ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 23/01/2021 15:34
ESPECIAL/REDAÇÃO
Os próximos dez anos serão decisivos
Reprodução Desenho de ilustração Editora Brasil Seikyo – BSGI
Se pudéssemos alterar a frase “Espelho, espelho meu (…)”, do filme Branca de Neve, para “Espelho, espelho meu, como estaremos daqui a dez anos?”, ficaríamos felizes com o que esse espelho refletisse?
Em vez de deixar que alguém decida nosso futuro, que tal assumirmos o fluxo da vida com objetivos e ações claros? Nas próximas páginas, separamos algumas dicas para “limpar” o espelho da nossa vida, assim como Nichiren Daishonin afirma:
A mente que se encontra encoberta pela ilusão da escuridão inata da vida é como um espelho embaçado; mas, ao ser polida, tornar-se-á como um espelho límpido, que refletirá a natureza essencial dos fenômenos e da realidade. Manifeste profunda fé polindo seu espelho dia e noite. Como deve poli-lo? Não há outra forma senão recitar o Nam-myoho-renge-kyo. (CEND, v. I, p. 4)
Passagem para 2030!
Daqui a dez anos, celebraremos o centenário de fundação da Soka Gakkai e também os setenta anos de existência da BSGI. Veja o que nosso mestre, presidente Ikeda, incentiva na Mensagem de Ano-Novo1 e na mensagem comemorativa dos sessenta anos de fundação da nossa organização.2
Os próximos dez anos são cruciais para estabelecer e perpetuar com firmeza o poderoso fluxo do kosen-rufu pelo eterno futuro dos Últimos Dias da Lei. Neste importante ano que marca o início dessa década, vamos trabalhar e avançar juntos ainda com maior harmonia e alegria, vencendo cada desafio que se apresentar.
***
Visando, primeiro, os setenta anos da BSGI, vamos recitar um vibrante daimoku diariamente para estimular até mesmo o estado de buda dos amigos ao redor e expandir a rede de solidariedade da paz e da felicidade!
Parece que 2030 está muito longe, porém, lendo os trechos acima, percebemos a oportunidade de trilhar o caminho da vitória absoluta construindo alicerces a partir de agora, em 2021. Entretanto, sempre surgem dúvidas, medos, desânimo, enfim, forças que tentam atrapalhar nosso objetivo.
O presidente Ikeda diz:
Nunca pensei em protelar as coisas nem adiar minhas realizações. A pessoa que não tem grandes sonhos e objetivos na juventude não consegue alcançar coisas grandiosas. A Soka Gakkai é uma organização que inspira os jovens a acalentar supremas esperanças e ideais. (Brasil Seikyo, ed. 1.966, 6 dez. 2008, p. A5)
Planejamento, ação, esforço e oração
No livro Coragem, encontramos um capítulo inspirador. Nele, o presidente Ikeda incentiva um jovem que, mesmo se esforçando tanto no trabalho como nas atividades da organização, se sentia desapontado por não ver os resultados esperados. Eis que Ikeda sensei o incentiva da seguinte maneira:
Não há necessidade de se sentir impaciente. Esse é o momento de criar, segura e firmemente, as causas para a vitória futura — plantar as sementes que produzirão frutos mais tarde. [Ao se cultivar uma floresta], algumas das sementes podem ser levadas pelos pássaros. Se isso acontecer, simplesmente plante outras. Alguns brotos que surgirem podem ser destruídos pelas intempéries. Novamente plante outros. Repetindo o processo várias vezes produzirá, no fim, uma vasta floresta. Esse é o princípio do budismo. Acreditar que um novo dia nascerá é o espírito do Budismo Nichiren. O importante é não desistir (…) O fato de estar desafiando a si mesmo é a prova da vitória. Vencer significa jamais sucumbir ao derrotismo. (p. 76)
Depois de escrever e planejar nossos objetivos, é essencial agirmos.
O importante é continuarmos sempre avançando para concretizar nossos objetivos. É realmente verdade que não avançar é o mesmo que retroceder. Quando desafiamos as circunstâncias com uma forte determinação, percebemos de repente que tudo o que antes parecia ser incômodo e difícil não era de fato assim tão ruim. (RDez, ed. 89, maio 2009, p. 11)
Assim como uma árvore demora para crescer ou uma rosa leva um tempo para florir, precisamos sempre nos lembrar do nosso objetivo principal, além da sincera oração.
E também devemos retomar o exemplo do direcionamento dado no romance Nova Revolução Humana pelo presidente Ikeda a um agricultor (aqui no Brasil), que estava atolado em dívidas por conta de safras malsucedidas. Ao ser questionado sobre as várias condições de plantio (condições do solo, adubação, cuidados adequados), o agricultor não soube responder.
Antes de tudo, para não repetir o erro, o senhor deve avaliar o que causou o insucesso na colheita. O senhor pode consultar e ouvir os agricultores que tiveram êxito na colheita e anotar o que eles têm para dizer. Procure também tomar as devidas providências para evitar outros fracassos. As pessoas que levam realmente a sério o que fazem constantemente estudam e empregam a criatividade para resolver problemas. Se negligenciar tudo isso, não obterá sucesso. É um grande erro pensar que terá uma colheita farta só porque está se empenhando na prática da fé. O budismo é um ensinamento da mais suprema razão. Portanto, a força da sua fé deve se manifestar no estudo, no planejamento, na criatividade e nos esforços redobrados. (NRH, v. 1, p. 237)
O que aprendemos com o exemplo do Mestre? Não adianta apenas pensar que tudo dará certo porque estamos nos dedicando à prática da fé. O objetivo do budismo é a atuação para obter a vitória, e isso está em nós. Basta acreditar, planejar e agirmos em busca desse propósito.
Outro ponto a se observar é nossa oração de juramento.
A oração do Budismo de Nichiren Daishonin é um juramento. É a oração em que se decide: “Vou realizar sem falta”. Fortalecer essa decisão resulta no esforço imbuído de seriedade e a concretização dos objetivos lançados. Budismo é razão. Não é nenhum poder misterioso. Esta fé é para realizar a revolução humana. Se a oração for logo respondida, pode ser que criem o pensamento: “Mesmo sem muito esforço, tudo dará certo”. Se for assim, não existirá o verdadeiro desenvolvimento como pessoa. Ao orarem e se esforçarem, os desejos que existem no fundo do coração serão atendidos infalivelmente. A pessoa que recita o daimoku trilhará uma juventude e uma vida de grandes vitórias. Por isso, vocês não devem ser derrotados pelas dificuldades e tristezas momentâneas só porque os resultados não correspondem ao que desejaram incialmente. Não devem se afobar. Ao longo da vida surgem muitas provações, como doenças, dificuldades financeiras e problemas de relacionamento. Mas aqueles que continuarem a orar conseguirão transformar todas as adversidades em uma maravilhosa história de vitórias. Sem falta chegará o momento em que olharão para trás e refletirão que pelo fato de terem enfrentado os obstáculos é que são o que são. Esta fé é para isso. (RDez, ed. 155, nov. 2014, p. 6)
Com certeza, os passos de hoje culminarão em nossas vitórias todos os dias e até chegar em 2030. Que possamos enxergar todas as questões como oportunidades para polir nosso espelho da vida com coragem, alegria, determinação e vitória. E inspirando outras pessoas a fazer o mesmo, movimento que chamamos de kosen-rufu.
Notas:
- Brasil Seikyo, eds. 2.544 e 2.545, 31 dez. 2020, p. 1.
- Brasil Seikyo, ed. 2.535, 10 out. 2020, p. 3.
Sugerimos as seguintes leituras:
Mensagem do presidente Ikeda para a 46ª Reunião Nacional de Líderes da Nova Era do Kosen-rufu Mundial, publicada no Brasil Seikyo, ed. 2.530, 5 set. 2020, p. 3.
Mensagem do presidente Ikeda para a 47a Reunião Nacional de Líderes da Nova Era do Kosen-rufu Mundial, comemorativa do 90º aniversário de fundação da Soka Gakkai. Na ocasião, foi anunciado o tema de 2021, “Ano da Esperança e da Vitória”, publicado no Brasil Seikyo, ed. 2.538, 7 nov. 2020, p. 3.