ROTANEWS176 27/10/2023 12:15 ENCONTRO COM O MESTRE Por Dr. Daisaku Ikeda
Diante das provações, a solidariedade popular inabalável!
Reprodução/Foto-RN176 No dia seguinte à primeira palestra promovida na Universidade Harvard, Ikeda sensei visita a sede regional de Boston e, ao lado da esposa, Kaneko, expressa incentivos e gratidão aos membros da Divisão dos Estudantes que o recepcionam (set. 1991). Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press
Foi uma nova partida realmente feliz.
Neste momento em que comemora cinquenta anos de existência, o Departamento de Complexos Habitacionais iniciou a grande marcha da esperança, com as chamas de renovada energia vital, sob nova denominação de Departamento de Castelo da Felicidade.
Lembro-me de que isso aconteceu no final do outono do ano da transição da era Showa para Heisei (1989). Os preciosos amigos do Departamento de Complexos Habitacionais de Kansai me enviaram um álbum que transmitia o ambiente de árduos esforços realizados alegremente por todos. Juntando as mãos em oração pelas nobres flores de sorriso, criei uma caligrafia e a ofereci a eles.
O coração é
o imenso e vasto
castelo da felicidade.
De fato, conforme a passagem dos escritos “O corpo e a mente dela permeiam todo o mundo dos fenômenos num único momento”,1 os sublimes companheiros construíram, com coração imenso e vasto, o castelo da felicidade nos seus complexos residenciais e localidades do juramento seigan.
Quanta amizade e confiança os amigos do Departamento de Complexos Residenciais expandiram até hoje por meio de seus cumprimentos sinceros no dia a dia! Quanta contribuição eles continuam a oferecer à comunidade local por meio de incansáveis atividades na Associação de Moradores e do acúmulo de ações sábias de ajuda mútua! Assim, os complexos residenciais de profunda relação cármica vêm lançando seu brilho em busca de uma “federação de harmonia humana”, uma joia valiosa.
Diz-se que, atualmente, muitos complexos residenciais enfrentam diversas questões, tais como a diminuição da taxa de natalidade e o envelhecimento da população. O número de famílias compostas por uma única pessoa também tem aumentado. O formato dos edifícios vem mudando com construções mais altas e sistemas de fechamento automático.
A missão dos nossos membros é verdadeiramente grandiosa. Junto com minha esposa, estou orando intensamente todos os dias pela boa saúde e longevidade dos meus preciosos companheiros.
Nichiren Daishonin afirmou: “Invariavelmente, o nome possui a virtude de alcançar o próprio corpo”.2
Construam um corpo colaborativo de respeito ao ser humano e à dignidade da vida, aqui e acolá, sob a liderança da Coordenadoria das Comunidades Locais da Soka Gakkai! Desejo ininterruptamente que edifiquem um pacífico castelo da felicidade!
Boas relações humanas
Já faz trinta anos desde a realização da segunda palestra a convite da Universidade Harvard, localizada nas proximidades de Boston, sob o límpido céu de outono. O evento teve como palco o Centro Internacional do Diálogo, situado próximo a esse palácio do intelecto, e conseguimos promover intercâmbios da paz, cultura e educação em diversos níveis.
As obras de diálogo com o Dr. John Kenneth Galbraith (economia), o Dr. Nur Yalman (antropologia cultural), o Dr. Harvey Gallagher Cox (estudos das religiões), a Dra. Elise Boulding (estudos da paz), o Dr. Du Weiming (filosofia da história da China) e a Dra. Sarah Wider (literatura), que falam sobre o mundo e o futuro, também vêm se expandindo amplamente em múltiplos contextos.
Afirma-se que, desde 1938, por mais de oitenta anos, a Universidade Harvard vem conduzindo uma pesquisa científica, acompanhando muitas famílias, ultrapassando gerações, sobre as “causas principais para levar uma vida saudável e feliz”. O conhecimento mais importante obtido desses estudos se resume a um único ponto: “a necessidade de boas relações humanas”.3
É uma pesquisa realmente valiosa e muito instigante.
Desde a sua fundação, a Soka Gakkai vem demonstrando inúmeras comprovações de vida saudável e feliz, tanto de seus membros como de outras pessoas, por meio de “bons amigos”, isto é, das melhores relações humanas, exatamente de acordo com a passagem dos escritos de Nichiren Daishonin: “Deveríamos procurar um bom amigo”.4
Recordo-me também do meu venerado mestre, Josei Toda, que, em relação às diversas religiões, costumava propor a realização e o acompanhamento de uma pesquisa científica por cinco ou dez anos sobre a realidade da vida diária do praticante. É verdadeiramente o que afirma a passagem “E ainda mais importante que a razão e a prova documental é a prova real”.5
Justamente por vivermos uma época de grave isolamento e de divisão, gostaria de criar e expandir ainda mais a zona de segurança dos laços de vida na sociedade, tal como me referi na palestra proferida na Universidade Harvard: “A majestosa sinfonia do diálogo aberto”.
A teoria da completa transformação em sete anos
A rede de incentivos Soka conectada no mundo todo é o mais valioso tesouro a ser passado para as gerações futuras.
Há alguns dias, em 29 de setembro, isto é, no décimo quinto dia do oitavo mês do calendário lunar, tivemos a lua cheia que nos contemplou com seu brilho dourado. Naquela noite, os novos jovens responsáveis pela Divisão dos Estudantes [do Japão] deram uma vigorosa partida visualizando a próxima ocorrência da lua cheia no décimo quinto dia do oitavo mês do calendário lunar que será daqui a sete anos, no centenário da Soka Gakkai.
Katsu Kaishu, que completaria seu 200o aniversário de nascimento neste ano, foi a pessoa que defendia a “teoria da completa transformação em sete anos” de que, em cerca de sete, oito ou dez anos, as tendências mudam de direção e o coração das pessoas se transforma completamente.
Embora seja em outra dimensão, os mestres e discípulos Soka também vieram badalando o sino da vitória do kosen-rufu a cada sete anos.
Reprodução/Foto-RN176 Foto registrada por Ikeda sensei da janela do carro quando retornava de Osaka em direção a Tóquio após concluir a 258a visita a Kansai. Enquanto o conjunto habitacional à frente é envolto pelo crepúsculo, as nuvens no céu e no topo do Monte Fuji são tingidas na cor rosa do pôr do sol (Shizuoka, nov. 2007). Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press
Nichiren Daishonin ressalta em seus escritos sobre o encontro dos bodisatvas da terra: “Todos haviam se reunido (…) como a relva na Planície de Musashino ou as árvores que cobrem o Monte Fuji”.6 Estou orando e cuidando, com o sentimento de refletir sobre o espelho claro dos céus, da majestosa expansão da legião de “valores humanos” no centenário de fundação da Soka Gakkai.
Avance com honestidade e sinceridade
Com a diplomacia embasada nos quatro ideogramas com que se escreve “honestidade e sinceridade”, Katsu Kaishu salvou Edo [atual Tóquio] das guerras e dos distúrbios.
Ele continuou avançando “com esse rumo inabalável e resoluta autoconfiança”. Sua crença era de que, dessa maneira, “mesmo com as pessoas, antes consideradas inimigas, poderia criar uma amizade a ponto de mutuamente abrirem o coração”.7
Sem dialogar, não é possível criar uma nova época. Se continuar falando com toda a honestidade, certamente mudará o coração da outra pessoa.
Com tom de voz típico de um nativo de Edo, Kaishu fez a análise de personalidades de todos os tempos. No topo de sua lista de pessoas da antiguidade que ele considerava persistentes se encontra Nichiren Daishonin. Kaishu o admira com espanto: “Ele não fraquejava de forma alguma, e ultrapassava quaisquer situações de dificuldade”. 8
Nós temos a importante missão de realizar o kosen-rufu mundial, que é o testamento do Buda. Possuímos a estratégia do Sutra do Lótus transmitida diretamente por Daishonin.
Devemos repelir quaisquer condições adversas, criar aliados e aumentar o número de companheiros, tornando possível o impossível, e transformando tudo de veneno em remédio.
A missão da “pacificação da terra”
Na momento da realização do Exame de Budismo de Primeiro Grau e de Terceiro Grau da Divisão dos Jovens realizado em todo o Japão, quero louvar mais uma vez os esforços dos candidatos de espírito de procura, das pessoas que os apoiaram e das comissões. Independentemente da aprovação ou não no exame, estou certo de que haverá imensurável expansão da boa sorte e do aprofundamento da condição de vida de cada pessoa.
Nesse exame, uma das matérias incluía o tratado Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra.
O grande desejo do kosen-rufu da Soka Gakkai é, em si, o juramento seigan pela “pacificação da terra”. A missão de propagar a Lei Mística para o mundo inteiro é a mesma daquela de realizar a paz e a tranquilidade para todas as pessoas.
As calamidades naturais, epidemias e guerras recentes apontam para a realidade de que a humanidade se encontra diante de uma grande questão crucial.
No tratado Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra, o anfitrião responde ao visitante que lamenta o cenário trágico da sociedade: “Tenho meditado, sozinho, sobre o assunto com indignação”.9 E, então, inicia o diálogo: “Vamos analisar minuciosamente a questão”.10
Se apenas nos entristecermos e lamentarmos diante de uma tragédia real, nada mudará. O que fazer para mudar? Deve-se pensar de forma proativa, orar com seriedade e dar um passo juntos para romper o impasse. Aí se encontra a alma do Budismo Nichiren.
A filosofia que brilha nas dificuldades
Que tipo de ideologia e de filosofia a pessoa possui? Por meio delas, sua consciência e suas ações são moldadas, e isso, por sua vez, afeta a realidade e o futuro.
O budismo ensina que todas as pessoas possuem uma vida digna e são dotadas de um potencial infindável.
O ser humano possui forte tenacidade que não o deixa sucumbir mesmo diante das ameaças da natureza. Tem coragem e esperança para superar qualquer desastre, como também sabedoria e afeto para se levantar com as pessoas à sua volta.
O ato de cultivar essa força de cada pessoa e de reunir a capacidade de todos da comunidade local torna-se, certamente, a base para construir uma sociedade invencível perante as calamidades.
As ligações formadas durante esse processo manifestam a força nos momentos cruciais.
Relembro-me do tufão Vera, que atingiu a baía de Ise em setembro de 1959. Como diretor, responsável pela Soka Gakkai, assumi a liderança na ajuda às vítimas da catástrofe, especialmente das províncias de Aichi e de Mie, onde os danos foram mais graves.
Imediatamente, em torno dos integrantes da Divisão dos Jovens dessas províncias, bem como das províncias vizinhas, os membros correram para as áreas afetadas pelo desastre a fim de prestar apoio. Em resposta aos relatos da situação de danos que vinham da linha de frente, tomavam providências para o envio de medicamentos, roupas e outros suprimentos. Eu também visitei o local. Independentemente se eram membros ou não, procurei encorajar de corpo e alma as pessoas atingidas pelo desastre que estavam diante dos meus olhos.
“Agora é o momento de me levantar como protagonista da proteção à vida! Vou trabalhar em prol da localidade unindo os corações!” Todos se empenharam com essa decisão.
Havia amigos que continuaram preparando bolinhos com arroz tão quente que suas mãos ficavam totalmente avermelhadas. Outros transportavam esses bolinhos em um barco para distribuí-los às vítimas das casas inundadas. Esse tipo de ajuda oferecida pela Gakkai chegava antes de qualquer outra instituição.
A dedicação dos membros que brilhavam no meio da escuridão dos sofrimentos era exatamente o nobre “comportamento como ser humano” que Nichiren Daishonin chega a considerar como “o propósito do advento do buda Shakyamuni, senhor dos ensinamentos, neste mundo”.11
Esse é o alicerce inabalável da honrosa fortaleza de Chubu.
Reprodução/Foto-RN176 Vamos construir juntos o castelo da felicidade! Acima, momento do casal Ikeda durante a 100a visita à região de Chubu, observando o castelo de Nagoya a partir do Parque Meijo, onde brilha um verde renovado (maio 1995). Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI Fotos: Seikyo Press
Hasteando o estandarte aqui e agora
Alguns dias atrás, representantes de 44 países e territórios se reuniram para o Curso de Aprimoramento dos Jovens da SGI. Mesmo lutando contra as próprias questões desafiadoras, os líderes estão se envolvendo corajosamente nos problemas e nas provações de sua localidade e de seu país.
Um deles afirmou com altivo orgulho de que tem expandido ao seu redor a convicção de que “tal como eu consegui, todos podem criar a vida de felicidade”.
Transformando desespero em esperança e destino em missão, crie a rede solidária de juramento seigan, levantando-se só!
Com essa determinação inabalável e não importando o que aconteça, devemos estender as raízes no local em que nos encontramos agora e hastear a bandeira da vitória. Aprofundando a amizade e a confiança, devemos estreitar os laços entre os povos e dedicar força e sabedoria em prol da sociedade e da terra natal.
Em seus escritos, Nichiren Daishonin faz a seguinte citação: “Quando a família honra diligentemente os ensinamentos, com certeza os sete desastres irão se dispersar”.12
Como é maravilhoso o fato de ecoar as vozes sonoras da Lei Mística em nosso lar, em nossa comunidade local e em nosso país!
Hoje, valorizando, mais uma vez, a recitação do gongyo e do daimoku, a base fundamental, vamos fazer brilhar vitoriosamente o castelo da boa saúde, o castelo da felicidade e o castelo da paz, de contínuas vitórias, bailando a dança da revolução humana cada vez mais radiantemente.
Publicado no Seikyo Shimbun de 5 de outubro de 2023.
No topo: no dia seguinte à primeira palestra promovida na Universidade Harvard, Ikeda sensei visita a sede regional de Boston e, ao lado da esposa, Kaneko, expressa incentivos e gratidão aos membros da Divisão dos Estudantes que o recepcionam (set. 1991)
Fotos: Seikyo Press
Notas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 384, 2020.
- The Writings of Nichiren Daishonin[Os Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, v. II, p. 378, 2006.
- Cf. WALDINGER, Robert; SCHULZ, Marc. The Good Life. Tradução para o japonês: Osamu Kojima. Editora Tatsumi Publishing.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 625, 2020.
- Ibidem, p. 626.
- Ibidem, v. II, p. 175, 2017.
- Nova revisão de Kaishu Zadan [Mesa Redonda Kaishu]. Versão: Yoshiharu Iwamoto. Editora Iwanami Shoten.
- Hikawa Seiwa [Registro de Falas de Katsu Kaishu]. In: Nihon no Meicho 32, Katsu Kaishu[Obras-primas do Japão 32, Katsu Kaishu]. Editora Chuo Koronsha.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 7, 2020.
- Ibidem.
- Ibidem, v. II, p. 113, 2017.
- The Writings of Nichiren Daishonin[Os Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, v. II, p. 1026, 2006.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO