ROTANEWS176 E POR OVNHOJE 11/11/2021 11:51
O ambicioso plano da agência espacial de pousar humanos na Lua em 3 anos foi adiado.
Reprodução/Foto-RN176 Crédito: NASA
Em 2019, o vice-presidente Mike Pence anunciou que os astronautas dos EUA caminhariam na superfície lunar em apenas 5 anos através do programa Artemis em andamento da NASA.
Porém, desde então as coisas não saíram exatamente conforme o planejado.
No início deste ano, foi relatado que os novos trajes espaciais que seriam usados pelos astronautas durante sua viagem à Lua não estariam prontos a tempo, fazendo com que o prazo de 2024 parecesse improvável.
As coisas foram de mal a pior quando a falta de financiamento, juntamente com uma disputa legal entre NASA, SpaceX e Blue Origin, também atrasou a data de conclusão do novo módulo lunar.
Como esperado, portanto, o administrador da NASA, Bill Nelson, agora confirmou que a missão de pousar astronautas na superfície lunar foi adiada para 2025, no mínimo.
Ele disse:
“Retornar à Lua o mais rápido e seguro possível é uma prioridade da agência.
No entanto, com o processo recente e outros fatores, o primeiro pouso humano sob Artemis provavelmente não será antes de 2025.”
As questões legais resultaram da concessão do contrato da NASA para construir o módulo lunar para a SpaceX, uma decisão que Jeff Bezos da Blue Origin contestou veementemente porque argumentou que a NASA havia estipulado anteriormente que o contrato seria concedido a mais de um licitante.
A decisão de concedê-lo exclusivamente à SpaceX acabou por se reduzir a um inesperado déficit de financiamento.
No entanto, nem tudo está perdido, já que a primeira missão de teste sem parafusos da espaçonave Orion da NASA e do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) ainda está programada para acontecer no próximo ano.
Devemos ainda ver um pouso tripulado na Lua em um futuro não muito distante – simplesmente levará um pouco mais de tempo do que a NASA havia previsto anteriormente.