ROTANEWS176 05/01/2024 21:50 Por Milena Vogado
Médico alerta sobre tendência de aumento de miomas uterinos que não recebem tratamento adequado. Saiba os sintomas da condição
Reprodução/Foto-RN176 Miomas podem se tornar gigantes sem tratamento; veja os sintomas – Foto: Shutterstock
Os miomas uterinos são muito comuns. Dados da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) mostram que cerca de 80% das mulheres em idade fértil terão miomas em alguma fase da vida.
Mas, muitas vezes, os miomas sequer são notados por um bom tempo, o que faz com que eles cresçam e cheguem a tamanhos impressionantes. Assim, podem pesar vários quilos e prejudicar bastante a qualidade de vida da mulher.
Quando se tem informação sobre sintomas, causas e cuidados relacionados, a mulher consegue identificar os primeiros sinais da presença de um mioma, o que aumenta bastante as chances de recuperação e facilita todo o tratamento, explica o especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Alexandre Silva e Silva
No entanto, sem esse conhecimento, a situação só costuma ser identificada quando chega a um extremo. Além disso, não é somente a falta de informação o principal causador desse problema.
Alexandre alerta ainda que, na grande maioria dos casos, quando a mulher tem o diagnóstico, ela recebe a orientação pelo seu ginecologista de somente acompanhar o seu mioma – ou porque é muito pequeno, ou porque ainda não causa sintomas. Segundo o especialista, isso pode ser um grande erro.
Portanto, no momento do diagnóstico, o ginecologista aconselha procurar um especialista. Isso porque, ao acompanhar a condição apenas com exames anuais, o mioma pode se desenvolver ao ponto do tratamento exigir uma histerectomia (retirada do útero). Devido à complexidade e ao teor da cirurgia, muitas mulheres “fogem” dessa conduta, aponta o médico. A consequência é um mioma ainda maior.
Miomas gigantes
Os miomas podem crescer indefinidamente quando não são adequadamente identificados e não possuem os cuidados necessários, podendo gerar situações muito graves.
Alexandre lembra que, em 2022, uma mulher passou por uma cirurgia de emergência no Rio de Janeiro para a remoção de um tumor de 46 kg, o maior já identificado. De acordo com as informações, a mulher acreditava que estava apenas engordando,o que reforça a importância da informação para evitar esse tipo de situação.
Como identificar um mioma de forma precoce?
De acordo com o Dr. Alexandre Silva e Silva, para identificar miomas precocemente é importante realizar seus exames de rotina e estar atenta aos primeiros sintomas.
“Existem sintomas muito característicos que podem ajudar a identificar miomas de forma precoce”, diz o médico. Ele salienta, principalmente:
- Aumento do fluxo menstrual;
- Aumento do volume abdominal;
- Cólicas e dores abdominais constantes;
- Intestino preso (obstipação intestinal);
- Dificuldade para segurar a urina;
- Dores durante e após as relações sexuais.
“Além disso, é fundamental realizar todos os seus exames de rotina, pois eles ajudam a identificar os miomas e direcionar os tratamentos de acordo com a necessidade da paciente”, reforça o Dr. Alexandre Silva e Silva.
FONTE: SAÚDE EM DIA