NASA divulga novidades de planeta com três estrelas e órbita de 400 anos

ROTANEWS176 E POR IG 16/01/2021 08:00

KOI-5ab, planeta identificado pela Missão Kepler, teve “existência confirmada” em 2018 e integra inusitado sistema de estrelas triplas

Reprodução/Foto-RN176 NASA divulgações novas informações do KOI-5Ab, descoberto ainda em 2009 – Caltech/R. Hurt

Em 2009, a NASA deu início ao projeto que ficou conhecido como Kepler e colocou no espaço uma sonda que teria a missão de encontrar planetas com características habitáveis fora do Sistema Solar ao longo dos próximos nove anos. Um dos primeiros a ser encontrado foi o KOI-5Ab, que tinha metade do tamanho de Saturno e orbitava um sistema com múltiplas estrelas.

Agora, 12 anos após o “contato inicial” e tendo sido deixado de lado por conta da grande quantidade de candidatos identificados pela sonda, o  KOI-5Ab voltou a ganhar os holofotes no início desta semana, quando os pesquisadores divulgaram novas e interessantes informações sobre sua estrutura e o sistema em que orbita durante evento virtual da Sociedade Americana de Astronomia.

“O KOI-5Ab acabou sendo abandonado porque ele era bastante complicado de ser estudado e nós acabamos nos deparando com outros milhares de candidatos.Como nós aprendíamos coisas novas com a Kepler  todos os dias, ele foi, basicamente, esquecido”, afirmou David Ciardi, chefe da equipe do Instituto de Ciências de Exoplanetas da NASA .

Leia também

Graças aos esforços de observação da segunda missão de ‘ caça aos planetas ‘ da NASA, conhecida como TESS , em parceria com diversos telescópios terrestres, Ciardi revela que os pesquisadores puderam desvendar uma série de mistérios envolvendo o  KOI-5Ab que trouxeram detalhes intrigantes sobre sua existência: “trouxemos ele de volta dos mortos”.

Sistema de três estrelas

 Reprodução/Foto-RN176 Obtenção dos dados só possível com a sinergia entre as pesquisas feitas no espaço e na Terra – Caltech/R. Hurt

Parecido com um gigante gasoso como Júpiter e Saturno devido ao seu tamanho, o KOI-5Ab é o primeiro exoplaneta identificado pela NASA em um sistema composto por três estrelas: aquela à qual ele orbita e outras duas, que “circulam” em órbitas mais espaçadas.