ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 18/12/2021 11:09
MENSAGEM DIVISÃO DOS JOVENS DA BSGI
Reprodução/Foto-RN176 Monique Tiezzi Coordenadora da Divisão dos Jovens da BSGI – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
Querida juventude Soka do Brasil,
Feliz “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”! Vamos receber este novo e esperançoso ano com revigorada disposição, conduzindo cada dia com saúde, sabedoria e coragem junto com todas as pessoas ao nosso redor.
Que bom ter você aqui após vivermos tantas batalhas em 2021, desde a persistência da pandemia, vitimando entes queridos, o cansaço da rotina virtual, a crise socioeconômica e o impacto direto na educação e no mercado de trabalho até a ansiedade de ser jovem e enfrentar tudo isso, faltando esperança em alguns momentos, dando um passo milimétrico em outros, mas sem se deixar desencorajar.
Por isso, sinta nosso forte abraço em agradecimento a sua força e persistência em seguir avançando, à energia para desafiar o daimoku e buscar a vitória, e à generosidade em acolher e incentivar os amigos Soka, sem permitir que ninguém ficasse para trás em 2021, “Ano da Esperança e da Vitória”. Muito obrigada!
“Ainda não fui desencorajado” — esse brado de Nichiren Daishonin expressa o espírito invencível Soka, tão necessário nestes últimos dois anos para chegarmos até aqui. Sobre ele, nosso mestre nos incentiva:
A vida é a luta constante entre a / desistência de pensar / “é impossível fazer mais que isso” / e “se comprometer fazer o suficiente”. / Devemos vencer a batalha interna de / “jamais desistir e jamais ser derrotado”. / “Mesmo diante de tudo isto, / ainda não fui desencorajado” — eis a essência do Budismo Nichiren do espírito de “jamais ser derrotado”.1
E 2022 representa a esperança de um novo momento da humanidade, da construção do futuro que desejamos e da mudança do mundo para uma direção positiva. Para tanto, nós, jovens, possuímos uma missão clara: transformar as cicatrizes de tudo o que vivemos nestes dois últimos anos na oportunidade de abrir uma nova era de potencial pleno de felicidade ao alcance de todas as pessoas. Com esse espírito invencível que supera a indiferença, a desilusão e o pessimismo, chegou o momento de virarmos a chave e fazermos história!
Essa é a expectativa de Ikeda sensei ao denominar 2022 como “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico” e também o significado do badalar do “Quarto Sino” do segundo ciclo dos “Sete Sinos” no dia 3 de maio. Uma característica comum do “Ano dos Jovens” é que todos esses períodos se tornaram marcos históricos da Soka Gakkai na luta pelo kosen-rufu. Por exemplo, o primeiro “Ano dos Jovens” foi em 1951, quando o presidente Josei Toda assumiu a presidência da Soka Gakkai, foram fundadas a Divisão Masculina de Jovens e Divisão Feminina de Jovens e, ainda, quando a diretriz eterna “O que constrói a nova era é a força e paixão dos jovens” se tornou o espírito de luta da juventude. Já 1961, também “Ano dos Jovens”, representou a resposta do discípulo à confiança do mestre, com a realização das Convenções dos 100 mil DMJ e 85 mil DFJ sob a liderança do presidente Ikeda.2
Em 2022, viveremos a “Jornada da Juventude Soka — a união da diversidade rumo a 2030”, um movimento de jovens de esperança que não foram desencorajados, e seguem criando valor no dia a dia, dedicando-se em seus desafios com seriedade e sinceridade, construindo um futuro de dignidade a todas as pessoas a partir de suas ações no presente, com base na filosofia humanística ensinada pelo Mestre.
Ter um espírito invencível é o mesmo que estar comprometido com o juramento de mestre e discípulo; é outra forma de descrever a condição de vida do estado de buda, pois constitui a força propulsora para a vitória da humanidade.3
Na prática, a “Jornada da Juventude Soka” representa a união de jovens com características e vivências completamente diferentes, que trilham o caminho de mestre e discípulo ao lado dos bons amigos, fortalecendo o espírito invencível que surge da prática da fé, sem deixar ninguém para trás.
Espero que vocês, jovens da Soka Gakkai, juntem-se com coragem e força e formem uma magnífica aliança dedicada à causa do bem. Ninguém lhes concederá a sabedoria e a força para ultrapassarem seus problemas. Vocês, jovens, precisam extrair essas potencialidades de dentro de si. Vocês possuem imensuráveis tesouros em sua jovem vida que ainda não foram completamente revelados, e a fé no Gohonzon é o caminho para trazê-los à tona.4
Se eu me levantar onde estou e você também, seremos a força de revitalização do nosso país e do mundo. Vamos juntos?
A juventude Soka é a força para transformar a época! Nós somos a esperança!
Um grande abraço!
Monique Tiezzi
Coordenadora da Divisão dos Jovens da BSGI
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 2.395, 11 nov. 2017.
- Cf. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 17, p. 23.
- Brasil Seikyo, ed. 2.441, 27 out. 2018.
- Idem, ed. 1.971, 17 jan. 2009.