Não passará de um breve drama e de uma busca por satisfação pessoal. Em contraste, a relação de mestre e discípulo nos habilita a viver uma vida conectada ao grandioso fluxo da humanidade, uma vida comparável a um caudaloso rio, uma vida que faz parte de uma ininterrupta corrida de revezamento.
O budismo ensina sobre a unicidade de mestre e discípulo. Não se trata de uma hierarquia com o mestre acima e o discípulo abaixo. Mestre e discípulo compartilham o mesmo ideal e avançam juntos em direção a ele. Também verificamos vários contos nas escrituras budistas nos quais o discípulo daquela existência é o mestre da seguinte.
Ao mesmo tempo, o mestre deve desempenhar uma liderança imbuída de firme decisão ou a harmonia se desintegrará. Se o mestre for convicto e resoluto, tudo sempre se moverá para uma direção positiva. Caso isso não ocorra, a confusão reinará.
Mestres e discípulos são como atletas numa corrida de revezamento. Eles avançam, passando adiante o bastão ao longo da trilha pela justiça, felicidade e paz de toda a humanidade. Os mestres correm na frente para, depois, transferir o bastão aos discípulos.
Nada significativo pode ser alcançado sem mestres. Desse modo, eles merecem máximo respeito. Os discípulos põem em prática o que aprenderam com o mestre e dão continuidade ao trabalho que ele lhes deixou para efetuarem no futuro.
O presidente Toda sempre dizia que os discípulos devem buscar ultrapassar seus mestres. Somente mestres de pensamento mesquinho exigem que os discípulos os sigam e aceitem tudo o que disserem com obediência cega. Mestres genuínos instigam os discípulos a superá-los, a realizar o que eles não puderam realizar. E discípulos verdadeiros se esforçam ardentemente para fazer exatamente isso.
IKEDA, Daisaku. Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz — Parte 3: Kosen-rufu e Paz Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2024. p. 217-218.
* * *
Todos devemos ter consciência de quão importante é a relação de mestre e discípulo, que nos permite despertar e cumprir nossa missão pessoal, bem como promover a melhoria e o desenvolvimento da sociedade.
Para muitas pessoas hoje, a expressão “mestre e discípulo” soa antiquada, com uma conotação feudal, mas não deveria ser assim.
Para dominar qualquer área, seja no âmbito acadêmico, seja nos esportes, precisamos de um instrutor ou um treinador. Possuir um bom instrutor ou treinador acelera nosso aprimoramento e mestria. Em contraste, tentar aprender por conta própria geralmente acarreta muito esforço desperdiçado ou uma situação em que logo nos vemos travados sem saber como avançar. Do mesmo modo, para viver da maneira mais significativa e gratificante, necessitamos de um bom instrutor ou treinador — um mestre na vida — que possa nos ensinar valores e posturas essenciais.
Essa relação não é um vínculo hierárquico, de um superior para um inferior, nem contratual, baseado em lucro e remuneração. É o elo espiritual mais espontâneo e puro que existe, assentado sobre uma base de confiança mútua, na qual duas pessoas compartilham um propósito comum. Somente por meio desse laço de vida a vida o potencial humano pode ser cultivado efetivamente e desenvolvido à plenitude.
Nesse contexto, encontrar um bom mentor, um grande mestre, constitui o fator fundamental para ter a melhor existência possível. Além disso, um ideal grandioso só poderá ser alcançado se for compartilhado por mestre e discípulo e se o discípulo der continuidade ao objetivo formulado pelo mestre e concretizá-lo.
A relação entre mestre e discípulo é como a da agulha com a linha. O mestre abre o caminho e revela os princípios, enquanto o discípulo prossegue o trabalho do mestre, aplica, desenvolve e concretiza esses princípios. O discípulo também deve seguir adiante e ultrapassar o mestre. O mestre, por sua vez, está pronto a dar tudo de si, até mesmo a própria vida, pelo discípulo.
Ibidem, p. 218-219.
* * *
O kosen-rufu se torna possível quando os discípulos abraçam o mesmo espírito que o mestre. Sem o sólido pilar da relação de mestre e discípulo, é muito fácil ser arrastado pelas próprias emoções e tendências da época, e a pessoa prontamente cede à pressão e desiste quando sua fé é posta à prova.
Durante mais de cinco décadas depois da morte de Daishonin, Nikko Shonin deu continuidade à solene luta de unicidade de mestre e discípulo. Com sua ardente determinação de refutar o errôneo e revelar o verdadeiro, ele derrubou por completo as falsas asserções dos cinco sacerdotes seniores. (…)
Acredito sem sombra de dúvida que, por meio de meus esforços como discípulo direto [do presidente Josei Toda], estabeleci um modelo consistente do que vem a ser trilhar o caminho do discípulo, o caminho do sucessor, o caminho da unicidade de mestre e discípulo.
Ibidem, p. 227.
* * *
Dentre os diferentes tipos de gratidão, o budismo ensina que a mais importante é a gratidão ao mestre — em outras palavras, à pessoa que nos ensina os princípios do budismo e o correto caminho a seguir na vida.
Qual é a chave para pagar a dívida de gratidão ao mestre? Está em se empenhar pelo kosen-rufu com a disposição de “não poupar a vida”.
Quando algum grande obstáculo surge no caminho da prática budista, precisamos lutar sinceramente e com a abnegada disposição de acabar com todas as funções malignas. E a verdadeira forma de pagar nossas dívidas de gratidão ao nosso mestre é propagar a Lei Mística e levar a felicidade para outras pessoas.
Os três primeiros presidentes da Soka Gakkai, junto com seus leais e dedicados companheiros, esforçaram-se com esse mesmo espírito abnegado. E mostraram com perfeição o caminho essencial da retribuição às dívidas de gratidão para com o mestre. É por essa razão que o kosen-rufu, um grande fenômeno de nossa época, começou.
Em seu último ano de vida, o presidente Josei Toda disse, com lágrimas nos olhos: “Apesar da saúde precária, Daisaku se dedicou totalmente a mim, seu mestre, realizando um esforço valoroso e indescritível”. Pouco antes de falecer, meu mestre segurou firmemente minha mão e me agradeceu várias vezes.
Eu me tornei o terceiro presidente da Soka Gakkai, sucedendo a Toda sensei, num glorioso e ensolarado dia 3 de maio de 1960. (…)
Sem jamais se esquecer deste brilhante triunfo de mestre e discípulo, por favor, conquistem vitórias e mais vitórias.
Brasil Seikyo, ed. 2.178, 4 maio 2013, p. B2.
* * *
O presidente Josei Toda dizia com frequência que “Um aprendiz de ferreiro é um ferreiro; um aprendiz de peixeiro é um peixeiro. Da mesma forma, o discípulo do Buda é um buda. Isso tudo é muito nítido”. Fazemos shakubuku tal como Nichiren Daishonin instruiu, então somos discípulos dele. Toda sensei também enfatizava repetidamente que somos filhos do Buda. Consciente ou não, um filhote de leão é um leão, e um filho do Buda é um buda. Esse é um fato inquestionável, uma realidade evidente. Quando alguém tem profunda consciência dessa realidade, essa pessoa adentrou no caminho da unicidade de mestre e discípulo.
Idem, ed. 1.346, 2 dez. 1995, p. 3.
***
Há no céu um caminho
por onde voam os pássaros.
Há no oceano um caminho
por onde nadam os peixes.
Há na vida um caminho
a se trilhar como pessoa.
O caminho para uma pessoa
percorrer na vida
de supremo humanismo e valor
e se desenvolver constantemente
é o caminho de mestre e discípulo [shitei].
Apenas o ser humano
pode abraçar o “mestre e discípulo”.
Pode, pelo caminho de mestre e discípulo,
elevar seu estado de vida continuamente.
Esse é o mais elevado caminho humano.
Aos jovens sucessores,
desejo transmitir
tudo o que tenho em mim
enquanto me for permitido ter forças.
Quero que vocês, meus discípulos,
entendam e conheçam profundamente
este meu sentimento.
Encontrar-se com o mestre da vida
quando jovem
e receber o treinamento
de um verdadeiro ser humano
é o supremo orgulho da juventude.
Ao compreender essa essência da vida,
não mais fica deslumbrado
por adornos, riqueza e fama,
Não há mais nada a temer.
O encontro sério e resoluto
de vitória ou derrota
muda o coração das pessoas
e transforma a vida.
E, ainda, transforma a localidade,
transforma a sociedade
e transforma até mesmo o mundo.
Não se é admirável porque está
próximo fisicamente do mestre.
Admirável é a pessoa que
manifesta em suas ações o coração do mestre,
e o segue vencendo em meio à realidade.
Seja qual for o lugar,
seja qual for a posição,
se tiver essa consciência e determinação,
realizará a luta de um digno discípulo.
O importante é o coração.
O princípio místico da verdadeira
causa da vitória e do avanço
é ativado quando o ichinen —
sentimento, pensamento e determinação —
do discípulo busca o correto mestre
e corresponde ao coração do mestre.
A vida que sobrevive
em prol de “mestre e discípulo”
é eternamente jovem.
E a pessoa que assim age
é eternamente jovem.
Brasil Seikyo, ed. 2.245, 27 set. 2014, p. B1.
No topo: O presidente Ikeda orienta os jovens para que vivam sempre com alegria. Acima, caminha com membros da Divisão dos Estudantes (Austrália, 1992). Foto: Seikyo Press
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO