Mistério na Antártica pode finalmente ter sido resolvido

ROTANEWS176 E POR OVNIHOJE 20/07/2023 11:00

Um fenômeno natural bizarro na Antártica tem a aparência de sangue fluindo por baixo de uma geleira.

 

Reprodução/Foto-RN176 O que causa essa estranha cor vermelha? Crédito da imagem: National Science Foundation / Peter Rejcek

Descoberto pelo geólogo australiano Thomas Griffith Taylor em 1911, o chamado ‘Blood Falls‘ (‘Cachoeiras de Sangue’) é um fenômeno natural desconcertante na forma de água anormalmente colorida que flui sob a geleira Taylor na Antártica para dentro do Lago Bonney.

Uma explicação de porque a água aparece com essa cor intrigou os cientistas por anos, mas agora uma equipe de pesquisadores acredita que pode ter finalmente encontrado a resposta.

Em seu novo estudo publicado na Frontiers in Astronomy and Space Science, os autores descrevem como minúsculas nanoesferas ricas em uma ampla gama de elementos são provavelmente a chave para essa peculiar coloração vermelha.

Os autores do estudo escreveram:

“Essas análises sugerem que a cor vermelha em Blood Falls surge da oxidação de Fe2+ dissolvido no fluido subglacial que se transforma após a exposição ao ar para formar nanoesferas de material contendo ferro de valente misto hidroxilado amorfo, com cor também influenciada por outros íons naqueles estruturas.”

Leia  quando foi descoberta a cachoeira de sangue:

RN176; – Misteriosa “catarata de sangue” na Antártida intriga cientistas, veja!

Curiosamente, as descobertas também são significativas em relação à busca de ambientes potencialmente habitáveis ​​em outros mundos (daí a escolha inesperada do diário).

Os autores escreveram:

“Os resultados fornecem uma análise mineralógica abrangente anteriormente ausente da literatura para um local análogo com uma comunidade microbiana sub-gelo bem estudada.

Assim, esta assembleia mineral pode indicar um ambiente habitável se for encontrada em outro lugar do sistema solar.”

(Fonte)