FF E ROTANEWS176 26/05/2017 08:00
Saiba como agir frente a esse momento marcante
O tempo voa e quando você menos esperar seus filhos já não serão tão pequenos. As mudanças no corpo são o que mais evidenciam isso, inclusive a troca dos dentes de leite pelos permanentes. Esse momento é muito importante da vida das crianças, por isso os pais precisam auxiliar a criança na hora de agir com essa “perda”.
Reprodução/Foto-RN176 O 1º dente costuma cair por volta dos 6 anos de idade e a troca de dentição é finalizada até os 12 anos. Foto: ChameleonsEye / Shutterstock.com
O processo de perda do dente é bem simples, eles amolecem a maioria das vezes 1 ou 2 por vez e não é necessário ir ao dentista para extraí-lo. Basta acalmar a criança e deixa-la segura de que a remoção não vai doer. Mexer no dente mole ajuda na extração, mas não deixe que a criança se empolgue com a ideia para que não cause ferimentos na gengiva.
A consulta com o dentista é recomendada caso o dente amolecido demore muito a cair e esteja atrapalhando a fala e/ou mastigação da criança. Em ambos os casos (extração doméstica ou com a ajuda de um profissional) certifique-se de que a higiene bucal continue a ser feita diariamente, inclusive na região que está sem dente.
Dica: Trabalhar histórias lúdicas, como a da Fada Do Dente, ajuda a criança a lidar melhor com essa fase da vida e tratar a situação com mais empolgação que medo.