Momentos inesquecíveis: volume 12 (parte 1)

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 13/05/2023 09:25                                                                          APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA                                                                                                Por Dr. Daisaku Ikeda

Nesta continuação da série publicada no Seikyo Shimbun, trechos selecionados do romance.

 

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Ilustrações: Kenichiro Uchida

Na seriedade encontramos coragem e sabedoria

Em maio de 1967, decorridos apenas dez dias após o sétimo aniversário da posse de Shin’ichi Yamamoto como presidente, ele partiu para uma viagem de orientação no exterior, com destino aos Estados Unidos e à Europa, fazendo a primeira parada no Havaí.

Enquanto apertava a mão dos presentes, Shin’ichi Yamamoto os incentivava ininterruptamente. Para um idoso, ele disse:

— Tenha uma vida longa. A vitória na vida não é determinada pela fama nem pela posição social, mas pela alegria e pelo dinamismo com que viveu. Viver dessa forma será uma maravilhosa prova do poder da fé.

Depois, fez a seguinte observação a um rapaz que estava parado ali perto:

— Torne-se um campeão da fé. Isso significa criar sua história do kosen-rufu sem ser derrotado pela fraqueza. É assim que tenho vivido, e posso afirmar com convicção que essa conduta se transforma no nosso maior tesouro.

* * *

Naquela noite, durante um diálogo depois de retornar para o hotel, um líder americano de origem japonesa perguntou a Shin’ichi:

— Ao ouvi-lo falar com os membros, fiquei admirado com sua habilidade de saber exatamente o que dizer a cada pessoa. Como faz isso?

— É porque ajo com total seriedade — respondeu Shin’ichi.

Ele não empregava nenhuma técnica secreta ou especial.

Tudo se resume à seriedade. Quando temos seriedade, conseguimos manifestar coragem, força e sabedoria. As pessoas sérias não são imprudentes, descuidadas nem negligentes e, portanto, não são derrotadas; a vida delas irradia sinceridade e integridade.

(Trechos do capítulo “Esperança Renovada” )

A determinação origina a força

Anos antes de se tornar líder da Região Metropolitana de Nagano, Yukio Akaishi visitara Shin’ichi no apartamento dele no bairro de Ota, em Tóquio, buscando orientação por estar enfrentando dificuldade para cumprir sua dupla responsabilidade como líder do Primeiro Grupo da Divisão Masculina de Jovens e ao mesmo tempo de bloco. Naquela oportunidade, Shin’ichi o convidou a ir juntos ao banho público para conversar.

— Você tem tantas responsabilidades diferentes e é mais ocupado que eu. Como consegue ser sempre tão calmo e senhor de si?

— Pareço calmo e equilibrado?

Akaishi meneou a cabeça afirmativamente.

— Se aparento ser assim, é porque sou totalmente comprometido com o que faço. Estou numa posição que requer que eu esteja sempre atento em todos os momentos. Preciso garantir que Toda sensei possa dar início a uma perene correnteza do kosen-rufu enquanto ele estiver vivo. Para isso, a Soka Gakkai não pode se permitir dar nenhum passo em falso nem sofrer alguma derrota. É responsabilidade minha assegurar que tudo seja realizado com êxito. Se fracassarmos, o ideal de Toda sensei de concretizar o kosen-rufu ruirá. Estou firmemente decidido a não ser o tipo de discípulo que permite que os planos do seu mestre falhem. (…). Meu destino é vencer. Se você estiver totalmente determinado a vencer e a orar de coração para obter esse resultado, a coragem, a sabedoria e a força brotarão das profundezas do seu ser.

Akaishi assentiu, pensativo, ao ouvir as palavras de Shin’ichi.

— Se você mantiver uma postura passiva e simplesmente seguir instruções, sua vida será maçante e estagnada. Você não será nada além de um escravo das circunstâncias. Mas se tomar a iniciativa e encarar com coragem cada obstáculo que encontrar, então estará vivendo como um campeão. Sua condição de vida se elevará e você sentirá ilimitada alegria. Dependendo da atitude que escolher adotar — ativa ou passiva —, mesmo que suas atividades diárias continuem sendo as mesmas, você sentirá uma diferença enorme em seu compromisso interior e em seu senso de realização pessoal. E naturalmente verá os resultados. Se é para participar das atividades da Soka Gakkai, espero que o faça como o protagonista, agindo com a coragem que lhe cabe. (…)

Após o banho, os dois homens retornaram para o apartamento de Shin’ichi. Continuando a incentivar Akaishi, Shin’ichi disse:

— A tarefa de concretizar o kosen-rufu é da responsabilidade da Divisão dos Jovens (DJ). É um trabalho realizado por meio do esforço para desenvolver a si mesmo como integrante da Divisão dos Jovens, cumprindo seus deveres empregando sua capacidade ao máximo e vivendo com vigor juvenil. A juventude é uma época de desafios, um período para levar a cabo todos os seus esforços até o fim, sem desistir. É assim que se molda e se fortalece a si próprio, bem como se constrói a boa sorte e se alcança um grande desenvolvimento. Empenhemo-nos de corpo e alma em prol do kosen-rufu. Lutemos juntos. Devotemo-nos totalmente ao nosso objetivo. Não importa se ninguém perceber nossos esforços. O Gohonzon sabe de tudo.

(Trechos do capítulo “Espírito Comunitário”)

(Traduzido da edição do jornal Seikyo Shimbun do dia 9 de outubro de 2019.)

Ilustração: Kenichiro Uchida