Momentos inesquecíveis: volume 15 (parte 1)

ROTANEWS176 22/09/2023 15:50                                                                                                                                APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA                                                                                                                           Por Dr. Daisaku Ikeda

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria

Magníficos vencedores na vida

Em janeiro de 1974, Shin’ichi Yamamoto foi à província de Kagoshima para se reunir com os membros que compareceram ao Primeiro Encontro da Amizade de Minamata no antigo Centro de Treinamento de Kyushu, em Kirishima. Ciente de que muitos padeciam de doenças acarretadas pela contaminação decorrente da indústria química local, desejava fazer tudo o que pudesse para encorajá-los.

— Sejam bem-vindos a Kirishima! Estava aguardando ansiosamente encontrá-los. Cada um de vocês aqui hoje triunfou sobre si mesmo, jamais retrocedendo diante do carma nem se permitindo ser vencido pelo desespero. Sei disso perfeitamente. Todos vocês são magníficos vencedores! Tornem-se cada vez mais fortes e conduzam sua vida à plenitude.

A voz de Shin’ichi deixava transparecer profunda emoção:

Tenho certeza de que alguns de vocês estão padecendo de doenças provocadas pela contaminação. Mas o fato de continuarem a viver vigorosamente, sem ser derrotados, é uma fonte de esperança para as outras pessoas e uma prova da força do budismo.

— Por terem sofrido tanto, possuem o direito de se tornar felizes. Vocês são aqueles que irão transformar nossa sociedade. Empenhemo-nos juntos e esmaguemos a natureza demoníaca que permeia o universo e a vida humana e que gerou essa contaminação!

— Sim! — responderam eles com muito entusiasmo.

— Que tal darmos três vivas para celebrar os corajosos esforços e a vitória magnífica de vocês? — sugeriu Shin’ichi.

— Viva! Viva! Viva! — exclamaram os membros erguendo os braços.

O brado empolgante deles ecoou pelo céu de Kirishima. (…)

Shin’ichi continuou encorajando os membros de Minamata assiduamente. (…)

O estrago causado pela poluição não findou com a admissão de culpa da indústria química e o pagamento de substanciais indenizações às vítimas. O drama das pessoas afetadas pela contaminação por mercúrio persistia. Era, portanto, crucial oferecer às vítimas coragem para continuar vivendo e esperança em relação ao futuro, um esforço que exigia uma rede de apoio humano. Além disso, para se obter a solução do problema da poluição em seu âmago seria necessário reexaminar os valores da sociedade moderna e estabelecer uma nova filosofia humanista. Essa era a missão da Soka Gakkai.

(Trechos do capítulo “Revitalização”)

“Primeiro, vença com a mente, e, então, com a habilidade”

O Grêmio de Beisebol da Universidade Soka foi fundando no mesmo ano da inauguração oficial da universidade em 1971. Em maio de 1975, o time foi convidado para um jogo amistoso entre o corpo docente da Universidade Soka e o das Escolas Soka de Ensino Fundamental 2 e Médio. No evento, Shin’ichi Yamamoto ofereceu-lhes a seguinte orientação:

Imbuído de amplas expectativas em relação ao futuro deles, Shin’ichi observou:

— Espero que se tornem um time cujo dinamismo seja admirado e apreciado por todos. A Universidade Soka e o grêmio de beisebol ainda estão em seu estágio inicial, e tenho certeza de que estão enfrentando muitas adversidades. Passar por tais dificuldades, entretanto, é de fundamental importância para o crescimento de vocês. (…)

Um dos membros do grêmio indagou:

— O que devemos fazer quando um jogo está indo mal para nós e estamos “levando uma verdadeira surra?”

Shin’ichi respondeu:

Quando estiverem numa encrenca desse tipo, devem se reunir, todos, e renovar a decisão de dar o melhor de si. Isso vale tanto para o beisebol quanto para a vida. Quando se é derrotado em qualquer batalha, isso, na verdade, ocorre porque já se deixaram derrotar por si mesmos antes que o oponente o faça. Não devem se permitir sucumbir à pressão ou às circunstâncias adversas. Essa é a hora de renovar o compromisso de vencer e de acender a chama da vontade de vencer.

Quando a partida terminou, Shin’ichi sugeriu:

Vamos treinar juntos? Rebaterei a bola para vocês.

Os integrantes do grêmio perseguiam cada tacada de Shin’ichi, agarrando com firmeza a bola em jogo.

A cada defesa, Shin’ichi gritava:

— Excelente! Boa jogada!

Os membros do grêmio talvez estivessem, na verdade, defendendo as sinceras esperanças e expectativas do fundador da escola deles. Alguns até tinham lágrimas nos olhos ao apanhar as bolas rebatidas por Shin’ichi. O som da bola batendo no taco ecoou pelo local por um longo tempo. Os membros do grêmio estavam determinados a vencer e a corresponder às expectativas de Shin’ichi. Na temporada de primavera da segunda divisão que tinha acabado de se iniciar, o Grêmio de Beisebol da Universidade Soka, encorajado pelos incentivos de Shin’ichi travou um bom combate e conquistou o seu primeiro campeonato na liga. Posteriormente, naquele mesmo ano, subiu para a primeira divisão. Para alegria ainda maior deles, o campo de beisebol do campus ficou pronto. Na temporada de primavera de 1977, eles venceram o campeonato da primeira divisão e disputaram o Campeonato Nacional de Beisebol Universitário. Infelizmente, foram eliminados nas semifinais, mas o time, cujo treinador também era um aluno, cativou as pessoas pelo espírito esportivo e esforços vigorosos.

Depois disso, o Grêmio de Beisebol da Universidade Soka prosseguiu, estabelecendo uma história notável, vencendo vários campeonatos da liga, bem como mantendo excelente desempenho no certame nacional. Alguns integrantes do grêmio até mesmo se tornaram jogadores profissionais de beisebol.

(Trechos do capítulo “Universidade Soka”)

(Traduzido a partir da edição do jornal diário da Soka Gakkai, Seikyo Shimbun, de 15 de janeiro de 2020.)

Assista

Se você é assinante digital, veja o vídeo da série “Aprender com a Nova Revolução Humana”, volume 15

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO