ROTANEWS176 E POR AIRWAY 11/03/2023 09:03 Por Ricardo Meier
Força Aérea dos EUA revelou como será o esquema de pintura do VC-25B, novo avião presidencial baseado no Boeing 747-8i.
Reprodução/Foto-RN176 O visual do novo Air Force One será parecido com o atual (USAF)
Os dois novos Air Force One, aeronaves presidenciais dos Estados Unidos, exibirão uma pintura semelhante a adotada hoje pelos VC-25A (Boeing 747-200) usados desde 1990.
A Força Aérea dos EUA (USAF) revelou nesta sexta-feira o esquema de pintura do VC-25B, jato presidencial baseado no 747-8i que está sendo convertido pela Boeing.
As aeronaves exibirão um azul com um tom azul mais escuro que o usado no VC-25, chamado de “azul ovo” pela a USAF. Além disso, “there is no polished metal section on the VC-25B because modern commercial aircraft skin alloys don’t allow for it”, disse a corporação.
O projeto de pintura difere completamente do layout proposto pelo ex-presidente Donald Trump, que havia fechado o contrato para os dois novos Air Force One.
Reprodução/Foto-RN176 VC-25B é baseado no 747-8i e contará com novos equipamentos, exceto capacidade para reabastecimento aéreo (USAF)
O republicano pretendia adotar um esquema com as cores vermelha, branca e um tom de azul mais escuro que o atual.
A proposta foi vetada porque a Federal Aviation Administration realizou um estudo térmico que relatou um aumento de temperatura causado pelo azul escuro e que exigiria testes adicionais para determinar se ele afetaria componentes internos.
Custo de quase US$ 4 bilhões
A substituição dos VC-25A, há 33 anos em serviço, foi justificada por “capability gaps, rising maintenance costs, and parts obsolescence.”
O novo Air Force One, além de maior, terá atualizações no sistema elétrico, comunicação de missão, a instalação médica, interior executivo, um sistema de autodefesa e capacidades autônomas de operações terrestres.
Reprodução/Foto-RN176 Concepção da artística proposta pelo ex-presidente Donald Trump (Boeing)
Porém, ao contrário do VC-25A, o 747-8i presidencial não possui capacidade de ser reabastecido em voo.
Contratado em 2018 por $3,9 bilhões, o novo jato VIP deveria voar pela primeira vez em 2014. O programa já provocou um prejuízo de mais de $1bilhão para a Boeing.
O primeiro VC-25B deverá ser entregue para Força Aérea dos EUA em 2027 e o segundo, em 2028.