ROTANEWS176 176 23/03/2024 09:15 NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Sede Regional Continente é inaugurada em Florianópolis, SC
Reprodução/Foto-RN176 Corte da fita inaugural que marca o novo avanço da localidade – Foto: Colaboração local
Para os integrantes da Soka Gakkai Internacional (SGI), o dia 16 de março possui um profundo significado. Essa data se tornou mais especial para os membros da RM Continente, Sub. Santa Catarina, pois ela foi escolhida para a inauguração de sua sede regional.
No dia 16 de março de 1958, os jovens, com o desejo de corresponder e de proteger Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, reuniram-se em uma cerimônia realizada para herdar a missão do kosen-rufu. Com esse espírito, os integrantes da RM se empenharam, em meio a duras realidades, para concretizar o objetivo de inaugurar a sede regional no significativo dia 16 de março.
A cerimônia contou com a presença de Miguel Shiratori, presidente da BSGI, de líderes locais e de membros representantes da RM que abrange parte da cidade de Florianópolis e outros municípios da região.
Reprodução/Foto-RN176 membros representantes da RM da Florianópolis – Foto: Colaboração local
Na cerimônia de inauguração, a líder da Divisão Feminina de Jovens (DFJ) da RM Continente, Cristina Kaspary, falou sobre a trajetória iniciada em 2018 chegando até aquele momento. Além do objetivo da aquisição de uma sede regional, a organização local criou um modelo de incentivo para todos com a finalidade de não deixar ninguém para trás. Com o passar dos anos, e sem perder de vista tal objetivo, os membros da localidade foram se desenvolvendo, mesmo durante o período de isolamento social. O resultado fica evidente com a alegria e a felicidade dos membros com esse espaço.
Após a apresentação do histórico para a conquista da sede regional, os líderes da RM manifestaram a decisão de empreender contínuos avanços na localidade.
Moacir Lisboa da Costa Jr., líder da Divisão Sênior da RM, afirmou que os jovens são fundamentais para a criação do futuro da organização. Direcionando suas palavras para a Divisão Sênior (DS), Moacir diz: “[A DS] é o pilar desse castelo e, a partir de agora, deve voltar ao ponto primordial da Gakkai, orgulhando-se de ter feito parte da construção dessa grande história do kosen-rufu catarinense”.
O presidente Miguel Shiratori enalteceu os esforços de todos os que se dedicaram para a inauguração da sede, dizendo: “A atuação em conjunto, essa sintonia, transforma até o ambiente”. Disse ainda que essa inauguração tem uma importante missão: “Aqui é o local em que reluz a vida de Ikeda sensei”.
Emocionados, os membros ouviram os incentivos de Shiratori, que falou sobre a atuação dos jovens, junto com Josei Toda, na concretização dos 100 mil jovens patriotas; e que, hoje, com Ikeda sensei, os jovens vencem no movimento dos 100 mil jovens humanistas. Shiratori também discorreu sobre a importância da época atual e do movimento pela paz, cultura e educação da SGI.
Reprodução/Foto-RN176 Apresentação dos jovens – Foto: Colaboração local
“A Soka Gakkai trouxe, com Ikeda sensei, a correta prática do Budismo Nichiren. Hoje, a filosofia da organização transcende qualquer ideologia. Nós praticamos a religião da nova revolução humana. A vida, em geral, está nos campos da emoção. Com daimoku, ela alcança a razão. O estado de buda é direito de qualquer cidadão. A prática assídua é que faz diferença. A prática budista é o modo de vida ideal; uma vida feliz que, entre ganhos e perdas, segue em frente. E o resultado desse enredo é a revolução humana. Não há nenhum mistério. Agora, com esta inauguração, é aqui onde está o coração de Ikeda sensei. Que toda a atividade realizada tenha um ambiente em que qualquer pessoa que venha se maravilhe! Que seja um local em que esteja reverberando sempre isso! Uma energia que mudará o destino da sociedade”, afirmou Shiratori.
Em suas palavras, ele solicita: “Que daqui a dez, vinte anos, este local se torne um centro cultural”! Todos os presentes vibraram com essa determinação. Com certeza, o novo e dinâmico avanço da RM Continente está selado.
Os jovens da localidade finalizaram a cerimônia de inauguração com uma apresentação de dança.
Alegria dos membros
Os membros expressaram o sentimento pela inauguração da Sede Regional Continente e sua decisão para o futuro. Ana Paula de Oliveira da Costa, responsável pela Divisão Feminina de distrito, comenta: “Foi uma atuação grandiosa. Com a pandemia da Covid-19, tivemos de aguardar. Por isso, todo o empenho foi importante para envolver os membros. Ver todos na inauguração de hoje nós dá certeza que uma nova partida do kosen-rufu da região foi dada”.
Reprodução/Foto-RN176 Alegria membros inauguração Sede Regional Continente – Foto: Colaboração local
Já Theo Lisboa de Oliveira da Costa, membro da Divisão dos Estudantes (DE), compartilha: “Daqui para frente, quero ver as pessoas recitando cada vez mais daimoku. Demorou bastante para chegarmos até aqui, mas que bom que concretizamos esse objetivo”.
Para Sabrina Louyse Pires, vice-responsável pela Divisão Feminina de Jovens de distrito, o importante foi manter o foco: “Desde o início, foi gratificante fazer parte desta luta. Nunca perdemos o foco e, daqui para a frente, espero ver muitas atividades aqui com vários membros e convidados. Vamos consolidar o kosen-rufu em Santa Catarina”.
No topo: Corte da fita inaugural que marca o novo avanço da localidade
Fotos: Colaboração local
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO