ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 04/12/2021 10:36
INCENTIVO DO LÍDER
Como é gratificante pertencer à Soka Gakkai, a união de pessoas de bem que prezam a vida da humanidade.
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Gostaria, nesta oportunidade, como mulher Soka, enfatizar a felicidade e a enorme gratidão pela fundação da Divisão das Mulheres no Japão e agradecer ao presidente Ikeda por tanta consideração e carinho às rainhas e princesas. Sabemos que, no Brasil, ainda não é possível essa oficialização, mas nosso coração já sente como se assim fosse.
Temos um Mestre e uma organização que protege, cuida e direciona as mulheres para que conquistem a felicidade total. Aqui, aprendemos que “todas as mulheres da Soka Gakkai devem ser infalivelmente felizes”.
Quero compartilhar um fato que ocorreu aqui na nossa região, Ribeirão Preto, SP, no mês de novembro, com uma mulher que eu conhecia e que foi vítima de feminicídio. Esse acontecimento me fez pensar nela, relembrar casos que presenciei e oferecer a ela o título de “Grandiosa Mulher”, pois passou por muitas dificuldades; era mãe, esposa, amiga e sempre cuidou com muito carinho de sua família. A filha dela tinha uma síndrome, o que exigia muito cuidado e atenção, e essa “Grandiosa Mulher” sempre se dedicou a ela sem poupar esforços.
Esse fato demonstra a incapacidade de uma parcela considerável da nossa sociedade de evidenciar respeito à dignidade da vida. Muitas pessoas se encontram ainda vivendo imersas nos “três venenos” — avareza, ira e estupidez —, que são gerados pela escuridão fundamental levando ao sofrimento e à infelicidade. A violência contra as mulheres está tão próxima de todos nós, e percebemos isso pelas notícias diárias.
Aprender o valor da vida e lutar para que ela seja valorizada pelos outros fazem parte do dia a dia das mulheres.
Ikeda sensei em sua orientação diz:
As integrantes da DF e DFJ da Soka Gakkai são invencíveis. Vivem com sabedoria, força e alegria. Avançam com muita persistência, dia após dia e passo a passo a jornada do kosen-rufu. Quero bradar do fundo do meu coração que, enquanto houver o juramento e o avanço das mulheres Soka, o alicerce da Soka Gakkai estará firme.1
Quanta consideração! A todo momento, somos valorizadas e elogiadas pelo Mestre.
Quando lemos a Nova Revolução Humana, encontramos relatos de mulheres comuns e anônimas, mas que, no palco do kosen-rufu, são as protagonistas, vivem pelo bem das pessoas, levando felicidade e encorajamento a esse e àquele amigo.
Desde a época de Shakyamuni, passando pelo período em que Nichiren Daishonin viveu, até os dias atuais com os Três Mestres, mesmo a sociedade agindo de outra forma, no budismo, o que aprendemos é sobre a grandiosidade das mulheres.
Em outra orientação, Ikeda sensei enfatizou às mulheres Soka: “Minha missão é o kosen-rufu. Minha missão é fazer com que todas vocês sejam felizes”.2
Então, não podemos deixar essas palavras serem em vão. Devemos nos tornar verdadeiramente felizes, crescer a cada dia e fazer mais e mais pessoas felizes.
À Divisão Sênior e à Divisão Masculina de Jovens, imensa gratidão pelo cuidado, carinho e proteção às mulheres Soka.
Muitíssimo obrigada!
Desejo um vitorioso 2022, “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”.
Joana D’arc Suzuki
Coordenadora da Divisão Feminina de coordenadoria
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 2.186, 6 jul. 2013.
- Idem, ed. 1.864, 21 out. 2006.