Novo Audi RS 6 Avant é muito mais que uma perua esportiva

LANÇAMENTO DA AVANT DA AUDI – 

ROTANEWS176 E POR GUIA DO CARRO 20/07/2020 16h44                                                                                    Por Sergio Quintanilha

Não é sempre que se encontra um carro de 600 cv que entrega a praticidade de uma station wagon com extrema esportividade. Eis o RS 6 Avant

Reprodução/Foto-RN176 Não existe no mundo perua tão rápida quando esta da Audi: 0-100 km/h em 3,6 segundos. Foto: Christian Castanho / Audi / Divulgação

Falou em “save the wagons” é com a Audi mesmo. A marca alemã mantém viva suas peruas e sempre brinda os fãs com a esportividade dos modelos RS 4 e RS 6, que transformam os pacatos A4 Avant e A6 Avant em foguetes com rodas. A novidade para o Brasil é a chegada do novo Audi RS 6, o mais brutal representante da linha Avant. Um carro que aumenta o significado de uma perua esportiva.

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Poucos carros combinam o refinamento na técnica, a emoção da esportividade e a praticidade no uso como o Audi RS 6 Avant. Não por outro motivo, custa R$ 793.990 no Brasil (rico não compra, só milionário mesmo). O espaço no porta-malas é de 565 litros. Internamente, o carro é bem espaçoso, por conta do entre-eixos é de 2,930 m. Este Audi é a prova de que a velha fórmula das peruas pode, sim, manter-se viva perante a invasão de SUVs de alto desempenho

Reprodução/Foto-RN176 Comprida, larga e baixa, a perua esportiva encanta pelas formas e pelo desempenho. Foto: Christian Castanho / Audi / Divulgação

O motor V8 biturbo de 4,0 litros agora conta com um sistema híbrido leve de 48 volts para entregar uma espantosa cavalaria de 600 cv. A proposta do Audi RS 6 Avant não é ser um esportivo nervoso, puro-sangue, que exige muita perícia ao volante, mas sim oferecer o máximo em esportividade para uma família. Trata-se, seguramente, de um dos carros mais versáteis da marca, em termos de utilização.

Reprodução/Foto-RN176 Rodas de 21 polegadas e pneus que têm quase a largura de uma régua: 275 mm. Foto: Christian Castanho / Audi / Divulgação

Faz tempo que a Audi aposta nessa fórmula. O primeiro modelo a chegar ao Brasil foi o RS 2 Avant, lançado em 1994 numa parceria tecnológica com a Porsche. Em 2005 surgiu o RS 4 Avant, com motor 4.2 V8. Três anos depois, a ousadia foi ainda maior, com o lançamento do RS 6 Avant V10 biturbo de 5,0 litros com 580 cv. Esse carro acelerava de 0-100 km/h em 3,6 segundos.

Reprodução/Foto-RN176 Audi RS 6 Avant num início de noite no circuito da Fazenda Capuava (SP). Foto: Christian Castanho / Audi / Divulgação

Não precisava mais que isso, mas a Audi foi além. Nesta quarta geração, o Audi RS 6 ficou um pouco mais potente e ganhou mais rigidez, pois o processo de produção também evoluiu. A plataforma usada é a MLB. A suspensão é multilink na frente e atrás, com ajuste pneumático. Segundo a Audi, a suspensão esportiva RS reduz a rolagem da carroceria nos modos dinâmicos (porém, ainda não pudemos experimentar esse modelo, devido à pandemia de coronavírus).

Reprodução/Foto-RN176 Três displays táteis fornecem todas as informações sobre o carro e os principais controles.Foto: Christian Castanho / Audi / Divulgação

A aceleração de 0-100 km/h continua sendo de 3,6 segundos, pois o foco da Audi foi melhorar a eficiência do motor V8 de 3996 cm3 — daí a adoção do sistema híbrido leve. Os 600 cv são entregues a 6.000 rpm. O torque impressionante de 800 Nm está disponível em sua totalidade a partir de 2.050 giros do motor. O novo RS 6 Avant tem transmissão automática Tiptronic com conversor de torque de oito marchas e tração integral Quattro. A velocidade máxima é de 250 km/h.

Reprodução/Foto-RN176 Motor V8 biturbo de 4,0 litros agora tem 600 cv e sistema híbrido leve. Foto: Christian Castanho / Audi / Divulgação

A beleza do carro continua sendo um ponto alto. Visto por fora, o RS 6 Avant é de tirar o fôlego, tanto mais para quem sofre com a lenta extinção das peruas. No interior, o consolo e o painel trazem o conceito digital, com dois grandes displays de alta resolução sensíveis ao toque. A tela superior tem 10,1” e traz as funções multimídia, compatíveis com Android e iOS. O display inferior tem 8,6” e permite o controle das funções de conforto, além de entrada de texto. O quadro de instrumentos também é digital (Audi Virtual Cockpit).

Reprodução/Foto-RN176 Distância entre-eixos do Audi RS 6 Avant garante conforto: 2,930 m. Foto: Christian Castanho / Audi / Divulgação

Para possuir um Audi RS 6 Avant é preciso dispor de uma garagem grande. A perua esportiva mede 4,995 m de comprimento e 1,951 m de largura (sem contar os espelhos). A altura, esta sim, é baixa, apenas 1,460 m, o que reforça ainda mais sua esportividade. Os pneus são 275/35 R21, ou seja, têm quase a largura de uma régua escolar. O consumo fica na casa dos 6 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, o que explica o enorme tanque de 73 litros e a opção da Audi pelo sistema híbrido leve.

Nesta segunda-feira, houve manifestação em frente a uma loja do McDonald’s em São Paulo, na zona Oeste da cidade. Os manifestantes usaram máscaras de proteção.

Julimar Roberto, presidente da Contracs, afirmou que o pedido foi feito em conjunto com a Seiu, Sindicato Internacional dos Trabalhadores (as) em Serviços, dos Estados Unidos.

“Pelo que vimos, a questão é estrutural na rede e não acontece apenas no Brasil”, diz ele.

O advogado Alessandro Vietri, responsável pelo pedido, afirmou que a empresa deve esclarecer se existem programas de conscientização sobre a questão racial e treinamento para os gerentes.

Ele diz ainda que é essencial que haja um canal eficiente e sigiloso de denúncias, para que as vítimas, a maioria jovens, muitos menores de 18 anos, possam denunciar de forma segura.

Ricardo Patah, presidente da UGT, afirmou que muitos dos trabalhadores da rede, além de muito jovens, são arrimo de família, o que dificulta as denúncias.

“Queremos respeito e igualdade de oportunidades. Todos falam em igualdade, mas na realidade, nua e crua, não tem”, afirma o sindicalista.

A Arcos Dorados, empresa que detém a maioria das lojas da rede no Brasil, afirmou que não teve acesso ao documento e, portanto, não pode se posicionar.

Em nota, informou ainda que “reitera o seu total compromisso com a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e de respeito”. Além disso, a companhia informa que não tolera nenhuma prática de assédio ou discriminação.

“A empresa promove periodicamente treinamentos baseados em seu Código de Conduta, para comunicar e conscientizar funcionários sobre seus valores corporativos em relação à diversidade e forma de ser”.

A empresa afirmou ainda que mantém canal para denúncias e que trata com confidencialidade e rigor as que recebe.

Em maio passado, o McDonald’s foi denunciado à Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), na Holanda, por uma coalização mundial representada por sindicatos de sete países, entre eles a UGT, que entregou às autoridades locais um documento com várias denúncias de racismo e assédio sexual, sendo 23 deles no Brasil.