Notícias SGI

ROTANEWS176 12/10/2024 11:15                                                                                                                                  NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Soka Gakkai participa de conferência internacional.

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria

Entre os dias 22 e 24 de setembro, foi realizada, na cidade de Paris, a conferência internacional Imagine Peace com fóruns sobre paz, desarmamento, crise ambiental e outros temas

SEIKYO SHIMBUN

Acreditar na bondade inerente ao ser humano que deseja a paz e no poder do diálogo para unir as pes­soas confere uma grande responsabilidade às religiões. O evento reuniu representantes de diversas tradições religiosas, incluindo os integrantes do cristianismo, islamismo, judaísmo, hinduísmo e budismo.

A comunidade de Santo Egídio, organizadora do evento, é uma organização católica, com sede na Itália, dedicada ao serviço social e à construção da paz.

Durante a conferência, ocorreram várias sessões temáticas, entre elas sobre políticas de imigração, mudanças climáticas, inteligência artificial (IA) e ética.

A sessão intitulada “Não Esquecer Hiroshima e Nagasaki — Imaginando um Mundo sem Armas Nucleares”, realizada no dia 23, foi moderada pelo Dr. Andrea Bartoli, presidente da Fundação Santo Egídio para a Paz e o Diálogo, com a participação de cinco palestrantes.

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria

O Dr. Jean-Marie Collin, representante da Campanha Internacional pela Abolição das Armas Nucleares (Ican) na França, enfatizou a importância de muitos países participarem como observadores nas conferências dos Estados-membros do Tratado de Proibição de Armas Nucleares (TPAN).

Ana Ikeda, que subiu ao palco representando a Soka Gakkai, destacou que o grito dos sobreviventes das bombas atômicas, de nunca mais permitir que tal sofrimento se repita, não tem sido suficientemente refletido nos processos de tomada de decisão. O Dr. Daisaku Ikeda, em sua Proposta de Paz de 2022, fez um apelo à necessidade de “desintoxicar” o sistema de segurança que depen­de de armas nucleares, afirmando que a comunidade religiosa pode contribuir para esse processo.

Além disso, ele declarou que, na atualidade, em que o risco do uso de armas nucleares está aumentando, é uma prioridade que os países com armas nucleares estabeleçam o princípio da “não utilização preventiva”.

____

Estudo da filosofia educacional do presidente Ikeda

Realizado na República de Chipre, com a presença de especialistas de quatro países

Acima, momento da conferência anual da Associação Europeia de Pesquisa Educacional. Abaixo, Universidade de Chipre, onde foi realizado o evento.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria

SEIKYO SHIMBUN

De 27 a 30 de agosto, a cidade de Nicósia, capital da República de Chipre, sediou a conferência anual da Associação Europeia de Pesquisa Educacional (EERA) na Universidade de Chipre. O evento reuniu cerca de 2.300 acadêmicos e educadores de 71 países e territórios. Durante a conferência, foi realizada uma sessão acadêmica dedicada ao pensamento educacional do Dr. Daisaku Ikeda.

No encontro de abertura, a Dra. Namrata Sharma, da Universidade Estadual de Nova York, saudou os participantes. Ela expressou o desejo de refletir, à luz da filosofia educacional Soka, sobre como contribuir para a promo­ção dos Objetivos de Desenvolvimento Sus­tentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e para a formação de cidadãos globais.

Em seguida, a diretora da faculdade de educação da Universidade Soka, Hiroko Tomioka, e a Dra. Michiyo Kakegawa, da faculdade de economia da mesma universidade, apresentaram exemplos da educação Soka que cultivam a consciência de cidadania global e sustentabilidade. Elas compartilharam o resumo de programas interdepartamentais e casos em que atividades de seminários e propostas de políticas contribuíram para projetos de construção de cidades ecológicas promovidos pelas prefeituras.

Alejandro Iborra, diretor do Instituto de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Daisaku Ikeda, da Universidade de Alcalá, na Espanha, e Ana Belén García Varela, vice-diretora, afirmaram que o objetivo da educação não é apenas a aquisição de técnicas e conhecimentos, mas também a reconstrução dos valores dos alunos em relação à justiça social e outros temas. Eles descreveram uma abordagem prática, explicando a disciplina “educação para a felicidade” na instituição, que incorpora a filosofia educacional Soka.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO