ROTANEWS176 24/05/2025 10:35 ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
O dia 6 de junho marca os 154 anos do nascimento de Tsunesaburo Makiguchi, primeiro presidente da Soka Gakkai, que dedicou a vida à justiça e à criação de seres humanos valorosos.
Reprodução/Foto-RN176 Tsunesaburo Makiguchi, primeiro presidente da Soka Gakkai …
Nascido no dia 6 de junho de 1871, na Vila de Niigata, no Japão, Makiguchi sensei recebeu o nome de Tyoshiti Watanabe. De família muito humilde, foi criado pelo pai, Tyomatsu, e pela mãe, Ine, até os cinco anos de idade. Depois, o tio Zendayu Makiguchi o adotou e dele recebeu o sobrenome Makiguchi.
Ao completar 15 anos, Makiguchi foi morar com outro tio, Shiroji, na cidade de Otaru. O tio era muito pobre e não tinha como colocá-lo na escola. Então, desde cedo, o jovem teve de trabalhar para ajudar nas despesas de casa. Seu chefe gostou dele e, quando foi transferido para Sapporo, levou-o consigo. Lá, ele conseguiu estudar e, aos 22 anos, formou-se professor e mudou seu nome para Tsunesaburo. Em 1894, casou-se com a jovem Kuma e tiveram oito filhos, quatro meninas e quatro meninos.
Tempos mais tarde, ele se mudou para Tóquio. Em outubro de 1903, publicou sua grande obra, intitulada Jinsei Chirigaku [Geografia da Vida Humana].
Desde essa época, outro educador, Josei Toda, buscava seriamen-te um mestre para seguir na vida. Ao se mudar para Tóquio, ele conheceu Makiguchi, que já atuava como diretor de escola fundamental, e se simpatizou com as ideias dele. Pouco tempo depois, o jovem começou a trabalhar com Makiguchi, passando a considerá-lo seu mestre e apoiando-o em todos os aspectos.
Reprodução/Foto-RN176 Ele ministra palestra sobre a teoria educacional da Soka Kyoiku Gakkai, precursora da Soka Gakkai
Encontro com o budismo
O professor Makiguchi almejava a consolidação de um sistema pedagógico que possibilitasse às crianças conquistarem a felicidade com as próprias mãos e se tornarem adultos independentes. Ele desenvolveu a “teoria do valor” e procurou aprofundá-la para ser o alicerce dos seus conceitos educacionais.
Nesse meio-tempo, por intermédio de outro diretor de escola, encontrou o Budismo de Nichiren Daishonin e, em 1928, aos 57 anos, converteu-se a essa filosofia. O professor Josei Toda, seguindo seu mestre, também abraçou a prática budista no mesmo ano.
Fundação da Soka Gakkai
No dia 18 de novembro de 1930, o professor Makiguchi publicou o primeiro volume de Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor]. Na obra, foi utilizado, pela primeira vez, o nome Soka Kyoiku Gakkai. Por esse motivo, a data de sua publica-ção, 18 de novembro de 1930, é considerada o Dia da Fundação da Soka Gakkai.
No início, a organização reunia educadores que simpatizavam com o sistema educacional Soka. Mas rapidamente a participação foi estendida para não educadores e se desenvolveu como uma organização de pessoas praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin.
Em 1940, com o início da guerra, o governo japonês obrigou os líderes da Soka Gakkai a abandonar o budismo e a praticar o xintoís-mo. Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda não aceitaram essa imposição do governo e foram presos.
Espírito indomável
No dia 18 de novembro de 1944, Tsunesaburo Makiguchi apresentou um quadro de desnutrição grave em virtude da idade avançada e acabou falecendo, misticamente, no dia 18 de novembro, data de fundação da Soka Gakkai, como mártir aos 73 anos, na prisão em Tóquio.
Josei Toda foi libertado da prisão em julho de 1945, poucas semanas antes do fim da guerra. Jurando perpetuar a obra e os princípios do seu mestre, Josei Toda reconstruiu a organização e a renomeou como Soka Gakkai. Hoje, tornou-se um dos maiores e mais dinâmicos movimentos do budismo socialmente engajados no mundo.
As ideias educacionais de Makiguchi foram implementadas pelo sucessor de Josei Toda, Daisa-ku Ikeda, que estabeleceu uma rede de escolas Soka da educação infantil ao nível universitário no Japão e em outros países. As teorias de Makiguchi sobre a educação criadora de valor inspiraram um número crescente de pesquisas, bem como projetos inovadores no mundo. Ikeda sensei afirma:
O presidente Makiguchi adotou o Gosho como seu mestre, enfrentando enormes perseguições e revitalizando o budismo num perío-do em que a prova da existência da Lei corria o risco de ser extinta. Seus esforços revelam que ele era um visionário e pioneiro real-mente extraordinário. Makiguchi foi, sem dúvida, um legítimo mestre do budismo na época atual.1
Veja mais conteúdos sobre a vida e as realizações de Makiguchi sensei
Makiguchi — Uma Vida Inteira em Busca da Justiça e dos “Valores Humanos”, palestra proferida por Ikeda sensei no Centro Simon Wiesenthal, em 4 de junho de 1996. Publicada em duas partes na revista Terceira Civilização, eds. 659 (parte 1) e 660 (parte 2) , de julho e agosto de 2023
Tsunesaburo Makiguchi: Protagonista da Transformação Social pela Criação de Valor, da série “Reflexões sobre Cidadania”, parte 12, publicada no Brasil Seikyo, ed. 2.643, 23 set. 2023 .
Livro Educação Soka — Por uma Revolução na Educação Embasada na Dignidade da Vida , de Daisaku Ikeda, com base nos ideais educacionais de Makiguchi sensei.
Ouça
Podcast sobre como começou o interesse de Makiguchi sensei pelo Budismo de Nichiren Daishonin.
Assista
Ao vídeo sobre a história da Soka Gakkai e a luta dos Três Mestres para proteger e propagar o budismo no mundo.
Fontes:
Brasil Seikyo, ed. 2.587, 13 nov. 2021, p. 6 e 7.
Idem, ed. 2.616, 13 ago. 2022, p. 24 e 25.
Nota:
- IKEDA, Daisaku. Empenho Corajoso. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 2, p. 216, 2019.
FONTE: JORNAL SEIKYO SHIMBUN