Nasce a Soka Gakkai

ROTANEWS176 E REVISTA TERCEIRA CIVILIZAÇÃO 23/11/2010 23:40

Soka Gakkai 80 anos

 

Reprodução/Foto-RN176 Reprodução/Foto-RN176 Da direita para esquerda  Tsunesaburo Makiguchi educador pedagogista criador da teoria pedagógica “teoria da criação de valor” fundador pioneiro e presidente sendo o primeiro Mestre da Soka Gakkai  Josei Toda educador, pacifista e discípulo tinha, educador pedagogista Tsunesaburo Makiguchi como mestre, e após falecimento do seu mestre ele se tornou-se  o segundo presidente e Mestre da Soka Gakkai 

 

Da direita para esquerda: O mestre Tsunessaburo Makiguti e seu discípulo Jossei Toda 

                  Em 1920, Jossei Toda deixa a Vila Atsuto rumo a Tóquio para trabalhar como professor. Trazia, no coração, o desejo de encontrar um mestre da vida. Durante uma entrevista de emprego na Escola Primária Nishimati, conhece o diretor da escola. Tsunessaburo Makiguti. Incisamente. Toda lhe pede uma chance para trabalhar garantindo transformar os piores alunos nos melhores da classe.

               O professor Toda percebeu que o diretor era uma pessoa diferente, pois a atuação como educador revelava ideias inovadoras, sem a rigidez da educação imposta pelo governo militar. De imediato, a postura humanista do diretor conquistou o jovem Toda. Ele finalmente havia encontrado seu mestre da vida.

                Jossei Toda estava com 19 anos e Tsunessaburo Makiguti com 47. Juntos, eles desenvolveram muitos projetos educacionais, voltados para a criação de valor na vida dos estudantes.

                  Em 1928 (ano de nascimento de Daisaku Ikeda), os dois educadores foram apresentados ao Budismo de Nitiren Daishonin, no qual encontraram respostas para dúvidas que os atormentavam e inspiração para cumprir seus ideais humanísticos.

                                                        A origem do nome

 

             Certa noite, em 1929, os professores Makiguchi e Toda discutiam sobre os detalhes da obra que Tsuesaburo Makiguchi desejava publicar sobre educação. “Qual é o objetivo de sua teoria educacional?”, perguntou Toda. “Criar valor”, respondeu o diretor. “Então, vamos chama-la de ‘educação Soka’ (criação de valor)”, concluiu Toda.

           O princípio de criação de valor – do belo, do benefício e do bem – evoca um nome de profunda filosofia e caráter. Além disso, leva esperança à sociedade mundial.

           Esse projeto era inovador e Josei Toda se empenhou para que tudo saísse da melhor forma. “Será preciso dinheiro. Toda”. Disse o diretor. “Não tenho muito, mas darei de bom grado tudo o que tenho – dezenove mil ienes”, respondeu o discípulo.

           Os dois investiram todas as economias que tinham na publicação. Para levantar mais fundos. Josei Toda teve a ideia de realizar exames admissionais para o ensino médio. Em pouco tempo, o projeto se tornou um sucesso e eles conseguiram a quantia necessária para a publicação do livro.

            Desde a escolha do nome, passado pela sintetização do conteúdo até a impressão, tudo foi feito por Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda. O esforço resultou na publicação da obra em 18 de novembro de 1930. Nascia ali a Soka Kyoiku Gakkai (Sociedade Educacional de Criação de Valores). Os integrantes realizavam atividades educacionais e religiosas, com base no Budismo Nitiren.

            Tsunesaburo Makiguchi percebeu que o Budismo praticado pelo templo não correspondia ao desejo de Nitiren Daishonin de difundir o ensino para todas as pessoas. Naquela época, a prática do Budismo se restringia a ir ao templo e assistir à cerimônia realizada pelo clero. Os praticantes não tinham Gohonzon e não podiam recitar o Gongyo. Ou seja, não havia prática do adepto; definitivamente não correspondia ao desejo do Buda. Compreendendo o Budismo diretamente sob a visão de Nitiren Daishonin, Makiguti Sensei e Jossei Toda instituíram a prática budista do Gongyo e do Daimoku aos membros da Organização.

RN176; Veja o vídeo didático da vida do segundo presidente  Josei Toda. E faça o seu comentário!