LANÇAMENTO: DA NOVA AMAROK
ROTANEWS176 E POR GUIA DO CARRO 28/03/2023 20h21 Por Sergio Quintanilha
Nova geração do Volkswagen Amarok, produzida na África do Sul, está exposta em Wolfsburg e vai inspirar mudanças.
Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Amarok da segunda geração exposto na Autostadt Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
A Nova Amarok é uma picape necessária para a Volkswagen no atual ciclo de investimentos, que prevê 15 novos carros até 2025. Porém, ainda existe muita incerteza sobre os planos da marca para sua picape média. Como já foi amplamente noticiado, a nova geração, produzida em parceria com a Ford na África do Sul, não vingou para o Brasil.
Um belo exemplar da Amarok de segunda geração está exposto na Autostadt, a “cidade do automóvel” que a Volkswagen mantém em Wolfsburg, Alemanha. O modelo compartilha a plataforma com o Ford Ranger.
Produzido na Argentina, o Volkswagen Amarok deverá ter novidades ainda este ano, mas elas não irão tão longe quanto as mudanças feitas na picape vendida na Europa e na África do Sul. Será mesmo apenas um facelift no modelo que é fabricado desde 2010 na fábrica de General Pacheco.
Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Amarok da segunda geração exposto na Autostadt Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
Espera-se, contudo, que a Nova Amarok tenha alguns elementos de inspiração da segunda geração, que mostramos nas fotos. A picape ganhará nova grade, novos faróis e novo parachoque. O interior deve receber um novo painel e novo volante de direção.
Mesmo na plataforma de 2010, o Volkswagen Amarok 2024 deve ganhar itens de segurança, como frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa. É o mínimo para ficar mais competitiva, pois a picape vem perdendo vendas ano após ano.
Uma possível mudança na suspensão pode ser uma boa surpresa, aumentando a capacidade de carga, que atualmente é de 1.156 kg. O motor 3.0 V6 turbo diesel de 258 cv e 579 Nm vai continuar, associado ao câmbio automático de 8 marchas. Essa configuração é o grande trunfo da Amarok, que tem ótima aceleração e vai de 0 a 100 km/l em 7,4 segundos.
Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Amarok da segunda geração exposto na Autostadt Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro
O problema é que atualmente esta é a única configuração da Amarok, que tem três versões: V6 Comfortline por R$ 296.860, V6 Highline por R$ 302.370 e V6 Extreme por R$ 335.500. Como é um motor potente e beberrão, não permite grandes aspirações em termos de volume de vendas.
Um motor menos potente e mais econômico parece ser fundamental para que a Volkswagen consiga seu objetivo: manter a atual geração da Amarok por mais 10 anos no mercado, após o facelift.