Não existe limite para ser vitorioso

ROTANEWS176 08/02/2025 12:00                                                                                                                              LIGA MONARCA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

União, esperança e coragem surgem nas organizações campeãs na Liga Monarca

 

Reprodução/Foto-RN176 Membros da Área Acre – Foto: Colaboração local

A cada edição do Brasil Seikyo, apresentamos histórias dos distritos que conquistaram o objetivo da Liga Monarca. Apesar de suas características próprias, os distritos possuíam algumas semelhanças, por exemplo, não terem quadro de líderes completo, não realizarem reuniões em formato híbrido ou presencial. No entanto, o que os fizeram ultrapassar questões desafiadoras como essas foi a decisão de uma única pessoa, que impulsionou a próxima e cativou toda a organização.

Ikeda sensei incentivou certa vez: “Não existe distância no mundo do coração. A oração sincera sempre chega. Expanda a condição de vida e o kosen-rufu com daimoku para si e para os outros pela felicidade daquele amigo”.1

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: Colaboração local

Hoje, compartilhamos a história da Área Acre, CRE Oeste, e a do Distrito Sol Poente, CRE Leste. Com esse espírito de superar as distâncias, as localidades celebram a conquista na primeira fase da Liga Monarca com dinamismo e decisão de jamais serem derrotadas.

Nota: 1. Brasil Seikyo, ed. 2.343, 15 out. 2016, p. A1.
Área Acre de união e persistência

Os dois distritos que compõem a organização local, Correnteza e Vitória-Régia, demonstraram grande dedicação e trabalho em união, cumprindo com êxito os objetivos traçados para a Liga Monarca.

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria – Foto: Colaboração local

A vitória se tornou ainda mais significativa considerando-se os esforços realizados pelos membros. Destaque para a Sra. Joana, de Mâncio Lima, cidade localizada a 670 km da capital do estado, Acre. Ela conseguiu realizar a conversão de seus filhos, fechando o total de conversões e contribuindo decisivamente para o sucesso da etapa.

Essa vitória é fruto do empenho coletivo e da determinação de todos. “Mostramos que, quando trabalhamos juntos, conseguimos alcançar grandes resultados”, afirmou Clara Pimentel, responsável pela Juventude Soka da Área Acre.

Para as próximas etapas da Liga Monarca, a área lançou novos objetivos de daimoku e de visitas semanais às quintas-feiras, reforçando o espírito de união que marcaram a primeira etapa.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: Colaboração local

Distrito Sol Poente de força e paixão

Pertencente à RM Ceará, o Distrito Sol Poente abrange a maioria dos municípios do interior do estado. Nessa vasta extensão, o Bloco Crateus, por exemplo, fica quase a 600 quilômetros do Bloco Jericoacoara. O distrito é composto por localidades completamente diferentes umas da outras, do profundo interior isolado às praias renomadas pelo turismo.

Exemplo de superação vem da responsável pelo Bloco Crateus, Sra. Hildenise da Silva: “Eu me converti em 27 de novembro de 2022 e já tinha três anos que acompanhava as reuniões de palestra. E, em menos de um ano, após a minha conversão, fui convidada a ser líder de bloco. Na época, ainda estávamos em período de pandemia. Decidi enfrentar e aprender junto com meus companheiros da Soka Gakkai. A transformação veio para mim e minha família, pois agora conseguimos manter um diálogo melhor em casa e venho alcançando muitos benefícios. Gratidão”.

Reprodução/Foto-RN176 Concessão de Gohonzon realizada no Distrito Sol Poente – Foto: Colaboração local

Mesmo estando em uma região de grande extensão territorial, o Distrito Sol Poente não perde as características da hospitalidade, da generosidade, criando assim um ambiente forte e unido: “A distância entre cada localidade é considerável. Mas nada impede de nos aproximarmos de coração a coração. De forma dinâmica, podemos nos encontrar virtualmente e dialogar, recitar daimoku e aprender os conceitos budistas e as orientações de Ikeda sensei. Eu me sinto muito mais animado. Agora, mais que nunca, é hora de alçar voo. Minha decisão é poder evidenciar na prática o poder do daimoku junto com os companheiros das Divisões Sênior e Feminina do Sol Poente”, compartilha Jânio Liomar, responsável pela Juventude Soka do distrito.

Na localidade, os líderes promovem reuniões de estudo, fazem a recepção do Kofu, conduzem um conselho mensal com os líderes de distrito e da RM e realizam visitas.

“Apesar de a crise da Covid-19 ser águas passadas, ainda há muito a ser realizado e reativado. Há muita luta para resgatar aqueles que se afastaram, além das distâncias e das fortes limitações dos meios de transporte. Estamos cientes de que a chave para a vitória consiste em agradecer tamanho desafio, determinados a vencer a todo custo e a concretizar os objetivos da Liga Monarca, ao momento positivo de realizar os shakubuku objetivados”, assegura Giovanni Tom Sambonet, responsável pelo distrito.

Reprodução/Foto-RN176 Membros do Distrito Sol Poente desafiam as longas distâncias com otimismo e alegria – Foto: Colaboração local

Basta apenas uma única pessoa

Um texto budista registra um diálogo entre Shakyamuni e seu discípulo Ananda. Certo dia, Ananda pergunta a Shakyamuni: “Tenho a impressão de que ter bons amigos e avançar ao lado deles já é meio caminho andado para atingir o caminho do buda. Esse modo de pensar está correto?”.

Shakyamuni responde categoricamente: “Ananda, essa forma de pensar não é correta. Ter bons amigos e avançar ao lado deles não é meio caminho para a iluminação, mas o caminho inteiro”.

Com relação ao episódio acima, Ikeda sensei incentiva:

Isso descreve, de forma concisa, a essência da prática budista. Para permanecermos no caminho correto da fé e conduzirmos uma vida de genuína vitória, é imprescindível termos bons amigos que nos apoiem, ou seja, a figura de “bons amigos” do conceito budista.1

Ananda foi um dos principais discípulos de Shakyamuni. Por muitos anos, acompanhou-o como assistente pessoal e, assim, ouviu mais seus ensinamentos que qualquer outro discípulo. Também ficou conhecido, portanto, como o mais notável em ouvir os ensinamentos do Buda. Além disso, afirma-se que possuía excelente memória, a qual permitiu que desempenhasse papel fundamental na compilação dos ensinamentos de Shakyamuni.

Uma grande onda vem sendo criada nas localidades com a Liga Monarca cujo principal objetivo é criar um movimento em que todas as divisões, unidas, contribuam com o avanço da organização, baseando-se na vitória no Kofu, nos periódicos e no shakubuku com o aumento de um membro em cada etapa.

Cada organização possui uma característica, mas o mais importante é o levantar de uma única pessoa que incentiva a outra e juntas transformam o ambiente. Esse levantar está fundamentado na oração sincera e resoluta. “O ímpeto para a vitória sempre começa com um único indivíduo comprometido, uma única pessoa que se empenha para a causa com abnegada dedicação. Essa é uma regra eterna”.2

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria – Foto: Colaboração local

Podemos, a cada edição do Brasil Seikyo, ler os exemplos de superação das organizações que desafiaram suas circunstâncias. O que parecia impossível se tornou possível com a união de todos. Nós somos bodisatvas da terra que juramos, no remoto passado, promover o progresso do kosen-rufu. Se hoje algumas questões atrapalham o desenvolvimento, renovemos nossa decisão. Vamos sintonizar nosso coração ao ritmo constante da vitória.

Quebrando todos os limites, que possamos vencer e viver da forma mais valorosa possível no grande movimento pelo kosen-rufu! Façamos da Liga Monarca a bússola que direciona nossa vida como digno discípulo Ikeda que vence diariamente. Basta uma única pessoa, e essa pessoa é você.

Ricardo Miyamoto

Coordenador da Divisão Sênior da BSGI

Notas:

  1. Cf. Terceira Civilização, ed. 640, dez. 2021, p. 48-63.
  2. Brasil Seikyo, ed. 1.730, 10 jan. 2004, p. A3.

Saiba mais

Para acessar o site da Liga Monarca, clique aqui.

Veja também

Cartaz da Liga Monarca, clique aqui.

Fotos: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO