ROTANEWS176 E POR OVNIHOJE 27/05/2023 19:36
.A NASA diz que encontrou o local de impacto do módulo de pouso lunar da empresa japonesa ispace, que causou um forte impacto na superfície lunar no mês passado.
Reprodução/Foto-RN176 Imagens em tiradas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da agência mostram quatro grandes crateras pontilhando a superfície da Lua, provavelmente os restos do módulo de pouso HAKUTO-R Mission 1 da ispace.A empresa de espaçonaves robóticas esperava se tornar a primeira a pousar e operar uma espaçonave com financiamento privado na superfície lunar. Mas em 25 de abril, o controle da missão em Tóquio perdeu contato com o módulo de pouso logo após ajustar sua órbita para se aproximar da superfície lunar.
Um fundador da ispace, Takeshi Hakamada, disse durante uma transmissão ao vivo na época:
“Não confirmamos a comunicação do módulo de pouso. Nossos engenheiros continuarão a investigar.”
Apenas um dia depois, o LRO da NASA sobrevoou o local do impacto, adquirindo dez imagens que cobrem uma região de aproximadamente 40 por 45 quilômetros. A equipe do LRO comparou essas imagens com as tiradas do mesmo local antes do impacto e descobriu uma “mudança de superfície incomum perto do local de pouso nominal”, de acordo com uma postagem no blog elaborada pelo engenheiro de pesquisa sênior do LRO, Emerson Speyerer.
RN176 Atualização de status no ispace HAKUTO-R Mission 1 Lunar Lander
Observações futuras podem lançar mais luz sobre o assunto.
O post no blog diz:
“Este local será analisado mais detalhadamente nos próximos meses, pois o LROC terá a oportunidade de reimaginar o local sob várias geometrias de iluminação e visualização.”
Não seria a primeira vez que o LRO avistou os restos de sondas pousadoras que caíram na superfície lunar. Em 2019, o orbitador descobriu o local do acidente da sonda Beresheet da SpaceIL, sem fins lucrativos, israelense. Mais tarde naquele mesmo ano, a espaçonave avistou o campo de destroços do módulo de aterrissagem Vikram da Índia.
Apesar de ter falhado na primeira tentativa, a liderança da ispace diz que não vai desistir.
Hakamada disse no mês passado: