ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 21/03/2020 10:17
INCETIVO DO LIDER
Estamos em meio a uma desafiadora crise de saúde pública, em nível mundial. Em uma orientação, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, nos direciona:
Por favor, tomem cuidado para não pegar um resfriado, adotando medidas de prevenção tais como lavar as mãos, fazer gargarejos e ter uma boa noite de sono (…). A chave é orar vigorosamente com a determinação de não pegar resfriado. Também é importante ter uma alimentação saudável e manter um peso saudável. (BS, ed. 1.835, 11 mar. 2006, p. 4)
Nesse incentivo, podemos refletir sobre o nosso comportamento de cuidar da saúde, fazer atividades físicas regulares, realizar checkup anual, ou seja, se estamos pondo em ação as “Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai”, em especial, a diretriz “Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade”.
Como profissional da saúde, gostaria de falar sobre a importância do nosso comportamento diante de tudo o que estamos vivendo, pois estamos expostos a diversos fatores. E aí, como estamos espiritual e fisicamente?
No contexto atual, temos um agente externo que é o Covid-19 ou coronavírus. Muitos já mudaram o comportamento, lavando mais e melhor as mãos ou usando o álcool gel. Existem pessoas resfriadas ou com sintomas de gripe que estão evitando contagiar outras pessoas usando máscara ou ficando em casa.
E há outros dados alarmantes. Segundo o Ministério da Saúde, os casos de dengue avançaram 72% em um ano e já somam um total de 181 mil casos no Brasil. Estamos em um processo de mudança de ações, mas ao que parece ainda pouco efetivo, pois a cada ano se registra aumento de ocorrências. Penso que poderíamos contribuir localmente, não deixando água parada, tirando o lixo dos quintais e ajudando a conscientizar vizinhos e parentes para erradicar o mosquito Aedes aegypti.
Como fonoaudióloga especialista em audição, eu me preocupo com a saúde auditiva das pessoas, principalmente dos jovens. Existem poucas informações e programas de incentivo à prevenção auditiva no que se refere ao volume sonoro e à quantidade de horas que ficamos expostos.
É comum entre os jovens o uso de fones de ouvido por horas seguidas e com o volume alto. Vale destacar que, ao longo do tempo, esses altos níveis sonoros podem causar lesões celulares irreparáveis, além de causar surdez progressiva e permanente. Dica: Usar fones com o volume baixo e, se houver necessidade de aumentá-lo, faça-o por pouco tempo e com intervalos para descanso auditivo.
No contexto atual do coronavírus, dengue e outras questões que comprometem a saúde em geral, percebemos que, para algumas pessoas, a mudança de comportamento já se transformou um hábito — eis o processo da revolução humana. Sinto que nós, como discípulos Ikeda, temos um compromisso ainda maior com esse processo de transformação. O presidente Ikeda nos orienta:
A mudança do mundo começa com a mudança fundamental de nossa mentalidade. Este é um princípio-chave dentro do budismo. A poderosa determinação de converter até o carma adverso em missão pode transformar radicalmente o mundo real. Quando mudamos nosso estado de vida interior, podemos transformar qualquer sofrimento ou adversidade em um motivo de alegria, e considerá-lo um meio para fortalecer e desenvolver a nossa vida. (BS, ed. 2.287, 15 ago. 2015, p. B2)
Então, comecemos hoje a mudança do nosso comportamento. Vamos juntos edificar o mundo dos sonhos do nosso mestre, a verdadeira terra do Buda.
Joana D’arc Machado Suzuki
Coordenadora de coordenadoria pela Divisão Feminina