VÍDEO: DA APRESENTAÇÃO DO X-59
ROTANEWS176 12/01/2024 13h55 Por Rodrigo Mozelli
Avião promete ser “silencioso” e não produzir estrondo supersônico, mas, sim, um “baque” bem mais silencioso.
Reprodução/Foto-RN176 Imagem: Reprodução/YouTube/NASA
Nesta sexta-feira (12), a NASA enfim revelou o X-59, jato supersônico desenvolvido em parceria com a Lockheed Martin durante seis anos. O avião promete ser “silencioso” e não produzir estrondo supersônico, mas, sim, um “baque” bem mais silencioso.
O modelo, voltado para viagens comerciais, já havia aparecido antes, porém, não saiu do hangar e ainda está sem alguns componentes internos e com pintura externa inacabada. Ele fará parte da missão Quest (leia sobre no fim deste texto).
O jato supersônico está no centro da missão Quest, da NASA, em Palmdale, Califórnia (EUA). Com o X-59, a NASA espera reunir dados que poderão revolucionar as viagens aéreas e, assim, poderemos ter, no futuro, aeronaves comerciais capazes de viajar mais rápido que a velocidade do som.
X-59, avião supersônico civil da NASA
- O X-59 possui 30,3 m de comprimento e 8,99 m de largura;
- Seu nariz fino e cônico possui quase um terço de seu comprimento e quebrará as ondas de choque que, normalmente, resultariam em aeronave supersônica causando estrondo sônico;
- Para tanto, a cabine fica localizada quase na metade do comprimento do avião, não possuindo para-brisa;
- Em seu lugar, foi desenvolvido o eXternal Vision System, composto por várias câmeras de alta resolução que alimentam monitor 4K na cabine;
- O motor, desenvolvido pela General Electric, está equipado na parte superior e sua parte inferior é lisa, de modo a ajudar a evitar que ondas de choque se fundissem atrás da aeronave e causassem estrondo sônico;
- Segundo a NASA e a Lockheed Martin, o jato pode chegar a mais de 1,44 mil km/h.
Confira o X-59 finalizado:
Reprodução/Foto-RN176 Imagem: Divulgação/Locheed Martin
A aeronave já deve decolar em 2024 e, depois, fará seu primeiro voo supersônico. Serão realizados vários voos de teste na Skunk Works, onde está atualmente, antes de ser transferida para o Armstrong Flight Research Center da NASA em Edwards, Califórnia, local de sua base de operações.
Esta é grande conquista que só foi possível graças ao trabalho árduo e engenhosidade da NASA e de toda a equipe X-59. Em apenas alguns anos, passamos de um conceito ambicioso à realidade. O X-59 da NASA ajudará a mudar a forma como viajamos, aproximando-nos mais em muito menos tempo.
Pam Melroy, vice-administradora da NASA
Dee Dee Myers, consultora econômica sênior do governador da Califórnia, ainda deu um exemplo de viagem que o X-59 poderá encurtar no futuro: atualmente, uma viagem de Nova York até Los Angeles dura, em média, seis horas. Com a nova tecnologia supersônica, esse percurso pode ser percorrido em metade do tempo.
É emocionante considerar o nível de ambição por trás do Quest e seus benefícios potenciais. A NASA compartilhará os dados e a tecnologia que geramos nesta missão única com os reguladores e com a indústria. Ao demonstrar a possibilidade de viagens comerciais supersônicas silenciosas por terra, buscamos abrir novos mercados comerciais para empresas dos EUA e beneficiar viajantes de todo o mundo.
Bob Pearce, administrador associado de pesquisa aeronáutica na sede da NASA em Washington
Uma vez que os testes de voo forem concluídos pela NASA, o X-59 voará por cidades dos EUA que serão previamente selecionadas para coletar informações sobre o som que o X-59 gera e como será percebido pelas pessoas em terra.
Reprodução/Foto-RN176 Renderização do cockpit (Imagem: Divulgação/Locheed Martin)
Os dados serão enviados para a Administração Federal de Aviação dos EUA e a reguladores internacionais. A depender do resultado, o limite de velocidade de aviões civis poderá ser revisto.
Em ambas as equipes, cientistas, engenheiros e artesãos de produção talentosos, dedicados e apaixonados colaboraram para desenvolver e produzir esta aeronave. Estamos honrados por fazer parte desta jornada para moldar o futuro das viagens supersônicas por terra ao lado da NASA e de nossos fornecedores.
John Clark, vice-presidente e gerente geral da Lockheed Martin Skunk Works
Reprodução/Foto-RN176 Imagem: Divulgação/Locheed Martin
Vale lembrar que o X-59 -e um avião experimental único, e não um protótipo, sendo que suas tecnologias vão balizar as futuras gerações de aeronaves supersônicas silenciosas.
Concorde: primeiro jato supersônico civil
Em 1973, por exemplo, quando o Concorde começava a ganhar espaço em voos civis, as autoridades estadunidenses restringiram a velocidade que podiam sobrevoar regiões habitadas. O motivo? O forte ruído que geravam ao cruzar a barreira do som.
Nem mesmo o primeiro e único avião supersônico civil do mundo conseguiu contornar essa proibição. O X-59, entretanto, pode mudar isso.
RN176; Assista ao vídeo da apresentação da NASA em parceria com Lockheed do jato supersônico que levou seis anos o projeta para ser apresentado no mercado. Deixe o seu comentário desta nova tecnologia supersônica americana?
FONTE: OLHAR DIGITAL