ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 07/10/2022 10:11
ENCONTRO COM O MESTRE
Por Dr. Daisaku Ikeda
Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei deposita profunda esperança na atuação dos jovens visando ao futuro. Acima, ele dialoga calorosamente com estudantes (Nagano, Japão, ago. 1995). Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press / BS
A seguir, trechos do discurso proferido pelo presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, na reunião de líderes da Divisão dos Jovens (DJ), realizada no Auditório da Amizade Internacional Soka, em Tóquio, no dia 13 de abril de 1993. O vídeo gravado foi exibido durante a mais recente Reunião de Líderes da Soka Gakkai, em 27 de agosto de 2022.
Jawaharlal Nehru, grande primeiro-ministro da Índia independente, enalteceu as realizações do rei indiano Ashoka da antiguidade,1 que governou de acordo com os princípios do budismo: “Ashoka tornou-se um ardoroso budista e se empenhou ao máximo para propagar o Darma [a Lei]. Mas sem empregar força ou coerção. Simplesmente conquistando o cora-ção [das pessoas], ele buscou obter conversões”.2
O rei Ashoka propagou a Lei conquistando o coração das pessoas. Esse modo de propagação é a marca registrada de um líder budista. É o espírito do nosso movimento pelo kosen-rufu.
Conquistar o coração das pessoas é o segredo. Líderes genuínos são amados pelas pessoas. Na presença deles, elas se sentem felizes e seguras, e se enchem de esperança, confiança e coragem.
Somente ao se conquistar o coração dos jovens, das pessoas, é possível criar uma nova história. Não há outra forma.
Vamos avançar sempre com sinceridade e convicção, e expandir nossa rede de sabedoria e criatividade de maneira alegre e positiva.
* * *
Falei em várias ocasiões sobre Mahatma Gandhi, proeminente líder do movimento de independência da Índia, e gostaria de fazê-lo novamente hoje em benefício dos nossos jovens.
Gandhi afirmou: “O homem se torna grande na exata medida em que trabalha pelo bem-estar dos seus [semelhantes]”3 e “[Minhas ações] todas têm como nascente o meu amor insaciável [pela humanidade]”.4
Gandhi tomou medidas em prol do bem-estar de seus concidadãos. Trabalhou dia e noite pelo bem da humanidade. Dedicou a vida à felicidade e em benefício dos outros. Por isso, foi grandioso e também feliz.
“Em benefício dos outros” — aqueles que se empenham com esse espírito são fortes. Eles não têm medo de nada, não têm o que temer.
É assim que tenho ultrapassado cada obstáculo e vencido em todas as batalhas. Jamais fui derrotado.
Aqueles que só se importam somente consigo mesmos estão numa trajetória descendente. Nunca melhoram, não se realizam nem conhecem a verdadeira felicidade.
Em contraste, a Soka Gakkai se empenha em realizar esforços cada vez maiores, como uma aliada do povo inabalável. Gostaria que vocês fizessem o mesmo e conduzissem uma grandiosa vida alicerçada no amor pela humanidade.
O Budismo Nichiren constitui o maravilhoso ensinamento que permite que as pessoas igualmente atinjam o estado de buda. Nichiren Daishonin nos deixou o Gohonzon para que obtivéssemos a mesma condição de vida que ele.
O espírito de um discípulo consiste em se devotar com a mesma esperança, compromisso e esforços que o mestre. Esse caminho de mestre e discípulo é a base do budismo, bem como a estrada que conduz diretamente ao bem-estar da humanidade.
Gandhi trabalhou arduamente a fim de abrir caminho para a paz e a felicidade do povo. Seu exemplo inspirou incalculáveis outros a fazer o mesmo.
Espero que vocês também sigam o exemplo de admiráveis veteranos na fé e que, por sua vez, se tornem maravilhosos exemplos para os outros.
Vocês, membros visitantes da SGI presentes aqui hoje, também estão assentando um caminho que perdurará para sempre em seu respectivo país e território, por meio da própria revolução humana. Estejam convictos de sua nobre missão.
* * *
Durante a perseguição implacável aos seguidores de Nichiren Daishonin conhecida como Perseguição de Atsuhara,5 Nanjo Tokimitsu levantou-se intrepidamente. Numa carta, Daishonin encoraja o jovem Tokimitsu de 21 anos6 [citando uma passagem do Sutra do Lótus]: “Imploramos que o mérito obtido por meio desses oferecimentos se estenda amplamente a todas as pessoas, para que nós e os demais seres vivos alcancemos o caminho do buda”.7
A dedicação de vocês ao kosen-rufu é o maior oferecimento que podem fazer ao Buda. O benefício decorrente de empreender ações em prol da Lei Mística habilita não só vocês, mas também seus pais, irmãos e àqueles com quem possuem ligação, a atingir o estado de buda. Vocês podem mover a vida de todos em direção à felicidade.
Portanto, basta uma única pessoa. Tudo começa com um único indivíduo. Tudo é decidido pela fé corajosa e convicta dessa pessoa. Quero inculcar esse ponto fortemen-te em vocês.
Além disso, quanto mais orarem pela felicidade dos outros, maior será a felicidade que desfrutarão. Quando se ora pela saúde dos demais, a própria saúde também é protegida. Esse é o extraordinário poder da Lei Mística.
A grandiosidade de uma pessoa é determinada pelo fato de ela concentrar o foco para se beneficiar ou beneficiar os outros. Isso também determina se sua fé é genuína ou não.
Espero que ajam pautando suas ações na sincera oração em prol da Lei e da felicidade de seus amigos e companheiros e obtenham uma dinâmica transformação interior — uma magnífica revolução humana — mudando o foco de si para o foco nos outros.
Nichiren Daishonin diz: “Não passem a vida em vão para depois se arrependerem durante os próximos dez mil anos”.8 Nossa presente existência é curta, mas a vida em si é eterna. Mediante nossos esforços nesta breve existência, podemos acumular boa sorte e benefícios perenes. Por essa razão, não devemos nos permitir ter nenhum arrependimento em nosso trabalho pelo kosen-rufu nesta vida. De que adianta a fé se morrermos com arrependimentos?
Uma vida dedicada ao kosen-rufu é extremamente atarefada e pode envolver muito trabalho árduo. Mas é uma dezena ou centena de vezes mais significativa do que uma vida comum. Estejam certos de que, assim como Daishonin ensina, uma vida dedicada ao kosen-rufu irradia o brilho da honra eterna.
Encerro minhas palavras de hoje com sinceras orações pelo crescimento de todos e pelo sucesso em seus empreendimentos.
Agradeço aos membros da Divisão dos Jovens pelos seus esforços; e mantenham o excelente trabalho!
Traduzido do jornal Seikyo Shimbun, de 6 de setembro de 2022.
Reprodução/Foto-RN176 Presidente Ikeda ora em memória do líder e pacifista Mahatma Gandhi no memorial que leva seu nome (Nova Délhi, fev. 1992) . Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press / BS
No topo: Ikeda sensei deposita profunda esperança na atuação dos jovens visando ao futuro. Acima, ele dialoga calorosamente com estudantes (Nagano, Japão, ago. 1995)
Notas:
- Rei Ashoka (rein. c. 268–232 a.E.C.): Terceiro governante da dinastia Máuria e o primeiro rei a unificar a Índia. Durante os primeiros anos de seu reinado, ele foi um tirano, mas depois se converteu ao budismo e governou de forma compassiva de acordo com os ideais budistas.
- Cf. NEHRU, Jawaharlal. Glimpses of World History[Vislumbres da História Mundial]. Nova Délhi: Jawaharlal Nehru Memorial Fund, 1995. p. 63.
- Cf. GANDHI, Mahatma. Quotes of Gandhi [Citações de Gandhi]. BHALLA, Shalu (comp.). Nova Délhi: UBS Publishers’ Distributors, 1991. p. 140.
- Ibidem, p. 163.
- Perseguição de Atsuhara: Série de ameaças e ações violentas contra os seguidores de Nichiren Daishonin na vila de Atsuhara, distrito de Fuji, província de Suruga, que se iniciou por volta de 1275 e continuou até aproximadamente 1283.
- De acordo com o método de contagem tradicional japonês.
- The Lotus Sutra and Its Opening and Closing Sutras[Sutra do Lótus e seus Capítulos de Abertura e Conclusão]. Tradução: Burton Watson, cap. 7, p. 168. Cf. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 269, 2019.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai-shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 650, 2014.
Fotos: Seikyo Press