ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 18/12/2021 10:58
MENSAGEM DA DIVISÃO SÊNIOR DA BSGI
Reprodução/Foto-RN176 Fábio Oda Coordenador da Divisão Sênior da BSGI – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Quero cumprimentar os amigos da família Soka pelo início radiante do ano novo, desejando-lhes excelente saúde. Feliz “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico!”
Com imensa alegria, bradamos um resplandecente viva pelo aniversário do presidente Ikeda, completando 94 anos, desfrutando muita saúde e disposição ao lado da Sra. Kaneko. Parabéns, sensei!
Respeitosamente, expresso minha profunda solidariedade às famílias e aos companheiros que se despediram das pessoas que amam e concluíram gloriosamente a sua missão durante essa jornada.
Este é o segundo ano da década rumo ao centenário da Soka Gakkai, em 2030, cuja celebração se tornará um marco histórico para a concretização do ideal do kosen-rufu. Conforme o presidente Ikeda declarou, este período será fundamental para determinar a vitória ou a derrota da transformação do destino da sociedade.
Chegou o tempo de vencer, definitivamente, os impasses cruciais que assolam a humanidade. O mundo terá um caminho seguro de paz? O ser humano conseguirá viver com base no supremo valor da dignidade da vida? Haverá uma sociedade de respeito, tolerância e coexistência pacífica entre as mais diversas formas de vida?
Não tenho dúvidas de que o propósito da existência do budismo e a missão da Soka Gakkai estão condicionados a esses clamores. Acredito que as respostas para esses dilemas dependem de dois fatores. Qual a qualidade de discípulos sucessores que estamos cultivando na família e na organização? E qual o poder transformador que o budismo da revolução humana tem exercido em minha vida?
Revolução humana é a mudança do coração. É a luta contra a própria negatividade para evidenciar o supremo estado iluminado do ser humano. É o aspecto da vida capaz de transformar tudo e transmitir corretamente o caminho da felicidade para as demais gerações. E Ikeda sensei vem se empenhando incansavelmente para ensinar, inspirar e criar valores humanos a fim de assegurar a continuidade do caminho da paz mundial. Mas, por que as palavras do presidente Ikeda têm o poder de tocar tão fundo e fazer tão bem às pessoas do mundo inteiro? Creio que a resposta esteja numa definição dada por ele mesmo:
Por que escrevo?
Para acender a chama da esperança no coração dos amigos mergulhados na dor e na tristeza. Escrevo para incandescer a flama da coragem! Para fazer ecoar o ritmado hino ao ser humano no coração daquela pessoa, desta também; e juntos trilharmos o grande caminho da justiça!”
O que escrevo?
Escrevo sobre o potencial humano e sua força infinita! Sobre o nobre aspecto dos heróis e heroínas do povo, que se levantam decididamente contra as tempestades de provações que sopram violentamente e transformam sofrimento em alegria fazendo ecoar o hino do ser humano!
Escrevo sobre este espírito límpido, belo e forte, tal qual a flor de lótus que desabrocha no pântano lamacento.
Escrevo sobre a imensa e ilimitada riqueza do coração que abarca até o grande universo!1
Quando nossa vida se conecta com a vida do Mestre, atingimos a essência do poder da fé e criamos energia, força e esperança capazes de romper qualquer barreira, contagiando as pessoas com a mais elevada condição humana, transformando o impossível em possível.
Caros amigos, junto com o presidente Miguel Shiratori, conectando nosso coração ao coração do Mestre, vamos cultivar jovens sucessores no Brasil e estabelecer um ritmo de progresso dinâmico em nossa vida!
Contem comigo!
Cuidem da saúde e dos familiares.
Forte abraço!
Fábio Oda
Coordenador da Divisão Sênior da BSGI
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 2.264, 28 fev. 2015, p. B4.