Nossa relação com o Mestre

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 11/02/2023 07:24                                                                  MATÉRIA GRUPO CORAÇÃO DO REI LEÃO DA BSGI                                                                                            Por Grupo Coração do Rei Leão da BSGI

Um único juramento é capaz de criar uma nova história.

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: GETTY IMAGES

“Contudo, eu irei!” Essa curta e famosa frase foi bradada pelo presidente Ikeda trinta anos atrás, em sua quarta e última visita ao Brasil. A partir dessa grande decisão do Mestre, toda uma geração foi criada e uma nova geração continua a jornada pelo kosen-rufu brasileiro.

A geração atual de crianças e jovens tem conhecimento dessa importante visita de Ikeda sensei ocorrida em 1993, por meio de carinhosas lembranças contadas pelos veteranos da Divisão Sênior e Divisão Feminina, relatos que registram momentos marcantes e transformado­res na história da BSGI e na vida pessoal de muitos membros.

Seja numa mesma família, na organização de base, seja no grupo horizontal, essa geração atual se fortalece com a prática da fé e com sua relação como discípulo do presidente Ikeda, ouvindo relatos e vendo a comprovação dessas histórias na realidade de cada um dos que as contam. Sem dúvida, muitos veteranos já tiveram a oportunidade de compartilhar e ouvir histórias que encheram o cora­ção de esperança e vontade de lutar pelo kosen-rufu.

E, ao longo desses anos, desde 1993 ou até desde 1960, ano da primeira visita do presidente Ikeda ao país, muitos vêm travando sua jornada para que a correnteza da prática da fé do Budismo Nichiren e os ideais da Soka Gakkai tenham continuidade em sua família. Sobre esse ponto, Ikeda sensei direciona as seguintes palavras de incentivo:

Lembro-me de que, numa sessão de perguntas e respostas em torno de Toda sensei, muitos pais mencionaram as dificuldades que encontravam na tentativa de transmitir sua fé e prática budistas aos filhos.

Dirigindo-se a um pai cujo filho se opunha à prática, Toda sensei disse com clareza: “Apenas ame seu filho de todo o coração”. Oferecendo um primeiro passo simples e concreto para lidar com a questão, afirmou: “O mais importante é demonstrar aos seus filhos quanto você os ama”.1

Em seus escritos, Daishonin expressa: “Se os pais atingirem o estado de buda, o mesmo ocorrerá com o filho. E se o filho atingir o estado de buda, o mesmo também ocorrerá com os pais”.2

A iluminação dos pais e dos filhos está interligada. Não há necessidade de se afligir ou de apressar as coisas. A semente do estado de buda plantada infalivelmen­te germinará com o tempo. Os pais só precisam orar sinceramente para ser capazes de conduzir seus filhos ao caminho da consecução do estado de buda.3

Com certeza esse incentivo do presidente Ikeda nos encoraja a fortalecer a prática da fé com sinceridade e a expor, por meio de nossas ações, a grandiosidade do Budismo Nichiren.

Compartilhamos mais algumas palavras do presidente Ikeda como reflexão para cada um de nós que cuida dos preciosos Sucessores Ikeda 2030, e para finalizar a matéria deste mês de fevereiro:

O que os integrantes da Divisão dos Estudantes abraçarão e ensinarão para as gerações futuras? Ou, em contrapartida, o que devemos ajudar esses emissários do futuro a abraçar e a ensinar?

As respostas são a fé e a prática do Budismo Nichiren ensinadas na Soka Gakkai, que eles aprendem dos familiares em casa.4

Que possamos, juntos, triunfar ao longo de 2023!

Forte abraço!

Grupo Coração do Rei Leão

Notas:

  1. Cf. Traduzido do japonês. TODA, Josei. Toda Josei Zenshu[Obras Completas de Josei Toda]. v. 2. Tóquio: Seikyo Shimbunsha, 1982. p. 300-301.
  2. Gosho Zenshu, p. 813. Oko Kikigaki [Registro das Preleções]; não traduzido para o inglês ou para o português.
  3. Terceira Civilização, ed. 650, out. 2022, p. 50.
  4. Ibidem.

Foto: GETTY IMAGES