Mostra sobre abolição de armas nucleares

ROTANEWS176 12/04/2025 11:50                                                                                                                        NOTÍCIA DA SGI-DIRETO DA REDAÇÃO DO JORNAL SEIKYO SHIMBUN                                                                                                                                                                                                                                                

Reprodução/Foto-RN176 Cerimônia de abertura da exposição. O conselheiro cultural de Florença, Bettarini (quarto a partir da direita), a secretária-geral da Ican, Parke (quinta a partir da direita) e outros convidados prestigiam o evento (Florença, Itália) — Foto: Seikyo Press

Um público superior a 10 mil pessoas foi atraído pela exposição Transformando o Espírito Humano por um Mundo Livre de Armas Nucleares do Senzatomica (Sem Armas Nucleares), movimento italiano pelo desarmamento nuclear. Inaugurada em 31 de janeiro último na Igreja de Santa Maria Novella, em Florença, a mostra esteve aberta à visitação até 23 de março, recebendo boas críticas da comunidade local.

O conteúdo aprofunda a conscientização sobre a situação global em relação às armas nucleares, num movimento que a SGI-Itália promove desde 2011, principalmente por intermédio de sua Divisão dos Jovens. A exposição, que tem sido o ponto central do movimento, já viajou para mais de oitenta cidades, com registro de mais de 400 mil visitantes.

O local em que a exibição se encontra, a Igreja de Santa Maria Novella, uma das igrejas mais importantes da cidade, possui uma história de cerca de oitocentos anos. Também é conhecido como o lugar onde vários artistas renascentistas deixaram suas obras-primas.

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversos convidados e autoridades, e o presidente da SGI-Itália, Alberto Aprea, proferiu suas palavras de cumprimento. O conselheiro cultural de Florença, Giovanni Bettarini, expressou o desejo de que muitos moradores da cidade pudessem visitá-la.

Melissa Parke, diretora executiva da Campanha Internacional pela Abolição das Armas Nucleares (Ican), falou sobre as contribuições históricas da cidade para a construção da paz. Referindo-se aos dedicados esforços da Soka Gakkai para transmitir amplamente ao público os perigos das armas nucleares, ela destacou a importância de a exposição ser realizada na cidade neste ano, período que marca o 80º aniversário dos bombardeios atômicos que atingiram Hiroshima e Nagasaki. (Seikyo Shimbun, 26 de fevereiro de 2025).

FONTE: JORNAL SEIKYO SHIMBUN