LANÇAMENTO DA NOVA SAVEIRO DA VW –
ROTANEWS176 E POR GUIA DO CARRO 27/02/2022 16h31 Por Sergio Quintanilha
Análise: picape Saveiro perde vendas de forma acelerada e a Volkswagen pode ser engolida por Fiat e Chevrolet no segmento
Reprodução/Foto-RN176 Projeção da Volkswagen Saveiro com aspectos do Nivus. Foto: Kleber Silva / KDesign
A Volkswagen adiou por tanto tempo a nova geração das linhas Saveiro, Gol e Voyage que agora corre contra o tempo para lançar a nova Saveiro. De alguma forma, a nova Saveiro se tornou um dilema para a Volks. Isso porque ninguém no mercado contava com o estrondoso sucesso da nova geração da Fiat Strada, que se tornou quase uma unanimidade do segmento de picapes pequenas (assim chamadas, mas na verdade elas são compactas).
A Volkswagen nega que terá uma nova Saveiro em breve, mas é quase certo que ainda este ano a Saveiro passará por um facelift. Ele é fundamental para que a Saveiro mantenha pelo menos uma parte de sua fatia de mercado. Mesmo com a paralisação na produção da Chevrolet Montana – para a chegada de uma nova geração – a Saveiro não melhorou suas vendas.
Reprodução/Foto-RN176 Projeção da Volkswagen Saveiro com aspectos do Nivus. Foto: Kleber Silva / KDesign
A Saveiro caiu de 35% para 10% de participação no segmento de picapes pequenas em apenas um ano. Se isso não bastasse, a Fiat Strada, ao aumentar de tamanho e ter uma cabine dupla “de verdade”, com quatro portas, passou a ser uma opção de compra não apenas dos usuários de picapes, mas também de pessoas que antes compravam hatches e sedãs.
Por causa disso, a Chevrolet optou por fazer da nova geração da Montana não uma anti-Toro, mas sim uma anti-Strada. Segundo fotos flagradas na Coreia e no Brasil, a nova Chevrolet Montana terá um porte que ficará entre a Strada e Toro, ambas da Fiat. O mesmo caminho pode ser trilhado pela Volkswagen, que tende a produzir a nova Saveiro muito mais próxima do que seria a picape Tarok do que da atual picape Saveiro, que desaba nas vendas.
Reprodução/Foto-RN176 Nova Volkswagen Saveiro pode ser baseada no projeto Tarok. Foto: Kleber Silva / KDesign
Mas, devido aos adiamentos na substituição da plataforma PQ24 (de 2001), a Saveiro terá que esperar a Volks lançar primeiro a nova geração do Gol na moderna plataforma modular MQB.E antes deve ainda deve vir o inédito Polo Track. Na melhor das hipóteses, a nova geração da Saveiro (MQB) será apenas o terceiro carro do ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões. Em outros tempos, isso não seria um problema, mas o mercado mudou e as picapes passaram a ser o novo objeto de desejo dos consumidores.
Ninguém sabe ao certo como será a nova geração da Saveiro, pois ela deve chegar ao mercado apenas em 2024. É bem provável que veremos uma mistura do que seria uma Saveiro atualizada e o projeto Track, que nunca saiu do papel (e não está definitivamente descartado pela montadora). O designer Kleber Silva já fez algumas projeções da nova Saveiro (com alguns traços baseados no VW Nivus) e também da Tarok (nome do projeto).
Uma coisa é certa: a nova geração da Saveiro terá o motor 1.0 turbo de 3 cilindros como carro-chefe. Ele tem 128 cv de potência com etanol e 200 Nm de torque. Segundo o Jornal do Carro, a nova Volkswagen Saveiro contará também com propulsão híbrida, o que seria uma grande novidade do segmento. Se isso se confirmar, a Saveiro virá com uma proposta muito mais “anti-Toro” do que “anti-Strada”, ou seja, na direção oposta da que está indo a GM com a nova Chevrolet Montana.
Reprodução/Foto-RN176 Nova Volkswagen Saveiro pode ser baseada no projeto Tarok. Foto: Kleber Silva / KDesign
Por enquanto, a Volkswagen apenas aposentou o motor 1.6 8V da Saveiro. Ela se mantém no mercado com o motor 1.6 MSI 16V aspirado flex de 110/120 cv (gasolina/etanol). No atual catálogo da Volks, a Saveiro Cross Cabine Dupla é a única versão que continua sendo oferecida, a partir de R$ 114.990. Em fevereiro, devido a um período de férias coletivas na fábrica da Anchieta (SP), a Volkswagen emplacou apenas 246 unidades da Saveiro, enquanto a Fiat já vendeu 7.277 Strada e 3.104 Toro.